Portal Revista Infra - quarta-feira, outubro 23, 2019
Consulte nossos conteúdos
PUBLICIDADE
Liberdade a favor do trabalho colaborativo
Nova sede do C6 Bank tem projeto inspirado nos coworkings para estimular a criatividade e a interação

Notícia publicada em 24 de setembro de 2019


Liberdade a favor do trabalho colaborativo é o conceito da sede do C6 Bank, assinada pela Perkins and Will e implantada pela Athié Wohnrath. Foi idealizado um escritório moderno, flexível e fun em um edifício de oito andares e 8.000m² na Av. 9 de Julho, em São Paulo.  Desenvolvido simultaneamente ao próprio C6 Bank, o projeto incorpora os valores de inovação, bom humor, liberdade e ética da empresa.

"O processo de criação foi interessante e desafiador, realizado a quatro mãos com o cliente", conta o arquiteto Fernando Vidal, Managing Director do estúdio São Paulo da Perkins and Will.  A ocupação total do edifício foi fundamental para disseminar a cultura empresarial no projeto arquitetônico. "A interação com o banco começa já no térreo, onde há uma grande recepção, um bicicletário e vestiário e uma arena externa para eventos", explica a arquiteta Danielle Superti, Project Manager da Perkins and Will.

"Participar da efetivação de um sonho. Foi com este objetivo que a A|W assumiu a obra da nova casa do C6 Bank. Com uma proposta inspiradora, de usar o carbono (C6) como base do escritório, a obra preza pelos mesmos preceitos do banco: integração, flexibilidade e ética. O carbono pode se apresentar na transparência de um diamante ou na opacidade do grafite. Essa versatilidade está no DNA do novo banco que nasce para dar vida a uma nova forma de usar o seu banco", destaca Sérgio Athié, Arquiteto e Sócio-diretor da Athié Wohnrath.

Conhecendo os espaços

Destinado a um hub de startups, o 1º andar tem conceito de coworking, proporcionando liberdade de escolha do local de trabalho com mobiliários modulares e áreas para reuniões informais. O pavimento tem acesso independente por meio de uma escada na parte externa.  

A atmosfera colaborativa permeia o restante do prédio. Do 2º ao 6º andar, grandes mesas e estações de trabalho não endereçadas acomodam os colaboradores. Nas varandas, bancos e nichos oferecem locais para reuniões informais ou atividades que exijam mais concentração, fora da movimentação do escritório. O 7º andar abriga recepção e salas de reunião para clientes. "Neste pavimento, divisórias de vidro polarizado dão a opção de fechá-las para reuniões mais reservadas", explica Vidal.  

Finalmente, o 8º pavimento tem um auditório em formato de arena, com arquibancadas e mobiliário flexível para se adaptar a diversos usos. Um amplo e bem iluminado rooftop, com churrasqueira e choppeira, recebe eventos da empresa e confraternizações, e disponibiliza bancos e balcões para trabalhar ao ar livre. Uma área de descompressão disponibiliza mesas de jogos, televisão e uma grande cafeteria. "A ideia é oferecer serviços que proporcionem bem-estar e qualidade de vida aos colaboradores, estimulando a criatividade e, consequentemente, a produtividade", conta Vidal.  

Premissa fundamental do banco, a integração entre pessoas é estimulada em diversos detalhes do projeto. "Posicionamos pequenas cafeterias em pavimentos intercalados para estimular a circulação e, consequentemente, incentivar a interação entre colaboradores alocados em andares diferentes", explica Vidal.  Vidal conta que a referência à inovação e criatividade também está nos materiais utilizados no projeto. "Aplicamos revestimentos que aludem à fibra do carbono, elemento escolhido para representar o C6 Bank por sua modernidade e flexibilidade. Assim, criamos uma atmosfera mais contemporânea e tecnológica", conta. Formas e linhas orgânicas contribuem com o conceito.  O resultado final é um escritório acolhedor e flexível, que estimula as relações humanas e criação em conjunto por meio da liberdade de uso dos espaços.

ASSISTA AO VÍDEO PARA CONHECER MAIS DO PROJETO.

Fotos: Divulgação Perkins and Will


COPYRIGHT © 2003-2019 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044