PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - segunda-feira, setembro 16, 2019
Consulte nossos conteúdos
PUBLICIDADE
Entra em operação vertical da Viridi Technologies para energia solar
VBN Renováveis chega entregando soluções inovadoras para empresas de todos os portes, tal como a maior usina sobre telhados do Brasil

Notícia publicada em 27 de agosto de 2019

Viridi Technologies, companhia que pertence ao Grupo A5 e oferece um portfólio completo de soluções de eficiência energética, acaba de anunciar o início das operações comerciais da VBN Renováveis, vertical de negócios voltada à realização de projetos, consultoria e implantação de sistemas de energia solar fotovoltaica de pequeno, médio e grande porte em Geração Distribuída para empresas.

O empreendimento é fruto da união da própria Viridi com a Bluevest Consultoria e a Norr Energia. Juntas as empresas acumulam experiências como a execução do projeto para a loja Stok Center, da rede de supermercados Comercial Zaffari, na cidade de Caixas do Sul, cuja potência alcançada é de 1.400 kWp e é considerada a maior usina fotovoltaica do Estado do Rio Grande do Sul além de ser a maior usina sobre telhado do Brasil.

Com 4.200 painéis solares, a iniciativa suprirá 100% da energia usada pela loja e reduzirá a emissão de 243 toneladas de gás carbônico por ano, o que equivale ao corte de 24.219 árvores e ao abastecimento de 950 residências por ano.

O sócio diretor da VBN Renováveis, Eng. Alexandre Martins, explica que a companhia terá inicialmente dois setores principais de atuação estratégica, que são a construção de Usinas Fotovoltaicas para geração de energia locais ou remotas, em solo ou telhado (UFV) e o desenvolvimento de soluções arquitetônicas inovadoras para aplicações verticais (BIPV - Kromatix) e horizontais (Dual Glass - Almaden) com geração de energia fotovoltaica, em fachadas ou telhados. "O conjunto de competências em torno da VBN é capaz de oferecer soluções em energia solar desenhadas conforme a necessidade de cada cliente, sempre utilizando tecnologias e equipamentos de ponta e excelência", diz.

Martins explica que os clientes da VBN Renováveis são empresas de todos  os setores da economia, seja Industrial, Comércio ou Serviços, tais como Hotéis, Shoppings, Operadores Logísticos, Redes de Varejo e Atacadistas, Igrejas, Bancos, Academias, Escolas e Universidades, Hospitais, Edifícios Corporativos, entre outros, que serão atendidos em formatos customizados à sua necessidade, permitindo que obtenham resultados consistentes.

"No Brasil, empresas de todos os portes e setores sofrem com a variação do custo da energia, o que normalmente ocorre em forma de aumento, causando instabilidade no fluxo de caixa provisionado e sendo necessário repassar preços, diminuindo sua competitividade. O propósito da VBN Renováveis é ajudar seus clientes a obter economia e, principalmente, previsibilidade de custos, aumentando sua capacidade de investimentos com a economia obtida, além do fator sustentabilidade, tema que hoje é pauta prioritária em todas as companhias que crescem ou almejam crescer", complementa. A VBN Renováveis desenvolve soluções turnkey para venda e também investe recursos próprios em usinas para proporcionar economia a seus clientes.

Com os produtos arquitetônicos de geração de energia fotovoltaica, a VBN atende construtoras, escritórios de arquitetura e projetistas de instalações em projetos de obras novas e retrofits.

Para o diretor da Viridi Technologies, Igor Nakamura, o lançamento da VBN Renováveis torna ainda mais robusta e abrangente a oferta da companhia no que se refere à eficiência energética. "Com a VBN acrescentamos a geração de energia limpa e mais barata a todos os esforços que já fazíamos para auxiliar as empresas a obter uma utilização mais eficiente de seus recursos energéticos tradicionais", afirma. 

Somente nos primeiros seis meses de 2019 foi registrado 90% do volume de instalações de sistemas fotovoltaicos acumulados durante todo o ano passado no Brasil segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).  A expectativa é de que este mercado alcance a marca de R$5,2 bilhões de investimentos gerando cerca de 15 mil empregos neste ano segundo as projeções da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).

Foto: Divulgação


COPYRIGHT © 2003-2019 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044