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Portal Revista Infra - sexta-feira, agosto 23, 2019
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Mudanças executivas
Fique antenado sobre quem entrou e saiu das principais posições do setor de Facility e Property Management e afins

Notícia publicada em 8 de agosto de 2019

Alex Ferreira Gonçalves assume como Diretor de Operações na Engepred, onde passa a ser responsável pela gestão direta da operação técnica da empresa nas áreas de Operação Volante, Engenharia Aplicada, Property Management e Facilities Management.

"A Engepred reúne tradição e inovação. Temos um passado que define fortemente nossa cultura em que prezamos pelo relacionamento com nossos clientes, porém sempre com o olhar voltado para a frente, para as melhores práticas do mercado. Zelamos pelo relacionamento com nossos clientes, alguns deles sendo parceiros há mais de 33 anos, como é o caso da Academia Brasileira de Letras. O meu ingresso visa principalmente aumentar a sinergia existente entre as diversas áreas de operação, integrando os processos e  agregando cada vez mais tecnologia e inovação. A Luciana Penna, nossa CEO, é uma pessoa em sua essência inovadora e acredita fortemente que o processo de treinamento e educação é uma das bases do nosso sucesso, ideias com as quais compartilho, ainda mais sendo professor", conta o executivo.

Alex é Mestre e Doutorando em Administração, Engenheiro Eletricista especialista em telecomunicações, gestão de projetos pelo Project Management Institute e também em gestão de prevenção de crises e continuidade de negócio credenciado pelo Disaster Recovery Institute International, entidade que auxilia organizações em todo o mundo a se prevenir e se recuperar de desastres. Ganhador do 3º lugar do Prêmio ABRAFAC 2018 (categoria pessoa física) e ganhador da menção honrosa do Global FM Award 2019, atua ainda como professor titular do MBA de Facilites Management da AVM desde 2014. Possui mais de 15 anos de experiência na área de Facility e Property Management, tendo sólida passagem por empresas como Souza Cruz, Dalkia, ExxonMobil, General Electric e CBRE.


A empresa global de arquitetura e design Perkins and Will anunciou uma ampliação no board de diretores. O arquiteto Renato Siqueira é o novo Diretor de Operações do estúdio de São Paulo e vai liderar os processos gerais do estúdio, além de gerenciar projetos de edificações.

Clientes como Petrobras, Porto Seguro, FAAP, Hospital Samaritano, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal compõem o portfólio de Renato, que é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade Brás Cubas de Mogi das Cruzes e tem MBA em Development of Real Estate Business pela FUPAM - USP. Há mais de 40 anos no mercado, o executivo ainda é integrante da Associação Brasileira dos Escritórios de
Arquitetura (AsBEA) e Sócio Técnico do Secovi-SP.

Na Perkins and Will, Renato se une aos diretores Fernando Vidal (Managing Director), Douglas Tolaine (Design Principal), Lara Kaiser (Healthcare Practice Leader) e José Teixeira (Chief Financial Officer).
A contratação representa o momento de expansão da Perkins and Will São Paulo, especialmente nos setores de Healthcare e Edificações. Como parte integrante da equipe, Renato espera aplicar sua experiência nacional e internacional na operação do estúdio e adquirir conhecimento por meio de um diálogo contínuo com os colaboradores, clientes e parceiros da Perkins and Will.


A G4S, empresa com atuação em mais de 90 países nos segmentos de proteção pessoal, patrimonial e facilities, tem agora um novo Chief Commercial Officer em sua operação na subsidiária brasileira. O executivo Frank Luis Ribeiro assume a liderança das áreas de vendas, pricing, planejamento, contratos e Business Intelligence (BI). "O foco da G4S no mercado brasileiro é ser protagonista com relevância e alta capacidade de entrega, atendendo as reais necessidades estratégicas, táticas e operacionais dos nossos clientes", afirma Ribeiro.

A empresa é reconhecida pelo mercado no contexto global como provedora de primeira linha em Manned Security Services (Segurança Patrimonial e Pessoal), Facility Management (Outsourcing de serviços), Corporate Risks Services (Análise de Riscos Corporativos) e ainda Electronic Security Services (Sistemas Eletrônicos de Segurança) como controle de acesso e CFTV.

Para 2019, a integração de serviços e soluções consultivas são os pilares que irão nortear as tomadas de decisões da G4S. Além disso, a empresa adotará estratégias de expansão regional, crescimento dentro dos clientes atuais e redução do Total Cost of Ownership (TCO) inerentes a todas as ofertas que a empresa oferece. O aprimoramento dos contratos através de SLAs também é um foco de atuação na gestão do executivo.

Segundo Frank, um dos diferenciais relevantes da empresa são as práticas operacionais alinhadas às regras internacionais de compliance. "Isso garante aos nossos clientes uma segurança adicional. Temos grandes concorrentes nas áreas de segurança e FM, mas nós temos a capacidade de integrar todos os serviços".

Ainda ao analisar a concorrência, Frank cita as novas Leis de Terceirização que, segundo o executivo, representam oportunidades estratégicas. "Empresas melhores posicionadas e que atuam em aderência à lei garantem um processo eficiente e normalizado, respeitando as regras do mercado".

Com 118 anos de mercado, a terceira maior operação nas américas e cerca de 546 mil funcionários, a G4S figura entre as organizações privadas de segurança mais sólidas no contexto internacional. "Um dos meus objetivos é estimular ainda mais o mercado a reconhecer a G4S como um verdadeiro Trusted Advisor (conselheiro de confiança) para ofertas de segurança e facilities", finaliza.


Após 4 anos como Superintendente de Facilities na Nova Rio, Ricardo Velasquez Medeiros se lança a um novo desafio na Real JG Serviços. O engenheiro elétrico assume como Diretor Administrativo Comercial da companhia, que atua no mercado de fornecimento e gestão de recursos para terceiros tendo como principais contratos a prestação de serviços de conservação e limpeza para empresas públicas em vários estados do Brasil.

Ricardo utilizará a solidez da Real JG Serviços para desenvolver o mercado de Facilities em todo o território brasileiro, tanto no mercado público quanto privado. Sua experiência adquirida como executivo em empresas anteriores permitirá ainda que atue no contexto administrativo-operacional da Real JG com implantação de processos e tecnologias para melhoria da eficiência na gestão dos contratos.

"Na gestão da equipe, tenho como desafio fazer com que todos atuem fora da zona de conforto bem como motivá-los para que sejam os principais identificadores de oportunidades de negócios".


Antonio Uehara, engenheiro mecânico formado pela FEI, com especialização em HVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado), Gestão de Empresas pela FEA e com pós-graduação em Marketing, é o novo Diretor de Negócios da Star Center Soluções em Climatização, considerada uma das empresas referências do setor.

O executivo atua na área de climatização há mais de 30 anos, tendo passado por todos os segmentos do setor - engenharia, obras, manutenção e vendas. Foi sócio da Servtec Instalações e Manutenção e da Arcogen Energy, além de ter trabalhado em outras empresas da área.

O engenheiro conta que aceitou o convite para trabalhar na Star Center pela seriedade do seu presidente, Edson Alves. "Um empresário cuja trajetória acompanho há tempos e que sempre respeitei por sua honestidade e competência. A Star Center é uma empresa de destaque e qualquer profissional da área se sentiria honrado em associar sua experiência profissional a ela. De forma bastante ampla, conhecer a Star Center e os planos do Edson me convenceram do seu enorme potencial de crescimento".

Para Uehara, os desafios são estimulantes na medida em que se pode contribuir com sua experiência para atingir o objetivo da Star Center de se tornar a principal empresa de engenharia do segmento. "Quero reforçar o atendimento profissional dedicado aos seus clientes e desenvolver processos que ampliem sua capacidade de gestão, sua tecnologia e sua competitividade. A evolução da empresa passa, ainda, pelo crescimento profissional do seu time de colaboradores, que hoje é bastante jovem. Minha vivência neste ponto me permite contribuir na formação técnica e humana do grupo que compõe a Star Center", reforça o executivo.


A Novartis anuncia Renato Carvalho como novo presidente no Brasil, substituindo Alexandre Gibim, que assumiu funções internacionais dentro da companhia. Junto ao Comitê Executivo, Renato tem a missão de potencializar a inovação no país e acelerar lançamentos, bem como disponibilizar tratamentos ao maior número de pessoas por meio de programas de acesso. Transformação cultural, responsabilidade corporativa e estabelecimento de parcerias com os públicos engajados no setor de saúde fazem parte das suas prioridades estratégicas. Além de presidente do grupo, o executivo também é diretor-geral da divisão de Oncologia.

O executivo assume uma das farmacêuticas que mais investe em pesquisa e desenvolvimento no país, com aportes de cerca de R$ 1 bilhão em pesquisa clínica no Brasil até 2022 para estudos destinados a tratamentos em oncologia, imunologia, neurologia, respiratório e cardio-metabolismo. Há mais de 80 anos no Brasil, a empresa conta com cerca de 2,5 mil colaboradores e possui duas fábricas, uma em Cambé (PR), e outra em São Paulo (SP). Outra importante função é ampliar o relacionamento de confiança com a sociedade, por meio de programas de responsabilidade corporativa e novas parcerias.

"Chego à Novartis com muita alegria e honra em pertencer a uma das companhias que mais investem em inovação no Brasil e no mundo, sendo reconhecida por contribuir para a melhoria dos sistemas de saúde e medicina ao longo de sua história. Sempre com foco nos pacientes, vamos seguir estimulando a ciência e a cadeia produtiva, desta forma contribuindo com a sociedade", afirma.

Em sua mais recente função, o executivo ocupou a posição de CEO da Philips no Brasil, empresa onde permaneceu por oito anos, tendo atuado ainda como General Manager das divisões Healthcare e Lighting. Já na sua transição para a Novartis, Renato foi reconhecido em maio como gestor do ano de 2018 no Congresso Internacional Six Sigma.

Antes de ingressar na Philips, atuou na companhia dinamarquesa AP Moller Maersk, onde acumulou experiências internacionais nos EUA e na Europa. Formado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá, em Minas Gerais, possui MBA Executivo pela USP, além de ser Master Black Belt em Lean Six Sigma. Em 2018, foi presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos do setor médico no Brasil (ABIMED), liderando programas de governança corporativa, código de ética e compliance.


A IT Trends, plataforma especializada em conteúdos informativo, analítico e educacional de tecnologia e mundo digital, oficializou agora em julho o nome do presidente de seu conselho, Sandoval Martins. Profissional com mais de 20 anos de experiencia na área de digital e tecnologia, Sandoval é o atual CEO do Buscapé, membro do conselho de administração do Banco BMG, ex-membro do comitê de auditoria do Banco Original, empreendedor e investidor anjo, tendo formação em empreendedorismo na Babson College em Boston e MBA pela Business School São Paulo.

Na IT Trends, o novo presidente do Conselho tem a missão de orientar a construção das estratégias da empresa e contribuir com sua experiencia no mundo digital para trazer inovação constante a este novo modelo de negócio. "As transformações digitais assumem uma intensidade e velocidade exponencial. Esse movimento impacta não apenas os profissionais que atuam com tecnologia, mas de todos os segmentos de mercado. Minha missão é contribuir para o crescimento de um negócio que faça sentido para que esses profissionais se tornem fluentes nessa nova linguagem que tanto transforma mercados e vidas, e a IT Trends já nasce com esse objetivo." afirma o executivo.

Para Vitor Cavalcanti, CEO da IT Trends, a chegada de Sandoval Martins ajudará muito na jornada da nova empresa, sobretudo na construção e consolidação do negócio de assinaturas, mas também no crescimento da audiência e venda dos portais por meio de novas ofertas. "A experiência do Sandoval como executivo, principalmente em negócios digitais, será fundamental no processo de formação e consolidação da IT Trends como uma potência digital focada em conteúdos informativos, analíticos e educacionais".

Fotos: Divulgação


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