Mais de um milhão em m² em projetos certificados Green Building, em 2018
PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - quarta-feira, abril 24, 2019
Consulte nossos conteúdos
Mais de um milhão em m² em projetos certificados Green Building, em 2018

Por Léa Lobo

Conteúdo publicado em 22 de março de 2019

Levantamento do Green Building Council Brasil (GBC Brasil) apontam o País como um dos protagonistas no setor de construções sustentáveis, em 2018. De janeiro a dezembro, foram 88 registros (três vezes mais que o ano anterior) de empreendimentos que pleitearam certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) ao GBC, organização que concede o selo às edificações de acordo com critérios que estimulam a eficiência energética nestes locais. Dos registrados, 68 já foram certificados. No acumulado, o País possui 1.345 registros, sendo 533 certificações, em 25 estados mais o Distrito Federal. Apenas em 2018, foram mais de 1 milhão m² certificados.

Hoje, o País ocupa a quarta posição no ranking mundial de construções verdes, atrás apenas de China, Índia e Canadá.

O ano passado também ficou marcado pela diversificação do perfil de imóveis que solicitaram o registro. Em 2018, as tipologias com maior número de registros foram: prédios comerciais, centros de distribuição, restaurantes, escritórios, shoppings, escolas e hospitais.

Recente estudo feito por pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que as construções verdes são a melhor opção de negócio no mercado imobiliário. Os dados mostram que o reconhecimento de uma construção como sendo sustentável promove uma valorização por metro quadrado na comercialização e aluguel de 4% a 8%.

“Hoje, a construção verde faz parte de um novo olhar sobre o planejamento urbano e vem compor um panorama de inovação, com tecnologia e funcionalidade”, afirma Felipe Faria, Diretor Executivo do GBC Brasil e presidente do Comitê dos GBCs das Américas pelo World Green Building Council.

GBC Brasil Zero Energy

Desenvolvida especialmente para o mercado brasileiro, em 2017, a Certificação GBC Brasil Zero Energy tem o objetivo de verificar as ações para maximizar a eficiência energética do empreendimento, a geração de energia renovável no local ou remoto (on-site ou off-site), e a compra de Certificados de Energia Renovável (REC), que comprovam a natureza da energia que a edificação utiliza. No ano passado, foram oito pedidos de registros para esta modalidade, cinco delas já certificadas. Em dois anos, são 19 projetos registrados, com sete certificações.

GBC Casa e Condomínio

Criada para ser empregada em projetos para o setor residencial, a ferramenta possui alguns pilares fundamentais que tem atraído a atenção de investidores e desenvolvedores para este tipo de empreendimento, que contém: conforto, saúde e bem-estar; economia operacional e manutenção; dupla verificação de qualidade; e vantagens econômicas para investidores e proprietários. No ano passado, o GBC Casa registrou nove empreendimentos, três deles já certificados. No total, são 41 projetos registrados, sendo oito projetos certificados. Já o GBC Condomínio obteve seis registros no mesmo período, ainda sem certificações efetivadas. No acumulado, são 19 projetos registrados, um deles certificado.

O destaque em todo Brasil é a cidade de Curitiba, apelidada por especialistas do setor como “fenômeno” nesta categoria, por concentrar o maior número de pedidos de registros no comparativo às demais regiões. Só na capital paranaense são 12 pedidos de registros, somando as duas certificações.

“A força do GBC Brasil e a credibilidade do movimento demonstra fortes indícios que o empreendimento residencial no futuro próximo experimentará as mesmas vantagens econômicas que comprovadamente as edificações corporativas LEED possuem no segmento corporativo”.

Ambientes internos mais confortáveis e certificação para prédios existentes

Apenas no ano passado, o GBC Brasil registrou 22 empreendimentos na categoria LEED ID+C, voltado especialmente para projetos internos em escritórios comerciais, lojas de varejo e estabelecimentos de hospedagem, como hotéis, motéis, pousadas ou qualquer outro estabelecimento que forneça alojamento. Deste total, oito deles já foram certificados.

Já o LEED ID+C, criado para certificar edificações já existentes, ou seja, que desejam se adaptar ao padrão greenbuilding por serem ultrapassados e grandes consumidores de água e energia, recebeu 39 pedidos de registro, com cinco certificações já realizadas.

Clique aqui e confira o conteúdo na íntegra.


VEJA TAMBÉM:
PUBLICIDADE

LÍDERES DE AUDIÊNCIA

Conteúdos que historicamente tiveram um grande número de visualizações. Confira abaixo alguns deles.

EDITORIAS DE MERCADO

Os conteúdos líderes de audiência que foram publicados em nossas revistas impressas ao longo da história da revista

CONGRESSO INFRA

Acesse o site de eventos e saiba mais sobre os próximos encontros da Revista Infra em todo o Brasil.

INFRA IMAGENS

Acesse o Infra Imagens - Nosso canal de imagens no Flickr com fotos dos nossos mais recentes eventos em todo o Brasil.
COPYRIGHT © 2003-2019 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044