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Portal Revista Infra - quarta-feira, abril 24, 2019
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Empreendimento inaugura Shopping e entrega a Torre Jequitibá

Por Léa Lobo e Érica Marcondes

Conteúdo publicado em 22 de março de 2019

São Paulo ganhou mais dois empreendimentos. Trata-se do Shopping Parque da Cidade, que tem previsão de ser inaugurado em abril de 2019 e a Torre Corporativa Jequitibá entregue em fevereiro.

Os empreendimentos fazem parte do Complexo Parque da Cidade, que tem como eixo principal uma grande área e parque linear de 62 mil m², aberto ao público e que será dotado de infraestrutura de serviços e lazer, como restaurantes, teatro, playgrounds, ciclovias, entre outros atrativos que garantirão o fluxo constante de pessoas sete dias por semana, inclusive fora do horário comercial. O conjunto de soluções dos projetos arquitetônico e paisagístico observa os impactos ambientais, a qualidade de vida das pessoas e também os benefícios para a região.

As características do Parque da Cidade permitiram seu ingresso no Climate Positive Development Program, iniciativa do grupo C40 Cities Climate Leadership, desenvolvida pela Fundação Clinton em parceria com o U.S. Green Building Council, que atualmente apoia 18 projetos no mundo, escolhidos como referência para outros empreendimentos quanto ao desenvolvimento urbano e à redução da emissão de CO2. Também é o primeiro empreendimento a receber uma certificação até então inédita na América do Sul, o LEED Neighborhood Development (ND) nível Silver, do U.S. Green Building Council, concedido a empreendimentos capazes de impactar positivamente seu entorno.

SHOPPING PARQUE DA CIDADE

O equipamento integra um complexo multiuso de mesmo nome, que ocupa um terreno de aproximadamente 80 mil m² na Zona Sul da capital paulista, integrado a uma área verde. O projeto está em completa harmonia com os planos municipais de revitalização da região da Chucri Zaidan, estabelecidos pela Operação Urbana Água Espraiada da Prefeitura Municipal de São Paulo. Seu endereço é Av. Nações Unidas, 14.400, na Chácara Santo Antônio. Sua estrutura contempla:

• cinco pisos públicos (três de lojas, um do cinema e um do teatro);

• quatro elevadores sociais e dois de serviço;

• vinte escadas rolantes;

• oito conjuntos de sanitários (feminino, masculino, família e Portador de Necessidades Especiais – PNE);

• um fraldário;

• estacionamento com 958 vagas para veículos, 180 vagas de motos e 80 de bicicletas.

O centro de compras, que já está com cerca de 80% dos espaços comercializados, vai ter 120 operações, em um mix de lojas voltado para conveniência e praticidade, com ênfase nos segmentos de gastronomia, serviços e entretenimento. Uma das âncoras do shopping será uma Clínica do Hospital Albert Einstein que ocupará uma área de 2,5 mil m². Trata-se do maior espaço de saúde dentro de um shopping center no País. A Rede Kinoplex também estará presente e vai operar o maior cinema de última geração da região, em um total de seis salas. A integração com a sustentabilidade e a mobilidade ganhará uma nova perspectiva e promete ser um dos pontos altos do empreendimento, já que, além de estar integrado a um parque, haverá um paisagismo funcional no shopping concebido pela Positiv.A.

O projeto arquitetônico, assinado pelo escritório de arquitetura Aflalo/Gasperini Arquitetos, privilegia os espaços amplos em linhas retas, divididos em dois blocos de três pisos, com iluminação natural, em um trajeto prático e fácil de circulação pelas lojas. Ele segue todos os preceitos de sustentabilidade, percebidos até no conceito de implantação, que afirma o caráter sustentável, e o tornam elegível aos certificados mais importantes da categoria, inclusive gerando impactos positivos também no entorno.

O conceito de Life Center

O conceito de Life Center conjuga as facilidades, o conforto e os serviços de um shopping com o ambiente tranquilo e saudável de um parque. Este conceito surgiu nos Estados Unidos, Europa e Ásia, fruto das transformações que estão acontecendo no comportamento do consumidor. Até 2020, as gerações Y e Z representarão mais da metade do mercado. Esses novos consumidores valorizam a experiência, a convivência, a sustentabilidade, não conhecem o mundo sem a internet e se relacionam com marcas e produtos de uma forma totalmente diferente das gerações que as precederam. Com isso, torna-se imperativo que todo o ecossistema do varejo se reinvente para atender essas novas demandas. É dentro deste contexto que o Parque da Cidade nasce, alinhado com essas expectativas do público.

Infraestrutura

Segundo o Gerente de Operações, Raul Menezes, o projeto de automação do shopping integra todas as infraestruturas de instalações de modo a possibilitar a melhor condição de operação, reduzindo custos operacionais e otimizando a mão de obra. “Estamos em fase final de configuração e testes de todos os sistemas, mas podemos destacar o Information and Communication Technology (ICT). Através deste sistema, será possível convergir as informações dos sistemas de automação e supervisão predial; climatização; CFTV; detecção e alarme de incêndio; medição e tarifação de insumos; e demais sistemas prediais. Essas informações deverão ser organizadas e concentradas em um dashboard, visualizado em monitores touchscreen e totens instalados no empreendimento, além de smartphones, tablets e computadores, através de acesso via web. O principal objetivo do ICT é atuar na conscientização e educação dos usuários fazendo uso do monitoramento do consumo e das atividades locais em tempo real e ao redor do Parque da Cidade, além de informar sobre condições de trânsito, clima e transporte coletivo em tempo real, construindo uma comunidade inteligente e conectada”, explica Menezes.

Em plena operação, o programa disponibilizará, entre outras, as seguintes informações:

• consumo de energia elétrica;

• gestão de resíduos;

• consumo e tratamento de água;

• segurança;

• consumo de gás;

• informações sobre o estacionamento e plataforma de carona solidária;

• condição do tempo;

• mapas;

• redes sociais;

• recursos humanos;

• situação dos aeroportos;

• situação do trânsito;

• entretenimento;

• estatísticas;

• emissões de carbono.

Menezes complementa que o Shopping possui um moderno sistema de climatização, com equipamentos de alta performance, devidamente suportados pela certificação LEED. São três chillers do tipo parafuso fabricados pela Trane. O sistema de combate a incêndio é composto por uma completa rede de chuveiros automáticos, sistema de detecção EST/Edwards e extração de fumaça nos átrios. O projeto de segurança foi desenvolvido pela Brasiliano & Associados (B&A), que especificou modernas câmeras digitais com altíssima resolução e software analítico de vídeo, sistema de controle de acesso com setorização de áreas, com abertura remota de portas de áreas técnicas e operacionais através da central de operações. O controle de utilidades possibilita medir consumo de água e energia de todas as lojas, além de equipamentos de interesse operacional (ar condicionado, por exemplo), conhecer o status de bombas, torre de resfriamento, dampers etc., além de programar acionamento temporizado da iluminação de todos os pavimentos do shopping. Remotamente será possível também acionar e programar setpoints dos fancoils, além de controlar elevadores.

Administração

A Enashopp é a administradora contratada para operar o shopping em todas as suas atividades, comercial, marketing e operacional, seja com equipe própria, seja com empresas terceirizadas cuidadosamente escolhidas. A empresa foi criada em 2000, a partir de uma necessidade do mercado baiano que sentia falta de um modelo de gestão de shoppings com visão global e ação local, com capacidade de ofertar soluções personalizadas para cada empreendimento e foco na potencialização de resultados para os investidores através de uma equipe motivada e identificada com os valores e objetivos dos clientes. Ela se consolidou no mercado em virtude dos resultados obtidos com os primeiros empreendimentos administrados, a exemplo da redução de vacância de lojas, geração de fluxo de consumidores, aumento de vendas para os lojistas e receitas de aluguel para os empreendedores, através do replanejamento de tenant mix (que define as atividades, segmentos, dimensões e localização das lojas para direcionar o trabalho de comercialização); intenso trabalho, de captação de novas lojas, racionalização das despesas condominiais e ações de marketing, planejadas estrategicamente de acordo com o posicionamento mercadológico. 

TORRE JEQUITIBÁ ESTÁ PRONTA PARA OCUPAÇÃO

A Torre Jequitibá (corporativa), de propriedade da Previ e comercializada pela Newmark Grubb Brasil, é mais uma etapa concluída do Parque da Cidade.

Inaugurada no último dia 7 de fevereiro, a Torre Jequitibá tem projeto arquitetônico assinado pelo escritório Aflalo/Gasperini, paisagismo de Pamela Burton & Company / Sergio Santana e compõe o Setor A do complexo, estando totalmente integrada ao Four Seasons Hotel (primeiro seis estrelas do Brasil) e ao Shopping Parque da Cidade, configurando o primeiro Life Center do Brasil.

Entre os pontos altos do empreendimento, podemos citar a localizada privilegiada (fácil acesso à rede de transporte público, estação da CPTM com pontos de ônibus a menos de 500 metros e futura estação da Linha Ouro do Metrô, além de conexão direta entre o Parque da Cidade e o Aeroporto de Congonhas) e as modernas características prediais. São 26 andares com lajes corporativas open space de 1.681,48 m2 com iluminação natural, que visam proporcionar flexibilidade e eficiência nos layouts, resultando em mais produtividade e qualidade de vida.

Além disso, a Torre Jequitibá oferece: lobby com pé-direito duplo, forro modulado, piso elevado, sanitários nas áreas comuns, elevadores com antecipação de chamada, elevador privativo, heliponto, espaço dedicado a gerador para áreas privativas, gerador de emergência para áreas comuns, monitoramento CPTV, 23 ou 48 vagas de automóveis por andar e bicicletário e vestiário.

Também foi construída com base em diretrizes sustentáveis. Eis alguns dos quesitos que levaram a edificação a conquistar a certificação americana LEED Gold: baixa emissão de CO2, economia de água e energia elétrica, sistema de captação de energia solar, lâmpadas LED, ar condicionado (sistema VRF) que proporciona economia de energia, sistema de captação e tratamento de água da chuva, sistema de esgoto a vácuo e sistema de recolhimento pneumático de resíduos.

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