PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - segunda-feira, julho 22, 2019
Consulte nossos conteúdos
PUBLICIDADE
A beleza por trás dos uniformes
Exposição fotográfica retrata 10 trabalhadoras da limpeza sob um novo ângulo

Notícia publicada em 18 de março de 2019

Uma proposta inusitada uniu o Siemaco (Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação de Curitiba) e o Estúdio Sossella de fotografias na comemoração deste Dia Internacional da Mulher, em 8 de março de 2019. Dez trabalhadoras da limpeza foram escolhidas para uma sessão fotográfica especial que teve o objetivo de mostrar a beleza das mulheres por trás dos uniformes.

Em um dia elas foram fotografadas em seu próprio local de trabalho e, no dia seguinte, viveram a experiência de, pela primeira vez, entrar em um estúdio fotográfico e posar para as lentes de um fotógrafo profissional.

Elas trabalham como coletora de lixo, varredora da cidade, serventes de limpeza, servente de limpeza hospitalar, limpadora de vidros em altura, recepcionista, copeira e encarregada. O resultado foi surpreendente e emocionou todos os envolvidos no projeto. "Nas fotos durante o trabalho, elas estavam mais sérias e contidas, mas no dia do estúdio demonstravam felicidade, lembrando que são mulheres deslumbrantes, cada uma com suas histórias, verdades e desejos", explicou Sérgio Rubens Sossella Filho, fotógrafo responsável pelo trabalho.

O presidente do Siemaco, Manassés Oliveira, afirma que o esforço foi no sentido de mostrar a beleza única de cada uma das mulheres da categoria de asseio e conservação. "Nossa categoria é formada por aproximadamente 70% de mulheres, mães, trabalhadoras. Boa parte são chefes de família, e, na maior parte do tempo, se preocupam mais com a família do que com elas mesmas".

As mulheres homenageadas foram: Rosemary Farias dos Santos (coletora), Raquel da Silva de Souza (limpadora de vidro em altura), Valéria Ribeiro de Lima (varredora), Carla Rocha (supervisora de equipe de limpeza), Roseli do Rocio Silveira Campos de Assis (servente hospitalar), Thaciane de Carvalho (recepcionista), Solange Buch (copeira), Renata de Quadros Marinho (servente de limpeza), Carol F. da Silva (servente de limpeza) e Maria Aparecida da Silva (porteira).

Roseli de Assis conta que a homenagem do Siemaco foi uma experiência inesquecível. "Havia 33 anos que não me maquiava, que foi no meu casamento a única vez. Foi um momento muito especial".

Participaram do evento de inauguração da exposição o presidente do Siemaco Curitiba, Manassés Oliveira, o presidente da UGT Paraná, Paulo Rossi, a presidente do Siemaco Ponta Grossa, Maria Donizeti Teixeira Alves, o representante da empresa Higi Serv, Adonai Arruda, e a gerente executiva da Facop, Cássia Almeida.

A exposição está aberta ao público na sede do Siemaco da rua Duque de Caxias, 191, no bairro São Francisco, na capital paranaense.

Conheça as trabalhadoras que viveram um dia de modelo!

** Rosemary Farias dos Santos, Coletora de lixo reciclável em Curitiba

"Eu me senti como uma princesa!"


** Raquel da Silva de Souza, Limpadora de vidros em altura

"Sou acostumada com o friozinho na barriga quando desço em rapel para limpar vidros, no dia das fotos só fiquei um pouco preocupada, por ser tímida mesmo"


** Valéria Ribeiro de Lima, Varredora

"Estou me sentindo muito bonita"


 ** Carla Rocha, Supervisora de equipe de limpeza

"Foi maravilhoso. Gostaria que todas as profissionais da limpeza pudessem ter uma oportunidade como essa que o Sindicato está nos proporcionando. Tenho funcionárias que nunca sequer entraram em um salão de beleza"


** Roseli do Rocio Silveira Campos de Assis, Servente de limpeza hospitalar

"Eu só tinha sido maquiada quando me casei há 33 anos"


** Thaciane de Carvalho, Recepcionista

"Adorei, estou ansiosa para ver o resultado das fotos"


** Solange Buch, Copeira

"Uma vez quando eu era adolescente trabalhava de vendedora para a C&A e participei de um desfile de moda. Não imaginei que teria a oportunidade novamente de me sentir tão especial assim"


** Renata de Quadros Marinho, Servente

"Foi inesperado e foi maravilhoso"


** Carol F. da Silva, Servente

"Eu nunca gostei de fotografias, sempre fugia quando via uma câmera. Hoje, além de ter gostado muito ainda pude fazer a primeira foto da minha vida junto com a minha filha de 5 anos"


** Maria Aparecida da Silva, Porteira

"Cheguei a me emocionar, meu sonho era fazer um book, essa sessão fotográfica foi a realização de um sonho, eu me senti como uma diva"


COPYRIGHT © 2003-2019 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044