Sabará conta com ''Caçadores de Monstros''
PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - sexta-feira, maio 24, 2019
Consulte nossos conteúdos
Sabará conta com "Caçadores de Monstros"
Nova equipe de limpeza do Hospital usa temática lúdica inédita para combater a infecção hospitalar

Notícia publicada em 15 de março de 2019

Bacterino, Poeiruda, Germinha e Sujeirito são os novos personagens presentes pelos corredores do Sabará Hospital Infantil. Estampados nos uniformes e nos carrinhos da equipe de limpeza da Sodexo On-site Brasil, empresa responsável pelo serviço de higienização no Hospital, os monstrinhos surgiram para conscientizar sobre o controle de infecção hospitalar de maneira alinhada às estratégias de humanização do centro de atendimento pediátrico localizado em São Paulo.

"Queríamos que todos os setores do Sabará estivessem alinhados com o propósito do Hospital, que é garantir qualidade e segurança ao paciente com padrão internacional, sem contar o grande diferencial que é proporcionar um ambiente humanizado, feito especialmente para as crianças", conta a Gerente de Apoio do Sabará, Liliane Soares.

"Essa iniciativa vem ao encontro do nosso objetivo de implantar um ambiente físico e emocional propício à convalescença dos pacientes, melhorando sua experiência e a de sua família durante o período de internação", explica o Diretor-superintendente do Sabará, Dr. Wagner Marujo.

Em um hospital onde todas as paredes trazem ilustrações, o raio X parece uma astronave, o chão é colorido e os berços estampados, fazia todo sentido que esta equipe também deixasse os uniformes tradicionais de lado e entrasse na imaginação das crianças. Para Liliane, seria importante que a equipe de limpeza tivesse um uniforme que valorizasse a atuação do profissional.

Foi criado, então, o conceito "Caçadores de Monstros", pela equipe da Sodexo. "Nosso objetivo é que o auxiliar de limpeza seja visto como um agente que trabalha para diminuir os riscos de infecção hospitalar. Ele é um dos responsáveis por tornar o ambiente do hospital mais seguro", completa Sandra Passos, CEO do Segmento Saúde da Sodexo On-site Brasil.

O planejamento e processo de implementação do projeto levaram cerca de um ano e envolveram diversos setores do Sabará e da Sodexo. "Cada detalhe foi pensado, desde a operacionalização até a criação dos nomes dos monstrinhos, que são os principais agentes de infecções - sujidade, bactérias, germes e poeira, que causam danos e podem ser prejudiciais aos pacientes", completa Sandra. Vale lembrar que todos os monstrinhos têm uma personalidade diferente: o Bacterino, por exemplo, pode se esconder em vários lugares, mas a equipe não deixa ele entrar. Já a Germinha quer sempre criar confusão, mas os auxiliares de limpeza estão preparados para evitá-la.

Os funcionários se surpreenderam com os uniformes novos e se sentiram engajados na caça aos monstrinhos. E, após uma semana de implementação, já foram vistos olhares curiosos de pequenos pacientes para os novos "caçadores".

O projeto foi totalmente personalizado para o Sabará Hospital Infantil e é uma ação inédita da Sodexo.

Nova parceria

A Sodexo é parceira do Sabará Hospital Infantil no ramo de alimentação desde 2014. Em fevereiro deste ano, começou também a prestar serviços de facilities, com foco na área de higienização hospitalar. A nova parceria promete diversos benefícios para os pacientes do Hospital, como uma maior agilidade na limpeza, graças ao aumento no quadro de funcionários e sistema integrado, uso de novos equipamentos eletrônicos que garantem mais eficiência nos processos, abastecimento dos fraldários com lencinhos umedecidos, utilização de materiais e produtos de última geração. E, ainda, a equipe também passou a contar com dois manutencistas.

Além disso, será implementado um "teste de luz negra" nos apartamentos, que permite verificar se os mesmos foram efetivamente limpos ou se há espaços cuja limpeza precisa ser melhorada.

5º Fórum INFRA de FM em Hospitais e Clínicas

Se você é o (a) profissional que cuida da operação dos serviços, da infraestrutura e da inteligência predial dos ativos físicos e que também é responsável pela contratação de serviços especializados para as edificações de Saúde, você não pode perder o 5º Fórum INFRA de FM em Hospitais e Clínicas. 

O evento acontecerá nos dias 23 e 24 de abril, na capital, com a proposta de trazer uma nova (e inteligente) maneira de pensar a gestão hospitalar. Cases HCor, Amil, Albert Einstein, Humana Magna e Hospital São Camilo estão confirmados para este fórum 100% dedicado a facility managers que atuam em instalações de saúde.

Ao todo, o evento reunirá 150 profissionais que terão a oportunidade de ouvir nove palestrantes bastante experientes neste mercado, além de participar de duas visitas técnicas de peso: no Hospital São Camilo Pompéia e no Hospital Humana Magna.

Foto: Divulgação Sodexo


PUBLICIDADE

LÍDERES DE AUDIÊNCIA

Conteúdos que historicamente tiveram um grande número de visualizações. Confira abaixo alguns deles.

EDITORIAS DE MERCADO

Os conteúdos líderes de audiência que foram publicados em nossas revistas impressas ao longo da história da revista

CONGRESSO INFRA

Acesse o site de eventos e saiba mais sobre os próximos encontros da Revista Infra em todo o Brasil.

INFRA IMAGENS

Acesse o Infra Imagens - Nosso canal de imagens no Flickr com fotos dos nossos mais recentes eventos em todo o Brasil.
COPYRIGHT © 2003-2019 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044