BannerHit.asp?codigo=
PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - terça-feira, fevereiro 19, 2019
Consulte nossos conteúdos
Varejo em transformação
É imperativo preparar a infraestrutura das operações para atender o novo ambiente de negócios do setor, sobretudo no contexto do facilities management

Notícia publicada em 5 de fevereiro de 2019

A forma de gerenciar negócios está mudando e, hoje, em vez de usar exércitos de colaboradores ou grandes instalações físicas, algumas empresas começam a repensar seu modelo de negócio, tentando adaptá-lo aos modelos de organizações exponencias, que são construídos com base nas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs). Esses modelos desmaterializam o que antes era de natureza física e transfere para o mundo digital sob demanda, o que também pode ocorrer no mercado do varejo.

Frente a esta transformação, a INFRA traz duas pesquisas: Varejo em Transformação, realizada pela Deloitte e o Ranking IBEVAR.FIA 2018, conduzido pelo PROVAR - FIA Business School e Epistemics. O objetivo em apresentar os dados é sensibilizar os varejistas que as transformações no novo ambiente de negócios do varejo afeta diretamente a estrutura e a ambientação das instalações físicas desses edifícios/lojas, que precisam de uma gestão profissional em Facilities Management, para que as instalações estejam melhor preparadas e adequadas para atender e proporcionar a melhor experiência para seus clientes e usuários.

O Facility Management (FM) no Varejo

As considerações de facilities management no varejo e desafios variam de manutenção do sistema de climatização à limpeza e qualidade do piso de vendas. Centenas de desafios, se não milhares, existem na manutenção de uma loja, assim como existem milhares de desafios enfrentados por gerentes de instalações multi-site no varejo. Por isso, esses gerentes precisam entender e saber como responder aos principais problemas que afetam o FM no varejo.

Uma questão fundamental que afeta os gestores e o varejo remonta a uma lista crescente de responsabilidades. Os gerentes de facilities/operações de hoje estão simplesmente usando muitos "chapéus" para serem realmente eficazes na supervisão de todos os aspectos das operações, pessoalmente e por meio de processos manuais. Para isso, mais organizações estão recorrendo a sistemas e processos de FM automatizados, orientados por análises, para simplificar as atividades gerais da área. Isso dá aos gerentes acesso às informações de que eles precisam para tomar decisões acertadas frente a um número excessivo de informações e contingências a serem atendidas diariamente.

Os FMs também precisam lidar com relacionamentos cada vez mais complexos com fornecedores. Como os fornecedores serão pagos, quantos e por quanto tempos os contratados estavam no local, quando foram pagos, se o trabalho excedeu ou atendeu às expectativas e quais outros termos dentro do acordo de nível de serviço devem ser atendidos. Essas questões refletem a crescente complexidade das relações fornecedor-negócios, mas imaginem como esse cenário se expandiria para um negócio do varejo que esteja presente em mais de 20 localidades. O grande volume de gerenciamento desses muitos relacionamentos resultará em imprecisões nos relatórios, atrasos no pagamento e falta de contabilização nos gastos com instalações. No entanto, a tecnologia moderna pode agilizar o processo de fornecedores e terceirizar todo o processo para uma outra parte, colocando as tentativas e tribulações de gerenciar esses relacionamentos complexos nas mãos de especialistas do setor.

Outro ponto é que as edificações mais antigas continuam sendo outro problema que afeta o FM no varejo. Os acessos, as redes elétricas, o encanamento, os sistemas de eliminação de águas residuais etc. Os gerentes podem acompanhar as necessidades de infraestrutura de uma única instalação, mas é quase impossível manter uma instalação proativamente se os custos associados à aquisição de suprimentos ou peças necessárias para reparo e manutenção de ativos for cada vez mais alto do que o esperado e/ou essas peças demorarem a chegar.

Uma infraestrutura envelhecida contribui para o estresse e a sobrecarga dos gerentes de FM, e os consumidores continuam sendo implacáveis. Eles podem ignorar um pequeno detalhe, mas quando chega a hora de decidir entre fazer compras em seu estabelecimento de varejo versus seu concorrente, é mais provável que os consumidores escolham o concorrente, desde que sua instalação tenha o menor detalhe que vá além do estado de sua instalação. Até mesmo estradas de acesso e entradas para suas instalações devem ser consideradas no orçamento de FM, e se os consumidores tiverem dificuldade em atravessar seu estacionamento sem raspar o fundo de seus veículos, eles irão para outro lugar.

Enquanto isso, os problemas com a rede elétrica ou o encanamento em sua área podem afetar drasticamente sua capacidade de atender às necessidades básicas dos consumidores, como oferecer banheiros públicos ou criar um ambiente confortável quando a rede elétrica não funcionar corretamente. Embora a falha do sistema elétrico possa estar fora de seu controle, sua organização pode tomar medidas para evitar que ele cause impacto negativo nas experiências do cliente.

Por exemplo, a simples adição de um gerador de backup para o seu sistema HVAC pode ajudar os funcionários e convidados a permanecerem confortáveis em suas instalações e, se o gerador estiver conectado aos seus sistemas de ponto de venda, sua organização terá menos probabilidade de sofrer prejuízos.

Enfim, a atividade de FM no varejo é imprescindível no contexto da estratégia dos negócios da área, afinal estamos falando do mercado de consumo e varejo, que juntos movimentam 8% dos R$ 5,6 trilhões do PIB brasileiro, onde o consumo das famílias representa R$ 4,6 trilhões e o varejo de bens representa R$ 1,3 trilhão. Acompanhe a seguir as informações das duas pesquisas.

Varejo em transformação

A pesquisa inédita Varejo em transformação, realizada pela Deloitte, de 6 a 21 de novembro apresenta como os varejistas guiaram seus negócios diante de um cenário complexo, bem como as tendências de comportamento do consumidor brasileiro. O levantamento foi aplicado junto a representantes de 126 organizações, de varejo e bens de consumo, que fazem parte de 20 segmentos econômicos. Os dados apontam que grande parte das empresas reduziram suas despesas... Continuar lendo...

Foto: Pixabay | Divulgação


PUBLICIDADE

LÍDERES DE AUDIÊNCIA

Conteúdos que historicamente tiveram um grande número de visualizações. Confira abaixo alguns deles.

EDITORIAS DE MERCADO

Os conteúdos líderes de audiência que foram publicados em nossas revistas impressas ao longo da história da revista

CONGRESSO INFRA

Acesse o site de eventos e saiba mais sobre os próximos encontros da Revista Infra em todo o Brasil.

INFRA IMAGENS

Acesse o Infra Imagens - Nosso canal de imagens no Flickr com fotos dos nossos mais recentes eventos em todo o Brasil.
COPYRIGHT © 2003-2019 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044