Uberlândia Refrescos recebe certificação LEED Platinum
PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - terça-feira, fevereiro 19, 2019
Consulte nossos conteúdos
Uberlândia Refrescos recebe certificação LEED Platinum
Por dentro das características sustentáveis aplicadas à Unidade Alexandre Biagi da franqueada Coca-Cola

Notícia publicada em 23 de janeiro de 2019

A Unidade Alexandre Biagi da Uberlândia Refrescos, franqueada da Coca-Cola, é um desses exemplos bem-sucedidos de construção sustentável. Localizado no coração de Minas Gerais, o novo Centro de Distribuição e o Prédio Social foram certificados com o selo LEED Platinum, maior pontuação atribuída às construções sustentáveis, pelo United States Green Building Council (USGBC).

A instalação é composta por uma usina fotovoltaica sobre o telhado do centro logístico, com capacidade de gerar 222,6 KWp (quilowatt pico) com geração anual prevista de 311.640 KWh (quilowatt hora).

Toda a iluminação do prédio social e do armazém é por meio de lâmpadas LED com sensores de presença. Possui instalado 32 placas solares para aquecimento da água com um reservatório térmico de 3.000 litros para armazenamento da água aquecida que são utilizados nos chuveiros existentes no prédio. São adotadas para aproveitar a iluminação natural em todos os ambientes possível, para reduzir o consumo de energia. Instalação de venezianas sobre a laje "telhado verde" que permiti a entrada de ventilação natural no prédio social.

No tocante à àgua, a principal medida para se chegar à autossuficiência é a captação, tratamento e transformação dos efluentes in loco. Para isso, a Uberlândia Refrescos conta com uma estação de tratamento de esgoto própria, sendo o tratamento por meio de reator aeróbio seguido de reúso com sistema de ultrafiltração, com capacidade de tratamento de 48 m³/dia, sendo esta reutilizada na irrigação, descargas de vasos e limpeza externas.

Alexandre Biagi, presidente da Uberlândia Refrescos, e Sérgio Gallo, Superintendente da Unidade, com os respectivos certificados LEED Platinum do Centro Logístico e do Prédio Social

Conta ainda com um sistema de captação da água das chuvas, que se dá através de dois reservatórios com capacidade de 200.000 litros, nos quais reservam-se a água captada no telhado da edificação. Esta é reutilizada na irrigação, descargas de vasos e limpeza externas.

A utilização de metais e louças de reduzida vazão hídrica, juntamente a acionamentos inteligentes, contribuem para essa racionalização, já que diminuem a demanda de água e o volume de efluentes produzidos pela edificação. E os mictórios não necessitam acrescentar ponto de água, pois possuem um sistema interno de vedação por membrana. No Prédio Social tem instalado uma ETAC - Estação de Tratamento de Água de Cinzas com a função de captar águas cinzas provenientes de chuveiros e lavatórios, sendo utilizada para fins não potáveis como a irrigação e descarga de vasos.

Toda essa tecnologia e demais empregados na construção possibilitaram o reconhecimento na certificação LEED.

Segundo o presidente da Uberlândia Refrescos, Alexandre Biagi, fomentar uma estrutura visando a consciência sobre o uso de recursos e toda a geração futura é o maior incentivo para empregar recursos em uma obra como a unidade. "Estamos muito felizes com a conquista. A Uberlândia Refrescos sempre foi uma empresa que batalha pela sustentabilidade. Essa palavra é de ordem e fazemos de tudo para alcançar. Ser reconhecidos pelo USGBC ressalta esse nosso compromisso", pontuou ele. O reconhecimento aconteceu em novembro de 2018, durante a 9ª Greenbuilding Brasil - Conferência Internacional e Expo, que ocorreu entre os dias 5 e 7 de novembro, em Curitiba, no Paraná.

Você também pode conferir um passeio pela Unidade Alexandre Biagi. Acesse o Vídeo.

Fotos: Divulgação


PUBLICIDADE

LÍDERES DE AUDIÊNCIA

Conteúdos que historicamente tiveram um grande número de visualizações. Confira abaixo alguns deles.

EDITORIAS DE MERCADO

Os conteúdos líderes de audiência que foram publicados em nossas revistas impressas ao longo da história da revista

CONGRESSO INFRA

Acesse o site de eventos e saiba mais sobre os próximos encontros da Revista Infra em todo o Brasil.

INFRA IMAGENS

Acesse o Infra Imagens - Nosso canal de imagens no Flickr com fotos dos nossos mais recentes eventos em todo o Brasil.
COPYRIGHT © 2003-2019 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044