Notícia publicada em 25 de outubro de 2018
Um elevador Schindler encomendado pessoalmente pelo rei Fernando I da Bulgária, para o palácio em Sofia, foi descoberto recentemente. Instalado em 1897, o elevador foi escondido do público pelo antigo regime comunista e, recentemente, foi encontrado atrás de uma porta trancada em um porão. O elevador banhado a ouro com um carro de madeira bem preservado não está mais funcionando, porque uma peça importante foi roubada. Ele apresenta espelho de cristal e um banco com tecido de seda. Comportaria duas pessoas com peso máximo total de 160kg.
O elevador ligava a sala de jantar ao segundo andar do palácio do rei, que agora funciona como o Museu Nacional de Etnografia da Bulgária. A Schindler Bulgária está apoiando a restauração do equipamento que agora integra uma exposição permanente no museu. Confira todas as curiosidades neste vídeo:
Quantos elevadores na posição horizontal seriam necessários para dar uma volta ao mundo?
Se considerarmos o perímetro do Globo Terrestre, o raio do Equador tem cerca de 6.378 kms, que corresponde a um perímetro de 40.075. Uma cabina de elevador tem em média 2,80 cm de altura, sendo assim são necessários 14.312.500 elevadores (na posição horizontal) para dar volta no globo.
Até o fim de 2017 a Atlas Schindler comercializou 212 mil elevadores, totalizando 593,6 km. O equivalente entre a distância de São Paulo a Uberlândia.
Empreendimento mais alto do Brasil
O Yachthouse Residente Club está localizado em Balneário Camboriú (SC) com 274 metros de altura e 81 pavimentos em cada unidade. Com 17 elevadores a Atlas Schindler está presente no residencial para o transporte de visitantes e moradores, nas duas torres. Cada torre terá 05 elevadores Schindler 7000, que percorrerão 06 metros de velocidade por segundo.
Outros 07 equipamentos modelos Schindler 3300 New Edition e o modelo 5500 vão servir outras áreas como boate, escritórios, restaurante, heliponto e área de lazer. O empreendimento terá o sistema de tecnologia inteligente da Atlas Schindler, que por meio de telas touch no hall do edifício permitirão o acesso personalizado atendendo às necessidades de deslocamento.
Quando o Brasil teve a primeira escada rolante?
Os primeiros equipamentos começaram a serem produzidos em 1947 pela Villares. De lá para cá houve muitos avanços e foram desenvolvidas novas tecnologias. As duas maiores escadas rolantes da Atlas Schindler no Brasil estão no Centro Empresarial de SP, na zona sul da cidade. Os equipamentos começaram a operar em 1977, ou seja há 41 anos. As escadas têm 10 metros de altura, 4 metros a mais que uma escada padrão.