Desafios para projetos de comunidades planejadas e sustentáveis no Brasil
PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - segunda-feira, dezembro 17, 2018
Consulte nossos conteúdos
Desafios para projetos de comunidades planejadas e sustentáveis no Brasil
Tema é um dos destaques do 8º Complan, seminário realizado pela ADIT Brasil em Fortaleza

Notícia publicada em 23 de outubro de 2018

No Brasil, morar em comunidades planejadas ou smart cities, onde há vários tipos de comércio e áreas de lazer, além de outras facilidades, ainda é um privilégio para poucos. "Para aqueles que desejam empreender ou tornarem-se master developers é fundamental pensar primeiro no modelo de negócio e depois no projeto", disse Felipe Cavalcante, presidente da ADIT Brasil - Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil, aos participantes na abertura do 8º COMPLAN - Seminário sobre Comunidades Planejadas, Loteamentos e Desenvolvimento Urbano.

O evento, realizado ontem e hoje (23/10) no Hotel Gran Marquise, em Fortaleza, recebeu mais de 280 participantes, de cinco regiões do país, entre arquitetos e urbanistas, agentes públicos, construtoras, incorporadoras, loteadoras, escritórios jurídicos, instituições financeiras, redes hoteleiras, investidores e proprietários de terrenos.

Cavalcante chamou a atenção da plateia para os desafios dos master developers e recomendou a leitura do livro "Nimbys Wars", editado pela ADIT Brasil e lançado em 2016, que oferece respaldo aos gestores e agentes públicos para que os empreendimentos possam ser bem-vindos pela comunidade. "No longo prazo, o urbanismo exige disciplina e planejamento que criem valor para o empreendimento. Paris, por exemplo, tem ótimos espaços públicos, diferentemente dos espaços privados", afirma o executivo.

Em relação à conveniência e atrativos para os moradores, os pequenos comércios como padarias, lojas e até food trucks contribuem para a valorização do imóvel. No quesito segurança, há várias técnicas que permitem fazer a integração nos arredores, ou fora dos muros. Para Cavalcante, é possível ter qualidade de vida com projetos criativos e que sejam adaptáveis a vários tipos de situações.

Legado de Alphaville

Nesta edição do COMPLAN, o empresário Renato de Albuquerque, 92 anos, foi o homenageado pela sua trajetória e dedicação ao setor. Na década de 1970, ele criou um núcleo de residências em São Paulo, batizado de Alphaville que, até hoje, é referência no segmento imobiliário. O Prêmio Legado ADIT - Uma vida que vale a pena ser vivida foi entregue por Felipe Cavalcante, presidente da ADIT Brasil, sob os aplausos dos participantes.

Entre as muitas histórias para contar, Albuquerque lembrou que "na época, o prefeito de Barueri foi contra o projeto no município, pois queria fomentar a instalação de fábricas, indústrias. Com isso, tivemos que estudar novas formas de viabilizar o empreendimento, assim nasceu um modelo de bairro sustentável". Juntamente com o sócio, Yojiro Takaoka (que faleceu em 1994), ele comandava as obras do que se tornaria o maior case de sucesso em comunidade planejada do país.

Questionado por Sérgio Villas Bôas, vice-presidente da ADIT Brasil, e por Paulo Toledo, da CIA Inteligência Imobiliária, sobre a marca Alphaville nos dias de hoje, Albuquerque avalia que as dificuldades provocadas pelos desmandos do governo Dilma geraram muitas dificuldades. Por outro lado, o empresário continua ativo, mesmo após a venda do negócio para a Gafisa. Ele se aliou a Nuno Lopes Alves, com quem já tinha feito negócios. "Nos tornamos sócios e fundamos a Artesano", celebra Albuquerque.


PUBLICIDADE

LÍDERES DE AUDIÊNCIA

Conteúdos que historicamente tiveram um grande número de visualizações. Confira abaixo alguns deles.

EDITORIAS DE MERCADO

Os conteúdos líderes de audiência que foram publicados em nossas revistas impressas ao longo da história da revista

CONGRESSO INFRA

Acesse o site de eventos e saiba mais sobre os próximos encontros da Revista Infra em todo o Brasil.

INFRA IMAGENS

Acesse o Infra Imagens - Nosso canal de imagens no Flickr com fotos dos nossos mais recentes eventos em todo o Brasil.
COPYRIGHT © 2003-2018 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044