Como o Shopping Plaza Macaé espera otimizar o uso da energia elétrica
PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - segunda-feira, dezembro 10, 2018
Consulte nossos conteúdos
Como o Shopping Plaza Macaé espera otimizar o uso da energia elétrica
Ao investir na automação do sistema de HVAC, empreendimento prevê reduzir em até 20% o consumo, além de melhorar o conforto térmico

Notícia publicada em 4 de outubro de 2018

Inaugurado em 2008, o Shopping Plaza Macaé, no Estado do Rio de Janeiro, oferece diversas lojas, restaurantes, hipermercado, ampla praça de alimentação, opções de lazer e modernas salas de cinema stadium. Com 28 mil m² de área total construída e 22.955 m² de área bruta locável, o empreendimento conta ainda com projeto arquitetônico que privilegia a iluminação natural, além de climatização e estacionamento com 1.139 vagas. Desde agosto de 2012, a administração e a comercialização do Shopping Plaza Macaé é de responsabilidade da BRMalls, maior empresa integrada de shopping centers do Brasil.

O Plaza Macaé não tinha nenhum sistema de automação e era baixa a qualidade na climatização, tanto em consumo quanto em conforto térmico. Para automatizar o sistema de HVAC, melhorar o conforto térmico e reduzir o consumo de energia elétrica, a brMalls recorreu a Johnson Controls.

A multinacional instalou dois computadores e quadro de comando para controlar a CAG, modulando as bombas, torres e chillers. Além disso, o shopping fez um aditivo para instalar atuadores nas linhas de água gelada (AG) e ar condicionado para fechar e abrir as válvulas dependendo de qual e quantos chillers estão operando. O sistema também modula a abertura da válvula duas vias dos fancoils de acordo com a temperatura do ambiente a ser refrigerado, controlando a vazão de AG.

Segundo a Johnson Controls, o sistema de controle inteligente prioriza a eficiência, sem deixar de lado o conforto térmico dos usuários do shopping. "O estudo ainda está sendo feito, mas estima-se uma redução de até 20% em comparação ao custo anterior, sem contar a melhoria operacional", acrescenta Fernando Gonçalves, executivo de Contas da Johnson Controls.

"Ainda estamos fazendo alguns ajustes, mas já tivemos o benefício de operar a CAG e as casas de máquinas em automático, obedecendo aos horários sem falha humana em atrasar o horário de ligar ou até mesmo desligar. A automação também está ajudando a manter a temperatura do mall dentro dos padrões da auditoria de qualidade, modulando os equipamentos de acordo com a carga térmica e a temperatura ambiente", finaliza Rafael Pedrosa, Analista de Operações da BRMalls.

COMENTÁRIOS de usuários do site


Rodrigo - Postou em 17/10/2018
Cuiabá - MT | web@cogera.com.br

O investimento em Energia Solar tem retorno comercial sim. Parabéns pela iniciativa! :)



PUBLICIDADE

LÍDERES DE AUDIÊNCIA

Conteúdos que historicamente tiveram um grande número de visualizações. Confira abaixo alguns deles.

EDITORIAS DE MERCADO

Os conteúdos líderes de audiência que foram publicados em nossas revistas impressas ao longo da história da revista

CONGRESSO INFRA

Acesse o site de eventos e saiba mais sobre os próximos encontros da Revista Infra em todo o Brasil.

INFRA IMAGENS

Acesse o Infra Imagens - Nosso canal de imagens no Flickr com fotos dos nossos mais recentes eventos em todo o Brasil.
COPYRIGHT © 2003-2018 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044