Os dados já são considerados o principal ativo da empresa
PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - quarta-feira, outubro 17, 2018
Consulte nossos conteúdos
Os dados já são considerados o principal ativo da empresa
Mas sua equipe sabe lidar com eles? Sem o Data Literacy isso não será possível, diz estudioso da área

Notícia publicada em 3 de outubro de 2018

Em toda história, a humanidade tomou decisões com base numa parte do todo, na amostragem, na pesquisa, na estimativa. Agora pela primeira vez, podemos começar a tomar decisões com base no todo, com 100% da informação. Essa reflexão foi feita pelo professor Michael Malone, da Universidade Santa Clara (Vale do Silício) e nunca fez tanto sentido como diante do momento que estamos vivendo.

Saímos, então, de um cenário no qual tínhamos um pouco mais que um punhado de dados não-estruturados para avanços que vão muito além da tecnologia. Estamos falando da era da transformação digital, movimento que visa impulsionar a digitalização dos negócios. Porém, para que as empresas possam navegar verdadeiramente nesse mar é preciso ter um aproveitamento melhor das informações.

Como ainda, para muitas organizações, não é possível mensurar com tamanha exatidão o alcance e o impacto com analytics, as empresas precisam preparar suas equipes para que elas consigam consumir os dados de forma correta.

E é aí que entra a importância do Data Literacy. Semelhante ao processo de alfabetização, o Data Literacy ou alfabetização de dados é a capacidade de ler, entender, criar e comunicar dados como informação. Hoje em dia, os dados estão em evidência e isso ocorre porque eles se tornaram o principal ativo de uma empresa.

Quando você trabalha dessa forma passa a levar conhecimento e ação para dentro de casa. E essa mudança de cenário impulsiona a ascensão da alfabetização dos dados. Sem movimentação, os gestores não conseguem ter 100% de aproveitamento de uma solução tecnológica, pois faltam dados estatísticos. Hoje em dia, o conhecimento analítico sobre dados deve ser a segunda língua das empresas, depois do idioma português.

Uma reunião deve ser conduzida com base em dados. Abre-se um dashboard interativo em que o gestor consegue navegar em tempo real no painel e trazer respostas para qualquer tipo de análise que se deseje. Por exemplo, se o comercial precisa saber como foram as vendas numa cidade específica no interior do Estado, dentro de um espaço de tempo e comparar, ainda, essa análise com o desempenho do concorrente, o ideal é que se gaste no máximo três cliques para obter esse cenário.

O ponto é que sem a alfabetização dos dados isso não será possível. Ainda falta, para boa parte dos profissionais, o conhecimento mais aprofundado sobre a importância de analisar os dados e transformá-los em informações.

Pessoas, processos e tecnologia. Estes são os três elementos comuns a todas as mudanças nos negócios. Qualquer organização que esteja passando por uma transformação digital deve levar em consideração um quarto elemento-chave: dados.

Não apenas as organizações devem tomar medidas para educar os profissionais envolvidos na elaboração de soluções, produtos e serviços orientados por dados, mas também garantir que essas etapas atinjam o objetivo de ensinar todos os funcionários relevantes a falar dados como sua segunda nova língua. É alimentando comunidades que uma nova linguagem florescerá. Pense nisso!

Alan Zilioti é CEO da A10, consultoria em Analytics do Grupo IN


PUBLICIDADE

LÍDERES DE AUDIÊNCIA

Conteúdos que historicamente tiveram um grande número de visualizações. Confira abaixo alguns deles.

EDITORIAS DE MERCADO

Os conteúdos líderes de audiência que foram publicados em nossas revistas impressas ao longo da história da revista

CONGRESSO INFRA

Acesse o site de eventos e saiba mais sobre os próximos encontros da Revista Infra em todo o Brasil.

INFRA IMAGENS

Acesse o Infra Imagens - Nosso canal de imagens no Flickr com fotos dos nossos mais recentes eventos em todo o Brasil.
COPYRIGHT © 2003-2018 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044