Caesb espera poupar até 20 de energia
PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - domingo, novembro 18, 2018
Consulte nossos conteúdos
Caesb espera poupar até 20% de energia
ETA fornecida pela Enfil adota conversores de frequência para que motores elétricos funcionem com velocidade precisa

O Distrito Federal está enfrentando sua maior escassez de água desde sua fundação, há 57 anos, afetando o fornecimento para mais de três milhões de habitantes. Esta crise compromete o abastecimento de água em condições normais de funcionamento, o que obrigou a adoção do racionamento de água há mais de um ano.

Para amenizar esse cenário, a CAESB (Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal) passou a buscar novas fontes de fornecimento, entre elas o enorme Lago Paranoá, com seus 48 km² de área. A Enfil, especializada em soluções para sistemas de controle da poluição atmosférica e para sistemas de tratamento de água e efluentes industriais, instalou um sistema de captação para abastecimento público utilizando membranas de ultrafiltração, com capacidade de tratamento de 700 l/s em regime de turnkey.

Para o acionamento dos equipamentos motorizados, foram instalados 41 conversores de frequência VLT® AQUA Drive, da Danfoss, que proporcionaram flexibilidade ao projeto e redução aproximada de 20% do consumo de energia quando comparados a partidas convencionais. Os conversores de frequência controlam o fornecimento de energia para motores elétricos para que funcionem com a velocidade precisa para obter o resultado desejado.

Segundo a empresa fornecedora, o conversor de frequência proporciona maior proteção de bomba seca, reduzindo os custos de manutenção, pois avalia constantemente a condição da bomba, além de possuir um controlador em cascata incorporado. Compacto, o VLT® AQUA Drive também promete fácil instalação devido ao seu design modular e programação de alguns parâmetros.

"A Enfil escolheu a Danfoss devido a sua qualidade técnica e às condições comerciais ofertadas, bem como a maior flexibilidade no atendimento e rápidas soluções dos problemas", comenta Flávio Hattori, coordenador de engenharia elétrica/instrumentação/automação da Enfil. A Estação de Tratamento de Água (ETA) foi inaugurada em tempo recorde e está em funcionamento desde outubro de 2017.


PUBLICIDADE

LÍDERES DE AUDIÊNCIA

Conteúdos que historicamente tiveram um grande número de visualizações. Confira abaixo alguns deles.

EDITORIAS DE MERCADO

Os conteúdos líderes de audiência que foram publicados em nossas revistas impressas ao longo da história da revista

CONGRESSO INFRA

Acesse o site de eventos e saiba mais sobre os próximos encontros da Revista Infra em todo o Brasil.

INFRA IMAGENS

Acesse o Infra Imagens - Nosso canal de imagens no Flickr com fotos dos nossos mais recentes eventos em todo o Brasil.
COPYRIGHT © 2003-2018 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044