Mais um passo em prol da valorização do facility management
PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - quarta-feira, outubro 17, 2018
Consulte nossos conteúdos
Mais um passo em prol da valorização do facility management
Comissão da ABNT/CEE - 267 aprova a tradução de dois projetos de norma, a NBR/ISO 41011 e a NBR/ISO-TR 41013

Por Larissa Gregorutti

No dia 16 de maio, a Comissão da ABNT/CEE - 267 cumpriu a primeira etapa dos trabalhos, com a aprovação da tradução de projetos de duas normas internacionais já publicadas, do inglês para o português.

Os grupos de trabalho (um deles em São Paulo e o outro no Rio de Janeiro, cuja participação se deu por vidroconferência), divididos por norma, realizaram a avaliação inicial da tradução das normas, destacando pontos de dúvidas. Em seguida, o arquivo passou pela avaliação da Comissão para a manifestação de contribuintes. Após consolidados os comentários, o arquivo final foi apresentado durante a reunião para análise.

Concluída a análise das propostas, foi considerada aprovada pela Comissão a tradução do projeto NBR/ISO 41011, que apresenta o vocabulário em Facility Management, e do projeto NBR/ISO-TR 41013 sobre escopo, conceitos-chave e benefícios.

Segundo Mauro Campos, Especialista em Facilities & Real Estate Management Brasil e América Latina e Coordenador do grupo que atuou na tradução da ISO 41011, foi levado em consideração o apoio do trabalho nas normas existentes, como a ISO 9000, a ISO 55000 e a ISO 20400, entre outras, para que pudessem usar termos que o mercado já utiliza. "Também fizemos uma pesquisa extensa em todo o material que a ABNT deixou disponível e consultamos os profissionais do mercado. Os profissionais foram parte importante nas diversas discussões, pois cada um deles, tanto em São  Paulo como no Rio de Janeiro, pôde colocar o seu ponto de vista como contratante e como contratado, fazendo parte dessa cadeia de facility management", destacou Campos.

Sobre o trabalho desenvolvido pela Comissão, Irimar Palombo, Coordenadora de Infraestrutura do Sesc/SP, que coordenou o grupo da ISO/TC 41013, ressaltou a importância em ver a valorização da cadeia de Facility Management dar os primeiros passos. "A instituição da norma veio para definir e formatar claramente o que pode ser considerado facility management, colocando na mesma medida todos os players do mercado."

Palombo também considerou muito importante que todos os membros da comissão pudessem participar da etapa final da tradução da norma, pois contribuíram em dar o verdadeiro significado para a norma.

Próximos passos

Na próxima reunião, agendada para 20 de junho, a Comissão irá iniciar os trabalhos do projeto NBR/ISO 41012, com as diretrizes sobre gestão estratégica de compras e desenvolvimento de acordos.

A previsão, segundo o Prof. Dr. Moacyr E. A. da Graça, Coordenador do MBA USP de Gerenciamento de Facilidades e Coordenador da CEE-267, é de que essas três normas em análise pela Comissão sejam encaminhadas para votação nacional e publicada pela ABNT já no primeiro semestre do ano que vem.

"Quando a norma for para votação, haverá um processo em que a Comissão vai precisar analisar os votos, arrumar novamente e enviar para publicação", informou o coordenador. Após publicação das normas, a Comissão irá trabalhar na tradução da ISO 41001, e em seguida, irá acompanhar junto com o comitê da ISO, o desenvolvimento das demais normas de Facility Management.


PUBLICIDADE

LÍDERES DE AUDIÊNCIA

Conteúdos que historicamente tiveram um grande número de visualizações. Confira abaixo alguns deles.

EDITORIAS DE MERCADO

Os conteúdos líderes de audiência que foram publicados em nossas revistas impressas ao longo da história da revista

CONGRESSO INFRA

Acesse o site de eventos e saiba mais sobre os próximos encontros da Revista Infra em todo o Brasil.

INFRA IMAGENS

Acesse o Infra Imagens - Nosso canal de imagens no Flickr com fotos dos nossos mais recentes eventos em todo o Brasil.
COPYRIGHT © 2003-2018 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044