PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - domingo, agosto 25, 2019
Consulte nossos conteúdos
PUBLICIDADE
Sustentável também nas instalações
Natura conquista certificação LEED GOLD para sede administrativa em São Paulo

O novo prédio administrativo da Natura, o Nasp, acaba de receber o selo LEED® (Leadership in Energy and Environmental Design) GOLD. Desenvolvida pelo U.S. Green Building Council (USGBC), organização não-governamental norte-americana, a certificação é o maior reconhecimento internacional pelo desempenho ambiental do edifício, em ações como eficiência energética, uso racional da água e qualidade do ambiente interno.

O Centro de Distribuição São Paulo de Natura, integrado ao edifício administrativo, possui essa certificação desde 2015, enquanto Hub de Itupeva obteve a certificação LEED SILVER em outubro de 2016.

"O Nasp foi projetado e construído com o objetivo de se integrar ao ambiente externo, promovendo maior contato com a natureza, com grande aproveitamento da luz natural, incentivando a interação social e atividades físicas, como parte do nosso compromisso com o bem estar bem e com a transparência. A certificação LEED GOLD é um reconhecimento importante desse esforço da Natura no uso consciente dos recursos e da geração de impacto positivo", afirma Josie Romero, vice-presidente de Operações e Logística da Natura.  

Com projeto do Dal Pian Arquitetos, os materiais empregados na construção asseguram conforto ambiental e eficiência energética, com uso de brises de vidro serigrafado e metálico nas fachadas envidraçadas e teto verde, que intensifica o isolamento térmico do edifício. Outras estratégias como iluminação dimerizável e instalação de fotocélula interligada ao sistema de automação, para que a iluminação externa seja desligada quando houver luz natural suficiente para garantir o confor to e a segurança dos usuários, fazem com que o prédio seja 22% mais eficiente em termos de economia de energia do que um edifício do mesmo padrão, economia suficiente para abastecer 226 residências durante um ano.

Na construção, 14% dos materiais utilizados tiveram conteúdo reciclado e 41,2% foram extraídos e manufaturados em um raio de 800 km, diminuindo a demanda por transporte e favorecendo o consumo local. 100% da madeira incorporada na construção da sede foram extraídas de forma legalizada e sempre que possível com certificação FSC. Dos resíduos recicláveis gerados durante a construção, 97% foram desviados de aterro e encaminhados para reaproveitamento.

O Nasp conta ainda com duas cisternas com capacidade para armazenar até 500 mil litros de água de chuva, utilizada no sistema de irrigação e de vasos e mictórios, o que proporciona redução de 100% da água potável usada no paisagismo e diminuição de 60,5% da água potável para sanitários e vestiários.

Os colaboradores são incentivados a dar preferência a serviços localizados nas proximidades e a utilizar transporte público e bicicleta, para minimizar a emissão de gases poluentes na atmosfera. Para tanto, o edifício oferece vestiários para funcionários e visitantes e bicicletário com 127 vagas. Além disso, a Natura oferece transporte fretado, ônibus e vans até estações de metrô, nos quais os colaboradores podem acessar a rede de transporte público da cidade. Cerca de 90% da equipe operacional e 30% dos funcionários do edifício administrativo fazem uso deste serviço, o que contribui de forma efetiva para a qualidade do ar, ponto importante para a obtenção da certificação. 

A infraestrutura local ainda conta com restaurante para atender cerca de 500 pessoas simultaneamente, berçário, Espaço Saúde, Espaço Bem Estar, banco, lanchonete e farmácia, entre outras facilidades para os colaboradores.

O edifício administrativo se integra ao Centro de Distribuição, que atingiu plena capacidade de operação em 2016. Ao todo, são 65 mil metros quadrados de área construída, em que a preocupação com a acessibilidade é central. No edifício administrativo, quatro elevadores panorâmicos, rampas de acesso e passarelas que facilitam a locomoção. Além disso, o Centro de Distribuição foi concebido para oferecer oportunidade de emprego para pessoas com deficiência física e cognitiva. As linhas de separação utilizam a tecnologia picking by light. Ela permite que pessoas com deficiência separem os produtos, com o acionamento de luzes que indicam as tarefas a serem executadas de maneira intuitiva.

A nova sede da Natura está localizada próxima ao km 13 da Rodovia Anhanguera, com fácil interligação a diversos outros bairros da região e acesso rápido às rodovias Anhanguera, Bandeirantes e Castello Branco, além da Marginal Tietê.


COPYRIGHT © 2003-2019 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044