Mulher assume direção da Poli USP pela primeira vez em 125 anos
PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - domingo, setembro 23, 2018
Consulte nossos conteúdos
Mulher assume direção da Poli-USP pela primeira vez em 125 anos
Graduada pela mesma instituição, professora Liedi Bernucci estará à frente de uma das maiores escolas de engenharia do Brasil

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) tem uma nova diretoria. Pela primeira vez em sua história será administrada por uma mulher, Liedi Légi Bariani Bernucci, professora do Departamento de Engenharia de Transportes (PTR). A Poli terá o professor do Departamento de Engenharia Química (PQI), Reinaldo Giudici, como vice-diretor. Entre 2014 até janeiro deste ano, Bernucci ocupou a vice-diretoria da Poli. Giudici também já tem experiência na gestão: foi chefe do PQI por dez anos, se somados todos os mandatos.

A homologação de ambos nos respectivos cargos foi realizada pelo reitor da USP, professor Vahan Agopyan, nesta quinta-feira (8/3), no início da reunião do Conselho Técnico-Administrativo (CTA), no auditório do Prédio da Administração da Poli, em São Paulo.

Bernucci e Giudici foram eleitos nesta quarta-feira (7/3) com 200 votos de 217 votos válidos; podiam votar 279 membros do Colégio Eleitoral, composto por todos os participantes da Congregação e dos Conselhos dos Departamentos da Escola. Pela primeira vez, a Poli-USP adotou, para a eleição de Diretor e Vice-Diretor, um processo eletrônico de votação, além do convencional, em papel. O Serviço de Órgãos Colegiados e Concursos encaminhou aos e-mails institucionais dos eleitores o endereço eletrônico do sistema de votação e a senha de acesso com a qual votaram. O sistema eletrônico contabilizou cada voto, assegurando sigilo e inviolabilidade ao processo. 

Entre os destaques do programa-base para a gestão da Poli-USP, no período 2018-2022, estão: consolidar e aprimorar a reforma curricular proposta no âmbito da EC-3; ampliar a internacionalização, com oferta de mais cursos em inglês para atrair alunos estrangeiros; melhorar os indicadores dos programas de pós-graduação; ampliar as instituições parceiras no programa de duplo diploma; buscar mais parcerias para execução de pesquisas em cooperação; ter mais iniciativas como as da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), entre outras medidas.

Perfis

A professora Liedi Bernucci se formou na Poli em Engenharia Civil em 1981. Fez mestrado em Engenharia Geotécnica na Poli-USP, concluído em 1987. Parte da pesquisa foi desenvolvida em uma especialização feita no Institut Fuer Grundbau und Bodenmechanik - Eidgenoessische Technische Hochschule Zürich (ETHZ), na Suíça, onde permaneceu de 1984 a 1986 e fez também um doutorado-sanduíche. Tornou-se docente da Poli em 1986. Foi a primeira mulher a ocupar a vice-diretoria da Escola - antes disso, havia chefiado o Departamento de Engenharia de Transportes. Desde 1995, coordena o Laboratório de Tecnologia de Pavimentação (LTP). 

Já Reinaldo Giudici graduou-se em Engenharia Química, em 1983, na própria Poli, quando recebeu o prêmio "Conde Armando Álvares Penteado", oferecido anualmente pela Diretoria aos formados classificados entre os três melhores alunos. É mestre (1984-1986) e doutor (1986-1990) pela Poli-USP, tendo feito pós-doutoramento (1992-1993) na McMaster University, no Canadá. Desde outubro de 1984 é professor da Escola. Além do mérito acadêmico, também se destacou na gestão, ocupando por dez anos a chefia do PQI. 


PUBLICIDADE

LÍDERES DE AUDIÊNCIA

Conteúdos que historicamente tiveram um grande número de visualizações. Confira abaixo alguns deles.

EDITORIAS DE MERCADO

Os conteúdos líderes de audiência que foram publicados em nossas revistas impressas ao longo da história da revista

CONGRESSO INFRA

Acesse o site de eventos e saiba mais sobre os próximos encontros da Revista Infra em todo o Brasil.

INFRA IMAGENS

Acesse o Infra Imagens - Nosso canal de imagens no Flickr com fotos dos nossos mais recentes eventos em todo o Brasil.
COPYRIGHT © 2003-2018 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044