Por dentro da cervejaria suíça Feldschlösschen
PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - terça-feira, outubro 16, 2018
Consulte nossos conteúdos
Por dentro da cervejaria suíça Feldschlösschen
Uma das mais belas e tradicionais do mundo, seu ambiente de produção torna a proteção contra incêndio extremamente complexa

A fabricação de cerveja envolve grande consumo de energia e risco de incêndio relativamente alto. Para garantir a disponibilidade de suas instalações de produção, a cervejaria Feldschlösschen, da Suíça, selecionou uma solução de segurança contra incêndio da unidade de Tecnologias Prediais da Siemens. O sistema de proteção garante a detecção precisa de incêndio e alarmes em tempo real, com alta imunidade a erros.

Com seus 1.200 funcionários, a Feldschlösschen é a maior cervejaria e a principal atacadista de bebidas da Suíça. Sua sede, localizada em Rheinfelden, no Cantão de Argovia, é uma das mais belas cervejarias do mundo. Fundado em 1876, o complexo do castelo neogótico é composto por vários edifícios construídos ao longo do tempo para acomodar o aumento da produção. O ambiente de produção na cervejaria histórica torna a proteção contra incêndio extremamente complexa. Existem calor, fumaça e poeira nos grandes salões de teto alto (5 a 7 metros de altura), exigindo sistemas de detecção de incêndio com detectores especiais específicos à aplicação. "Incêndio é o maior de todos os riscos aqui na cervejaria. A prevenção de incêndio é a nossa prioridade principal, não só para proteger os funcionários e a infraestrutura, mas também para evitar interrupções nas operações", afirma o mestre cervejeiro Bruno Born. E, fazendo uma referência à tradição, ele acrescenta: "Este lugar já existia antes de nós, então sua preservação é a nossa maior obrigação, hoje, amanhã e nos próximos 140 anos."

As técnicas de detecção que produzem bons resultados em ambientes gerais, como escritórios e hotéis, não são apropriadas para as condições mais exigentes da cervejaria Feldschlösschen. A complexidade envolvida na modernização do sistema de proteção contra incêndio levou a fabricante de bebidas novamente à Siemens. Primeiro, o conceito de segurança contra incêndio foi revisado para acomodar a nova tecnologia. Todas as partes envolvidas - o instalador, o departamento de bombeiros da própria cervejaria, um especialista em incêndio, a companhia de seguros e a Siemens - se reuniram para analisar e planejar.

Rede periférica robusta

Por causa do ambiente de produção heterogêneo, a Siemens propôs uma rede de painéis de controle, que oferecem uma funcionalidade de rede abrangente e possuem arquitetura de sistema modular e flexível. As unidades locais podem ser expandidas sem limite, facilitando a integração de futuras expansões das instalações de produção da cervejaria em Rheinfelden. Hoje, não só a cervejaria está ligada à arquitetura do sistema; ocupam o espaço também um museu de automóveis antigos e valiosos e um estábulo para cavalos.

Em campo, o sistema de proteção contra incêndio usa detectores poderosos. A geração de detectores de incêndio mais recente é tão eficiente quanto a rede de comunicação que liga a área periférica ao painel de controle principal. No caso de acúmulo de pó durante o recebimento, armazenamento e moagem do malte Feldschlösschen e, apesar de todas as medidas de precaução, se ocorrer uma explosão, a rede periférica especialmente desenvolvida para os detectores de incêndio garante alta confiabilidade na transmissão e comunicação rápida com o painel de controle de incêndio.

A rede está simultaneamente conectada ao departamento de bombeiros da cervejaria e ao centro de comando e controle do departamento de bombeiros de Rheinfelden. Os sistemas automáticos de extinção de gases da Siemens protegem os ativos operacionais. Os detectores de fogo da cervejaria precisavam ser bem sensíveis a uma ampla variedade de possíveis incêndios, fato que foi devidamente considerado no processo de seleção. Mesmo os potentes detectores em pontos podem detectar um incêndio somente se as partículas chegarem aos sensores em quantidades suficientes. Com alturas do teto acima da média, isso não é necessariamente fácil. Além disso, a manutenção dos detectores é mais difícil nesse ambiente. Os detectores de fumaça por aspiração poderiam ser uma boa solução, mas eles não combinavam visualmente com o edifício histórico da cervejaria Feldschlösschen. Por isso, vários detectores de fumaça lineares foram instalados acima dos vários grandes caldeirões de cobre na cervejaria, que são de 1909. Os detectores lineares usam o princípio da extinção. Eles enviam luz infravermelha para um refletor, mesmo em longas distâncias. O refletor retorna a luz e um sensor monitora o feixe de luz para partículas de fumaça.

Detecção baseada em parâmetros

Fumaça, pó, vapor, calor, oscilação da temperatura - os detectores de incêndio estão expostos a várias situações adversas em um ambiente de produção industrial. Porém, um falso alarme pode ter graves consequências. O departamento de bombeiros recebe um alerta automático e todos no prédio devem ser evacuados. Os dispositivos de controle de incêndio interrompem a produção, desligam as máquinas e param os elevadores em locais definidos.

Para excluir os fenômenos enganosos de forma confiável, a Siemens desenvolveu soluções especiais para os requisitos de comportamentos específicos dos detectores. Milhares de experimentos e testes que reproduzem fogo com fatores externos são a base da tecnologia ASA (Advanced Signal Analysis) patenteada. Ela permite detectar incêndio de forma confiável e sem erros, mesmo nas condições mais difíceis. Com a ajuda de algoritmos, os detectores da linha ASAdecompõem os sinais captados pelos sensores em componentes matemáticos e os comparam às especificações programadas. Os detectores então fornecem os sinais de perigo correspondentes.

Além de oferecer detecção confiável de distúrbios, a tecnologia ASA também fornece avaliação da situação em tempo real. O conjunto de parâmetros ASA selecionado é dinamicamente adaptado para que o detector responda de maneira mais sensível ao fogo, e no caso de fenômenos enganosos, é mais robusto. O resultado é uma detecção precisa de incêndio, com alta imunidade a falsos alarmes.


PUBLICIDADE

LÍDERES DE AUDIÊNCIA

Conteúdos que historicamente tiveram um grande número de visualizações. Confira abaixo alguns deles.

EDITORIAS DE MERCADO

Os conteúdos líderes de audiência que foram publicados em nossas revistas impressas ao longo da história da revista

CONGRESSO INFRA

Acesse o site de eventos e saiba mais sobre os próximos encontros da Revista Infra em todo o Brasil.

INFRA IMAGENS

Acesse o Infra Imagens - Nosso canal de imagens no Flickr com fotos dos nossos mais recentes eventos em todo o Brasil.
COPYRIGHT © 2003-2018 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044