Compreensão holística sobre Smart Cities Design para Cidades do Futuro
PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - terça-feira, outubro 16, 2018
Consulte nossos conteúdos
Compreensão holística sobre Smart Cities: Design para Cidades do Futuro
Curso de um ano promovido pelo Istituto Europeo di Design de São Paulo está com inscrições abertas

Espaço IED São Paulo

A tecnologia da informação e a internet mudaram definitivamente o design e o modo de viver nas cidades. Se potencializarmos a utilização dessas ferramentas no contexto urbano, temos a oportunidade de influenciar efetivamente a construção de cidades mais inteligentes, sustentáveis e inclusivas.

Foi a partir dessa constatação, que o CTE decidiu contribuir com o desenvolvimento do curso de um ano "Smart Cities: Design para Cidades do Futuro" promovido pelo Istituto Europeo di Design de São Paulo (IED-SP), que está com matrículas abertas para início em abril de 2018.

Para Myriam Tschiptschin, Líder do Núcleo de Smart Cities e Infraestrutura Sustentável do CTE, que através da parceria passou a ser coordenadora do curso no IED, o objetivo principal do plano de estudos desenvolvido foi juntar especialistas das áreas de Mobilidade, Sustentabilidade e Conectividade para que o aluno tenha uma compreensão holística das cidades e que seja capaz de participar ativamente de projetos de cidades do futuro. Cidades em que haja uma utilização mais inteligente de recursos, com uma maior eficiência operacional, mais inclusivas e que proporcionem melhor qualidade de vida para os seus habitantes.

O módulo de Sustentabilidade será pautado pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, pela nova ISO de comunidades sustentáveis, bem como pelos referenciais técnicos das certificações ambientais de urbanismo sustentável. O módulo de Mobilidade irá trazer os conceitos mais inovadores no que diz respeito aos modais sustentáveis e a transportes inteligentes. E o eixo Conectividade terá disciplinas ligadas aos temas de Big Data, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e de como essas tecnologias podem contribuir para o funcionamento inteligente das cidades.

Segundo Myriam, todos os cursos do IED são estruturados em torno de projetos e, portanto, em todos os módulos, o aluno terá a chance de aplicar os conceitos discutidos em projetos práticos desenvolvidos com a participação dos alunos, de um professor especialista na área e uma empresa ou instituição pública que entra como parceira. "Assim, conseguimos fazer com que os projetos tenham um nível de realidade muito maior", afirma ela.

O curso conta ainda com um módulo internacional em Barcelona, cidade que se apresenta hoje como uma das principais referências mundiais em Smart City. Além das aulas que serão ministradas durante uma semana no IED Barcelona, serão realizadas visitas para conhecimento das estratégias Smart Cities que funcionam de fato, além de vivenciar a experiência urbana única que a cidade proporciona.

Embora o curso ocorra majoritariamente em São Paulo, além do módulo de Barcelona, haverá outro módulo no Rio de Janeiro, onde os alunos terão a oportunidade de comparar diferentes realidades urbanísticas e assim estarem mais preparado para trabalhar com cidades do futuro.

Obtenha aqui mais informações sobre matrícula, investimento e carga horária.


PUBLICIDADE

LÍDERES DE AUDIÊNCIA

Conteúdos que historicamente tiveram um grande número de visualizações. Confira abaixo alguns deles.

EDITORIAS DE MERCADO

Os conteúdos líderes de audiência que foram publicados em nossas revistas impressas ao longo da história da revista

CONGRESSO INFRA

Acesse o site de eventos e saiba mais sobre os próximos encontros da Revista Infra em todo o Brasil.

INFRA IMAGENS

Acesse o Infra Imagens - Nosso canal de imagens no Flickr com fotos dos nossos mais recentes eventos em todo o Brasil.
COPYRIGHT © 2003-2018 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044