Boas surpresas
PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - segunda-feira, agosto 20, 2018
Consulte nossos conteúdos
Boas surpresas
Presidente da CoreNet Brasil compartilha os planos da entidade de olho no desenvolvimento dos profissionais, como o curso Six-Sigma para Real Estate & Facilities, algo inédito no mercado

Com a missão de disseminar educação em Corporate Real Estate e aproximar os profissionais da área, gerando um intercâmbio de ideias e melhores práticas, a CoreNet Global - maior associação de profissionais de Real Estate do mundo - possui desde 2004 um Capítulo Brasileiro estabelecido em São Paulo. 

Presidente para a Gestão 2018, Renato Fusaro (executivo com mais de 15 anos de experiência na área  e atual Diretor de Real Estate & Planning para América Latina na Johnson & Johnson) conversou com exclusividade com a INFRA. Na entrevista ele compartilha as diretrizes da entidade para este ano, planos de expansão, detalhes sobre a certificação MCR - Master in Corporate Real Estate, se a profissão continua promissora, entre outras questões. Confira!

A CoreNet Global é a maior associação de profissionais de Real Estate do mundo. Poderia nos atualizar quanto a números, abrangência geográfica etc.?

A CoreNet Global é uma associação sem fins lucrativos, com sede em Atlanta, Geórgia (EUA), representando mais de 10 mil executivos em 50 países com responsabilidade estratégica pelos ativos imobiliários das grandes corporações. A missão da organização é promover a prática de Corporate Real Estate através de oportunidades de desenvolvimento profissional, publicações, pesquisas, conferências, designações e redes em 47 chapters locais e grupos de trabalho em todo o mundo.

Os membros são  profissionais corporativos do setor imobiliário (usuários finais/ocupantes), prestadores de serviços imobiliários, arquitetos, engenheiros e investidores imobiliários.

A missão da CoreNet Global é promover as atividades de Corporate Real Estate através de publicações, pesquisas, conferências, palestras, cursos e networking. No Brasil estamos sediados em São Paulo, mas já com forte atuação no Rio de Janeiro, em Curitiba e planejando a expansão para Belo Horizonte em 2018.

Desde quando o Capítulo Brasileiro existe? Quantos membros a entidade possui atualmente?

A CoreNet iniciou no Brasil em setembro de 2004. Hoje contamos com aproximadamente 120 associados, profissionais de empresas como Johnson & Johnson, Google, Accenture, CBRE, Tishman Speyer, BR Properties, TRX, Microsoft, Diageo, Informov para citar algumas.​

Em linhas gerais, imagino que a missão da CoreNet Brazil seja a mesma da CoreNet Global, correto? Existe alguma particularidade no cenário brasileiro que levou a entidade a incorporar outras ofertas em termos de conhecimento e capacitação?

Correto! Porém, no Brasil temos o desafio de incentivar os profissionais a participarem ativamente de atividades de nossa indústria. Na Europa e nos Estados Unidos,  os profissionais percebem com mais facilidade as vantagens de pertencer à uma associação. "BELONG" significa desenvolver o espírito de pertencimento, para atrair novos Associados, resgatando os que já fizeram parte e primando pela qualidade e não quantidade.

Quais são as ações anuais (eventos, cursos, pesquisas etc.) promovidas pela CoreNet Brasil para seus associados?

Tivemos nove grandes eventos durante 2017. Os temas oscilam entre Workplace, Logística, Inovação, Mercado Imobiliário, Economia etc. Além desses eventos com público de 100 a 200 participantes, temos os comitês formados com especialistas em algumas das áreas de Corporate Real Estate que fazem eventos específicos para os associados. Os comitês de Workplace, Talent in Transition, Benchmarking promovem eventos periódicos com líderes do mercado nos seus respectivos temas. 

No último ano, tivemos um evento de Workplace com a Herman Miller que trouxe seu especialista global para falar para os associados. 

Em 2018 planejamos ter mais eventos e usar a tecnologia para disseminar conhecimento. Pretendemos usar a tecnologia para promover webinar e já existem planos de interação com eventos de outras associações do setor, como Abrafac, GAS, Grupas etc.

Além disso, temos um "Master in Corporate Real Estate" em parceria com a USP e estamos planejando mais para 2018: um curso de Six-Sigma para Real Estate & Facilities. Algo inédito no mercado.

Temos uma revista mensal (a The Leader magazine) em que os associados têm acesso a várias informações sobre CRE, assim como nosso website, que disponibiliza ao associado muito material sobre o nosso segmento.

O associado também pode participar dos Summits, eventos globais de uma semana com treinamentos, palestras e muito networking. Geralmente esses encontros congregam mais de 2.000 profissionais de CRE de todo o mundo. Algo maravilhoso quando se pensa em networking.

Estamos sempre abertos a sugestões para eventos e ficamos felizes quando nossos parceiros e associados nos procuram com novas ideias.

Quais são os assuntos abordados nos cursos/encontros realizados pela entidade? De todos os temas, quais são os dois de maior interesse dos profissionais? Por quê?

Nossos associados e patrocinadores gostam muito dos eventos. Um dos focos é o networking, a interação com os colegas do segmento. É possível encontrar a maioria dos profissionais de CRE que atuam no Brasil em um evento da CoreNet. A troca de informação e experiência é fantástica. Todo ano temos em nosso primeiro evento, algum economista de renome para falar sobre os desafios daquele ano que começa. Em 2017 tivemos o Teco Medina que fez uma palestra muito esclarecedora e importante. Em nosso evento de aniversário em outubro foi um sucesso, fizemos algo diferente e conseguimos aproximar os profissionais de diferentes áreas trazendo um palestrante internacional, Vik Bangia e o empreendedor do ano, Facundo Guerra. Fizemos o evento em um local diferenciado, no rooftop do Tower Bridge, com uma espetacular vista da cidade de São Paulo e mostramos a conexão entre a revitalização do mercado imobiliário de Detroit e as novas ativações de edifícios atípicos na capital paulista. Após o evento realizamos um happy-hour diferente e os participantes puderam tocar e cantar, e descobrimos muitos novos talentos! Foi realmente inovador e aproximou muito as pessoas.

E é isso que queremos para 2018: eventos onde as pessoas façam networking, aprendam e também se divirtam. Experiências memoráveis!

Por que o profissional de Real Estate que atua no território brasileiro não pode deixar de ser um membro?

É uma oportunidade de encontrar pessoas que trabalham como você, que tem os mesmos anseios e quer conhecimento. Discutimos o que fazemos abertamente e trazemos especialistas do mercado para falar e disseminar conhecimento. Além disso é o melhor networking para quem trabalha no setor. Temos os cursos, os summits, os comitês de discussões, enfim, tudo o que o profissional precisa para performar e ficar antenado com as novidades do setor e contato com as pessoas certas. É a melhor oportunidade para o profissional de CRE e FM se manter atualizado.

Existe algum pré-requisito e/ou perfil para ser um membro? Como funciona o processo de ingresso e qual é o valor do investimento?

Não. Temos associados que trabalham no setor e outros que são prestadores de servicos. Somos abertos a todos que queiram fazer networking. Nossa secretaria está à disposição para esclarecer todas as dúvidas e propor o melhor plano!

Sobre a certificação MCR - Master in Corporate Real Estate da Corenet Global -, qual é o diferencial para o profissional no Brasil? Como buscar? Duração?

A certificação MCR já é muito procurada pelas empresas fora do Brasil. Sentimos uma mudança considerável com os recrutadores nos últimos anos, buscando também o título em profissionais recolocados na América Latina. Obter o título de MASTER em CORPORATE REAL ESTATE dá a segurança ao empregador de que esse profissional já conhece os parâmetros internacionais e pode ser equiparado a um profissional com formação no exterior. Quando se trabalha com diversos mercados e há a necessidade de abraçar um portfólio com mais de um país, a certificação acaba se tornando fundamental. A duração do curso é de nove meses.

A profissão de gestão imobiliária corporativa continua promissora por aqui? Qual é a avaliação da CoreNet Brazil para os próximos dois anos?

As grandes corporações já sabem o valor de um bom profissional de Real Estate, Facilities, Project Management... As empresas brasileiras estão começando a entender melhor. Acreditamos que com a formação correta, é um mercado muito promissor, e que temos a grande vantagem de já ter visto essa dinâmica da aceitação do profissional acontecendo anteriormente em outros mercados.

Ainda existem gargalos a serem superados quando falamos em Real Estate no Brasil?

Há toda uma questão de padronização de métricas que ainda não foi discutida. A consolidação de informações também é importante, o mercado todo ganharia com uma fonte única e fiel de pesquisa e números. A exploração de outros mercados além de São Paulo também entra em pauta com força esse ano. Há muito acontecendo fora dos grandes eixos e queremos transmitir essa visão.

Principais conquistas da CoreNet Brazil em 2017 e metas para 2018?

Nesses últimos anos temos crescido o número de associados. Isso é bom. É sempre um desafio trazer novos membros mas estamos trabalhando para isso. Nossos eventos também têm trazido um grande número de participantes. Antes nossos eventos tinham entre 30 a 50 pessoas. Hoje, já colocamos 240 pessoas em um evento. Não é fácil e requer muito trabalho.

Para 2018 a meta é continuar crescendo o número de associados. Estamos começando no Rio de Janeiro, importante mercado imobiliário, o evento de abertura foi um sucesso e conseguimos encerrar o ano com uma visão bastante otimista do que vem pela frente. Vamos buscar uma solução para que nossos encontros sejam cada dia melhores. Aprendemos com cada um deles e pensamos sempre em fazer melhor. Vamos também começar a usar tecnologia, buscar inovação.

Vamos divulgar um novo plano de marketing e eventos em breve. Nossos associados podem esperar por boas surpresas!

[Entrevista concedida à jornalista Érica Marcondes]


PUBLICIDADE

LÍDERES DE AUDIÊNCIA

Conteúdos que historicamente tiveram um grande número de visualizações. Confira abaixo alguns deles.

EDITORIAS DE MERCADO

Os conteúdos líderes de audiência que foram publicados em nossas revistas impressas ao longo da história da revista

CONGRESSO INFRA

Acesse o site de eventos e saiba mais sobre os próximos encontros da Revista Infra em todo o Brasil.

INFRA IMAGENS

Acesse o Infra Imagens - Nosso canal de imagens no Flickr com fotos dos nossos mais recentes eventos em todo o Brasil.
COPYRIGHT © 2003-2018 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044