Unoeste quer ser autossuficiente. Veja como
PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - segunda-feira, outubro 15, 2018
Consulte nossos conteúdos
Unoeste quer ser autossuficiente. Veja como
Universidade terá a maior usina solar fotovoltaica no modelo de geração distribuída do Brasil, com investimentos de R$ 12 milhões

Bloco principal do campus II da Unoeste (bloco B3), às margens da Rodovia Raposo Tavares, em Presidente Prudente (SP), onde a usina solar fotovoltaica será construída

Em tempos em que se busca cada vez mais incentivar as boas práticas social e ambiental, investir em alternativas para o bem comum pode ser muito mais vantajoso economicamente, mas principalmente para o planeta. É o caso da energia solar, ainda mais com a crise energética vivida pelo Brasil e por tantos outros países. Pensando no futuro e priorizando a sustentabilidade, a Unoeste (maior universidade do oeste paulista) acaba de firmar contrato de R$ 12 milhões com as empresas Sices Solar e Sunevo para a instalação de uma usina solar fotovoltaica, que terá capacidade para atender toda a demanda energética do campus II e com possibilidade de a geração excedente contemplar também o campus I. O prazo de implantação é de 180 dias.

Atualmente, esse projeto da Unoeste é o maior dentro do modelo de geração distribuída, que é de até 5 megawatts (MW), e na universidade será de 3.12 MW, conforme aponta o gerente de Novos Negócios da Sices Solar, Lucas Troia, com base em dados disponibilizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O diretor da Sunevo, Luiz Gustavo Lima, conta que a usina instalada no campus II terá 9,6 mil módulos e gerará 5,5 milhões quilowatts-hora de energia por ano, com capacidade para atender, por exemplo, 3 mil residências. "A universidade pagará esse investimento em cinco anos, sendo que após esse período terá energia de graça. O custo é apenas o de manutenção, que na verdade compreende a limpeza dos módulos", explica. Outro benefício, segundo Lima, é que esse sistema também reduz a emissão de poluentes na atmosfera quando comparada com uma usina termoelétrica, produzindo a mesma quantidade de energia.

Troia salienta que a usina solar fotovoltaica é uma tecnologia recente no Brasil, homologada em 2012 com a Resolução nº 482. "Já são mais de 16 mil consumidores, sendo residenciais, comerciais e industriais, que geram a sua própria energia e contribuem com o planeta, dando exemplo para as futuras gerações, além de possibilitar o desenvolvimento desse novo mercado, pois o Brasil tem um potencial solar gigantesco", relata.

O contrato foi assinado na última quarta-feira (6/12) pelo diretor geral da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec - mantenedora da Unoeste), Augusto Cesar de Oliveira Lima, e pelo diretor Administrativo da Apec, Gabriel de Oliveira Lima Carapeba. Além de Luiz Gustavo Lima, da Sunevo, e de Troia, também estiveram presentes pela Sices Solar: Edson Andreasi e Rodolfo Henrique.

Unoeste Sustentável - Desenvolver educação num ambiente inovador e contribuir na formação de profissionais comprometidos com a responsabilidade social e ambiental são aspectos que integram a missão da maior universidade do oeste paulista. Para isso, várias ações são priorizadas no ambiente acadêmico, a exemplo do Programa Unoeste Sustentável. "A energia solar é o futuro, temos que estar à frente", frisou Carapeba. O diretor geral também destacou a importância desse sistema de energia para a universidade e disse que os projetos arquitetônicos dos campi de Jaú e Guarujá, que serão construídos nos próximos anos, já preveem a energia solar.


PUBLICIDADE

LÍDERES DE AUDIÊNCIA

Conteúdos que historicamente tiveram um grande número de visualizações. Confira abaixo alguns deles.

EDITORIAS DE MERCADO

Os conteúdos líderes de audiência que foram publicados em nossas revistas impressas ao longo da história da revista

CONGRESSO INFRA

Acesse o site de eventos e saiba mais sobre os próximos encontros da Revista Infra em todo o Brasil.

INFRA IMAGENS

Acesse o Infra Imagens - Nosso canal de imagens no Flickr com fotos dos nossos mais recentes eventos em todo o Brasil.
COPYRIGHT © 2003-2018 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044