59 das empresas investiram em compliance após a Lava Jato
PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - segunda-feira, dezembro 18, 2017
Consulte nossos conteúdos
59% das empresas investiram em compliance após a Lava Jato
Um parceiro com cadastro antigo e desatualizado e não monitorado pode acarretar baixa de qualidade de seus entregáveis

Um pesquisa feita pela Câmara Americana de Comércio (Amcham) mostrou que a operação Lava Jato motivou empresas a implantarem programas de compliance. Foram entrevistados 130 executivos, e foi identificado que 59% das empresas investiram na área por consequência da Operação Lava Jato.

"As empresas estão mudando o perfil da área de compras e suprimentos, por conta dessa preocupação com o compliance", diz Luiz Fernando Godoy, um dos fundadores da Equipo Gestão, que se dedica exclusivamente ao assunto, presente em 14% das 500 maiores empresas do país, além de projetos no Chile, Equador, Peru, França e Noruega.

Cerca de 44% dos entrevistados afirmaram que o foco da empresa para evitar fraudes tem sido o maior monitoramento. "Com objetivos natos de investigações internas, prevenção à fraude e aderência à governança corporativa da organização podemos afirmar que um dos pilares mais importantes é a análise e gestão dos fornecedores de sua organização. As responsabilidades solidárias e subsidiárias estão em moda, e nada como evitar uma desagradável surpresa ao descobrir um parceiro envolvido em casos de escândalos, ou mesmo interferindo desastrosamente em sua operação", diz Godoy.

Segundo ele, é essencial garantir que seu parceiro cumpra com suas obrigações legais (fiscais e previdenciárias) de acordo com as leis vigentes. Os órgãos governamentais emitem certificados periódicos de regularidade fiscal e tributária, eles devem ser analisados, não só evitando passivos financeiros por responsabilidade, mas também pela análise de riscos de sua operação.

Um parceiro com cadastro antigo e desatualizado e não monitorado pode estar comprometido financeiramente e acarretar baixa de qualidade de seus entregáveis até a interrupção repentina de fornecimento.


PUBLICIDADE

LÍDERES DE AUDIÊNCIA

Conteúdos que historicamente tiveram um grande número de visualizações. Confira abaixo alguns deles.

EDITORIAS DE MERCADO

Os conteúdos líderes de audiência que foram publicados em nossas revistas impressas ao longo da história da revista

CONGRESSO INFRA

Acesse o site de eventos e saiba mais sobre os próximos encontros da Revista Infra em todo o Brasil.

INFRA IMAGENS

Acesse o Infra Imagens - Nosso canal de imagens no Flickr com fotos dos nossos mais recentes eventos em todo o Brasil.
COPYRIGHT © 2003-2017 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044