Centro voltado para sustentabilidade oferece capacitação gratuita
PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - domingo, novembro 19, 2017
Consulte nossos conteúdos
Centro voltado para sustentabilidade oferece capacitação gratuita
Inaugurado em 2008, espaço fica em Santana de Parnaíba (SP) e já beneficiou mais de 50 mil pessoas

O tema da sustentabilidade integral, apesar de muito relevante, ainda é pouco discutido no país, sendo raros os espaços públicos voltados para a sua disseminação e para a realização de atividades teóricas e práticas. Foi pensando nisso que a Fundação Alphaville, em parceria com a Prefeitura de Santana de Parnaíba, idealizou em 2008 o Centro de Educação para Sustentabilidade (CES) Alphaville.

Construído com tecnologias sustentáveis, como a energia solar e biodigestor, sua arquitetura é voltada para a bioconstrução, com melhor aproveitamento dos recursos naturais e menor descarte possível de resíduos. Para isso, durante o processo de construção, apenas materiais de baixo impacto ambiental foram utilizados, incluindo aqueles descartados no entorno, como vidros e pneus. Destacam-se as paredes de barro e de tijolo ecológico, os revestimentos feitos com fibra de coco, babaçu e açaí, o piso feito com restos de cerâmica, a utilização de tinta natural, o telhado coberto por vegetação e a estrutura de bambu. O espaço também conta com móveis feitos de tetrapak, composteiras, hortas e jardins plantados no conceito da permacultura.

"Já tendo beneficiado mais de 50 mil pessoas, o CES Alphaville tem como objetivo fomentar a sustentabilidade e oferecer capacitação gratuita. Tivemos resultados tão positivos que, em 2012, inauguramos o Centro de Educação Ambiental Jacuhy, em Serra (ES), e o CES Carapicuíba, em São Paulo, em 2016", conta Fernanda Toledo, gerente de Sustentabilidade da Fundação Alphaville.

O espaço foi desenvolvido para se tornar um ambiente propício à convivência entre interessados na temática da Sustentabilidade Integral. Desde sua implantação, o CES Alphaville foi berço de iniciativas renomadas no país, como o Programa Jovem Sustentável, ação reconhecida em 2015 pelo Marketing Best Sustentabilidade e Selo Benchmarking que desenvolve jovens para serem cidadãos atuantes e multiplicadores da sustentabilidade integral em suas comunidades.

O CES Alphaville possui um programa completo de Educação para Sustentabilidade, com atividades gratuitas, como oficinas e visitas monitoradas ao espaço que atendem a diversos públicos de Santana de Parnaíba e região e promovem o desenvolvimento local.  "A agenda de ações do CES Alphaville dialoga diretamente com nossa missão na Fundação Alphaville, que é gerar o desenvolvimento de pessoas e seus territórios por meio da convivência e do diálogo, e o espaço vem se tornando referência na multiplicação de conhecimento", disse Toledo.

Confira todos os projetos desenvolvidos no espaço e a agenda completa aqui. As inscrições para as atividades, projetos, oficinas e visitas são gratuitas e as vagas são limitadas. Para mais informações, encaminhe mensagem para o e-mail contato.cesalphaville@gmail.com ou pelo telefone (11) 4153-3618. As visitas monitoradas para adultos e crianças podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, no período da manhã (das 8h às 12h) ou no período da tarde (das 13h às 17h).


PUBLICIDADE

LÍDERES DE AUDIÊNCIA

Conteúdos que historicamente tiveram um grande número de visualizações. Confira abaixo alguns deles.

EDITORIAS DE MERCADO

Os conteúdos líderes de audiência que foram publicados em nossas revistas impressas ao longo da história da revista

CONGRESSO INFRA

Acesse o site de eventos e saiba mais sobre os próximos encontros da Revista Infra em todo o Brasil.

INFRA IMAGENS

Acesse o Infra Imagens - Nosso canal de imagens no Flickr com fotos dos nossos mais recentes eventos em todo o Brasil.
COPYRIGHT © 2003-2017 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044