Energia solar ajuda hotéis a reduzirem custos
PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - domingo, novembro 19, 2017
Consulte nossos conteúdos
Energia solar ajuda hotéis a reduzirem custos
Conheça o exemplo do Hotel Pousada Vale do Sol, que viu a conta mensal cair de 8.600 para 2.500 reais

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) divulgou recentemente que a bandeira tarifária na conta de energia elétrica será amarela a partir de setembro, ou seja, com acréscimo de R$ 2,00 a cada 100 quilowatts-hora (kwh) consumidos na conta de luz. Embora a tarifa tenha reduzido, os preços cobrados ainda são altos.

Um dos setores que "sofre" com a cobrança do consumo de energia é a rede hoteleira. De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE em 2016 - Pesquisa de Serviços de Hospedagem - há em torno de 31.299 estabelecimentos no país, que possuíam 1.011.254 unidades habitacionais (suítes, quartos e chalés) e 2.407.892 leitos.

A maior parte da rede hoteleira do Brasil está no Sudeste com 41,8% dos estabelecimentos. Em segundo vem o Nordeste com 23,6%. São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia são os estados líderes em número de estabelecimentos de hospedagem e, juntos, são responsáveis por 48% do total dos hotéis.

Para driblar os custos, muitos hotéis têm buscado energias alternativas, a exemplo do Hotel Pousada Vale do Sol (foto), em Pompéia, interior de São Paulo, que investiu cerca de R$ 230 mil em energia solar (energia fotovoltaica). De acordo com o proprietário José Carlos de Sá, ele optou pelo sistema por ser uma energia limpa e pela redução de custo.

Desde que instalou os equipamentos em 2015 houve uma queda considerável em sua conta. "Chegamos a pagar 8.600,00 reais por mês, e após instalação nunca ultrapassamos 2.500,00 reais", afirma. O sistema implantado abastece diversas atividades no hotel, como: lavanderia, iluminação externa e interna, campo de futebol, quadra de tênis, cozinha, câmara fria etc. O projeto conta com quatro inversores da marca austríaca Fronius e com 194 placas solares.

Segundo Denilson Tinim, técnico e especialista da multinacional Fronius, os números da venda de inversores da empresa aumentaram 160% desde 2015. E um dos segmentos que ajudou a alavancar as vendas foi o hoteleiro. "Temos grandes expectativas para o próximo ano. A intenção é aumentar em 300% as vendas de inversores solares e a expectativa é que o mercado hoteleiro seja responsável por aproximadamente 30% das vendas", comenta Denilson.


PUBLICIDADE

LÍDERES DE AUDIÊNCIA

Conteúdos que historicamente tiveram um grande número de visualizações. Confira abaixo alguns deles.

EDITORIAS DE MERCADO

Os conteúdos líderes de audiência que foram publicados em nossas revistas impressas ao longo da história da revista

CONGRESSO INFRA

Acesse o site de eventos e saiba mais sobre os próximos encontros da Revista Infra em todo o Brasil.

INFRA IMAGENS

Acesse o Infra Imagens - Nosso canal de imagens no Flickr com fotos dos nossos mais recentes eventos em todo o Brasil.
COPYRIGHT © 2003-2017 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044