Novos crimes em condom��nios incluem disfarces e documentos falsos
PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - domingo, novembro 19, 2017
Consulte nossos conteúdos
Novos crimes em condomínios incluem disfarces e documentos falsos
Os invasores se passam por técnicos, moradores, dentre outros, e até usam mandado falso

A imaginação da mente criminosa costuma ser criativa, e quando pensamos que já vimos de tudo, sempre somos surpreendidos por ações inusitadas. Que o diga os moradores de condomínios! Já aconteceu até de os criminosos se disfarçarem de prestadores de serviço e também de policiais, copiando fielmente uniformes e identificações. Em um dos casos, eles se fizeram passar por técnicos de câmera de vigilância, que estão instaladas em qualquer condomínio. Não são meros disfarces, como se fossem fantasias, mas sim de bandidos que planejam o passo a passo do crime, tendo trabalhado com performances perfeitas como se fossem realmente quem dizem ser.

Não é só isso. Os criminosos também conseguem facilmente uma cópia de mandado judicial. Em outro caso, um deles se passou por morador do próprio condomínio e conseguiu a liberação da portaria, anunciando o assalto. Se isso é possível, imagine então a facilidade com que eles podem enganar pessoas despreparadas ou desatentas e trazer consequências desagradáveis. Por isso, é de extrema importância que os moradores estejam sempre atualizados a esses acontecimentos e discutam sobre o assunto para que fiquem sempre atentos aos mínimos detalhes.

Segundo dados do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro, em abril deste ano houve um aumento de 18,7% de assaltos com relação ao mesmo período do ano passado; enquanto outros dados, da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, apontaram que, em 2016, o número de roubos e furtos em condomínios cresceu 187% com relação a 2015. Claro que as informações, apesar de serem estaduais, refletem a insegurança nacional.

Como se pode perceber, não é possível ter qualquer um na entrada do condomínio - afinal, é preciso estar preparado. Portanto, não adianta ter todos os apetrechos tecnológicos possíveis, se não tiver uma equipe de portaria adequada e treinada para esse tipo de situação. São eles que identificam as pessoas que entram e saem do condomínio, concedem as autorizações, sabem e conhecem bem o dia a dia do prédio e, portanto, são os primeiros a reconhecer que há algo errado.

Assim, o condomínio precisa contar com uma equipe treinada para garantir a segurança dos moradores. As empresas terceirizadas oferecem uma maior proteção neste sentido, uma vez que realizam treinamentos, passam conhecimento de acordo com experiências já relatadas em diversas situações. Por exemplo, é muito comum que a maioria das ações criminosas comece por um erro básico de portaria, como a identificação. Deixam entregadores, diaristas, pedreiros entrarem livremente sem antes ter a autorização do morador, e autorizam a entrada de veículos sem checar placas, tomando como base apenas a cor e o modelo do veículo.

Todo condomínio possui regras e normas que precisam ser obedecidas por todos, pois um único deslize ou falta de comprometimento põe em risco a segurança do prédio. Um erro muito comum é o controle de acesso à garagem, onde muitos prédios não possuem em sua estrutura condições adequadas para visualização dos veículos, devendo ser corrigido com equipamentos de identificação e CFTV.

Investir em treinamento e tecnologia é muito importante nesse quesito de segurança e vale a pena investir nesse caso. Em serviços terceirizados deve-se optar por empresas que adotem esses treinamentos e mantenham funcionários sempre bem colocados e preparados para evitar situações desagradáveis ou até mesmo trágicas. Além disso, o prédio não precisa se preocupar com a ausência de funcionários, já que a terceirizada deverá cobrir o plantão e com a mesma qualidade de serviço.

Amilton Saraiva é especialista em condomínios da GS Terceirização


PUBLICIDADE

LÍDERES DE AUDIÊNCIA

Conteúdos que historicamente tiveram um grande número de visualizações. Confira abaixo alguns deles.

EDITORIAS DE MERCADO

Os conteúdos líderes de audiência que foram publicados em nossas revistas impressas ao longo da história da revista

CONGRESSO INFRA

Acesse o site de eventos e saiba mais sobre os próximos encontros da Revista Infra em todo o Brasil.

INFRA IMAGENS

Acesse o Infra Imagens - Nosso canal de imagens no Flickr com fotos dos nossos mais recentes eventos em todo o Brasil.
COPYRIGHT © 2003-2017 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044