BHIP assume iluminação pública de BH
PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - sexta-feira, setembro 22, 2017
Consulte nossos conteúdos
BHIP assume iluminação pública de BH
Contrato tem duração de 20 anos e prevê que, até 2020, todos os 182 mil pontos da cidade já funcionem com a tecnologia LED

Vencedora de uma concorrência no modelo PPP (parceria público-privada), a Concessionária BHIP assumiu recentemente a manutenção, operação e modernização de todo parque de iluminação pública de Belo Horizonte. O contrato tem duração de 20 anos e prevê que, até 2020, todos os 182 mil pontos de iluminação pública da cidade já funcionem com a tecnologia LED. O modelo de parceria é inédito no Brasil e pioneiro em escala mundial em razão do curto espaço de tempo em que todo o parque de iluminação de uma cidade do porte de BH será modernizado. 

Entre as atribuições da concessionária está a troca das antigas lâmpadas de vapor de sódio por modernas luminárias LED. Além de proporcionar melhor aproveitamento do fluxo luminoso e ter maior durabilidade, o novo modelo de iluminação oferece significativa redução no consumo de energia - as luminárias LED são até 45% mais econômicas que as convencionais e duram cerca de dez anos, três vezes mais que as atuais. 

"Acreditamos que a maior eficiência luminosa do LED pode contribuir também para a segurança, já que locais com iluminação deficiente estão mais propensos a ocorrências de crimes. Nossa expectativa é que haja, ainda, a diminuição de acidentes e atropelamentos causados por falta de visibilidade", enfatiza o CEO da BHIP, Marcelo Bruzzi (foto). A tecnologia de ponta utilizada na modernização contempla ainda a implantação do "Sistema de Telegestão" das principais vias, proporcionando controle informatizado e remoto destes pontos. Com esse sistema é possível imediata identificação de eventuais falhas e correção corretiva sem necessidade de chamado.

A BHIP fica responsável também pela manutenção e operação do atual parque de iluminação. Para isso foi traçado um eficiente plano de atuação preventiva e atendimento corretivo que garanta o pleno funcionamento de todo o parque de iluminação durante a concessão. Em casos de lâmpada apagada, oscilando, acesa durante todo dia e braço de luminária quebrada, o munícipe deve acionar a BHIP. São vários canais de atendimento: 0800 941 6789 (ligação gratuita, 24 horas por dia, sete dias por semana); www.bhip.com.br ou aplicativo BHIP para smartphones: disponível na App Store e Google Play.

De acordo com Bruzzi, o cronograma de modernização está em processo de aprovação na PBH e deve ser liberado até outubro deste ano. A ideia é modernizar as áreas de mais carentes e/ou com maiores índices de criminalidade. A substituição das luminárias varia de acordo com o local, conservação de poste e acessórios. "Em alguns casos basta trocar antiga pela nova. Porém, como existem diversos padrões utilizados, há casos em que será necessária a substituição ou adaptação dos itens", afirma.

Grandes Números:

-  182.257 pontos de Iluminação pública

-  32.800 equipados com tecnologia de telegestão

-  13 pontos notórios da cidade com Iluminação de Destaque

-  Redução mínima de 45% no gasto energético, gerando economia anual de R$25 milhões à PBH

-  6.000 km de vias contempladas pela nova iluminação

-  22 equipes de manutenção / 14 equipes modernização

-  A modernização será concluída até dezembro de 2020

-  Validade do contrato: Junho de 2017 até Junho de 2037

-  Valor de investimento: R$ 400 MI

Fotos: Divulgação BHIP

PUBLICIDADE

LÍDERES DE AUDIÊNCIA

Conteúdos que historicamente tiveram um grande número de visualizações. Confira abaixo alguns deles.

EDITORIAS DE MERCADO

Os conteúdos líderes de audiência que foram publicados em nossas revistas impressas ao longo da história da revista

CONGRESSO INFRA

Acesse o site de eventos e saiba mais sobre os próximos encontros da Revista Infra em todo o Brasil.

INFRA IMAGENS

Acesse o Infra Imagens - Nosso canal de imagens no Flickr com fotos dos nossos mais recentes eventos em todo o Brasil.
COPYRIGHT © 2003-2017 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044