Vivante adota smartglasses para serviços de manutenção
PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - quinta-feira, setembro 21, 2017
Consulte nossos conteúdos
Vivante adota smartglasses para serviços de manutenção
Ferramentas de telemonitoramento dão apoio a técnicos que precisam realizar manutenção de equipamentos in loco

A Vivante, uma das principais referências em manutenção, gestão integrada de facilities e utilidades no Brasil, iniciou o uso de smartglasses (óculos inteligentes) em serviços de manutenção.

Com o intuito de oferecer mais ferramentas aos técnicos de campo, a empresa adquiriu três unidades do produto, que vão aprimorar a manutenção de equipamentos mais complexos e serviços que requerem intervenções críticas. Batizados de Vivante Manutenção Assistida, esses dispositivos são compostos por uma haste, lentes de acrílico e um aparelho que projeta imagens em uma mini tela acoplada, além de possuírem WiFi, Bluetooth, microfones, câmera e sensor ambiental para comandos por voz e gestos.

Para Luis Paulo Farias, coordenador de Análises Estratégicas da Vivante, os benefícios vão desde o aumento do grau de segurança, já que todas as intervenções críticas poderão ser registradas, até a possibilidade de se criar um canal entre o técnico operador em campo e estâncias superiores da empresa, com graus de especialização para o atendimento de determinado equipamento.

Essa nova ferramenta favorece e aprimora os serviços oferecidos pela empresa. Ela proporciona mais agilidade e integração no trabalho, custos reduzidos (no que diz respeito ao deslocamento dos funcionários), criação de evidências por meio de gravações e otimização do tempo, além de deixar as mãos livres para a execução das rotinas.

O projeto está na fase piloto. "Compramos três unidades do modelo intermediário, e com projeto para aquisição de mais dois", afirma Farias.  As possibilidades, no entanto, são promissoras. "Porém, nosso maior desafio neste primeiro momento, é conseguir a estabelecer uma conexão consistente entre o operador de campo e a central da empresa, pois a infraestrutura de telecomunicações do país é instável", aponta o executivo.

O benchmarking com empresas estrangeiras do segmento apontam a tendência de expansão deste conjunto de tecnologias, com projetos que abarcam realidade aumentada, big data, machinelearning e BIM (BuildingInformationModeling). "Para o desenvolvimento do projeto piloto, consultamos a instituição de maior destaque na área, a Augmented Reality Organization (www.augmentadreality.org), que acompanha o 'estado da arte' desta tecnologia no mundo. Estamos ainda numa fase embrionária no país se comparado a outros países, mas entendemos que o futuro da manutenção está intimamente ligado ao avanço tecnológico, principalmente no que tange à transformação digital", afirma Farias.

PUBLICIDADE

LÍDERES DE AUDIÊNCIA

Conteúdos que historicamente tiveram um grande número de visualizações. Confira abaixo alguns deles.

EDITORIAS DE MERCADO

Os conteúdos líderes de audiência que foram publicados em nossas revistas impressas ao longo da história da revista

CONGRESSO INFRA

Acesse o site de eventos e saiba mais sobre os próximos encontros da Revista Infra em todo o Brasil.

INFRA IMAGENS

Acesse o Infra Imagens - Nosso canal de imagens no Flickr com fotos dos nossos mais recentes eventos em todo o Brasil.
COPYRIGHT © 2003-2017 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044