Construção civil lidera demandas de empresas de containers e módulos
PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - segunda-feira, julho 24, 2017
Consulte nossos conteúdos
Construção civil lidera demandas de empresas de containers e módulos
Estruturas se mostram opção econômica, versátil e ambientalmente correta para canteiros de obras

Apesar do momento difícil pelo qual passa a construção civil, este ainda é o maior mercado para as empresas de containers e módulos habitáveis. Na NHJ do Brasil, uma das maiores empresas do setor, por exemplo, os contratos voltados para construção respondem por cerca de 70% do faturamento. "Mesmo com a crise, este ainda é nosso foco e é de onde chega boa parte dos nossos clientes. Em função da tradicional aplicação em canteiros de obras, a demanda neste segmento se mantém expressiva", pontua Claudia Rodrigues, gerente comercial da NHJ.

Substituindo estruturas em alvenaria nos canteiros, como escritórios, vestiários e banheiros, os módulos e containers são indicados especialmente para obras rápidas ou que exigem espaço ou ainda para intervenções que desmobilizam equipes gradativamente. "Uma obra com determinadas atividades como fundação pede canteiros que não ocupem áreas fixas. É preciso remanejar as estruturas do canteiro para movimentar os equipamentos, por exemplo. Nesses casos, os módulos são boas opções pela sua característica de mobilidade. Grandes obras, que vão sendo cumpridas em etapas e, portanto, vão reduzindo seus canteiros gradativamente, também se beneficiam, pois com módulos as estruturas de apoio também podem ser desfeitas gradualmente", explica. "Além disso, sai mais barato alugar um container do que construir as estruturas de apoio do canteiro, podendo custar até 50% menos".

Outro ponto forte é a sustentabilidade, já que a adoção de containers e módulos diminui a geração de resíduos sólidos no canteiro, pois os processos de montagem e desmontagem são limpos. E uma mesma estrutura pode ser utilizada em diversas obras, por muitos anos. Sem falaar que tais estruturas são mais facilmente adequáveis às rigorosas exigências do Ministério do Trabalho.

Segundo Weslley Gimenes, engenheiro civil, os módulos têm ainda a vantagem de poderem ser montados como lego, sendo ampliados com acoplamento e empilhamento. Há estruturas de até três andares e que podem ser preparadas para qualquer uso, com isolamento térmico, climatização, isolamento acústico, preparação para água e esgoto e para eletricidade.

No caso da construção civil, Weslley explica que o mais comum é o aluguel das unidades. "Embora seja possível comprar módulos e containers para uso em canteiros de obra, o aluguel acaba sendo um negócio melhor, pois o cliente não precisa se preocupar com o espaço para manter as estruturas enquanto não estiverem em uso", destaca.

PUBLICIDADE

LÍDERES DE AUDIÊNCIA

Conteúdos que historicamente tiveram um grande número de visualizações. Confira abaixo alguns deles.

EDITORIAS DE MERCADO

Os conteúdos líderes de audiência que foram publicados em nossas revistas impressas ao longo da história da revista

CONGRESSO INFRA

Acesse o site de eventos e saiba mais sobre os próximos encontros da Revista Infra em todo o Brasil.

INFRA IMAGENS

Acesse o Infra Imagens - Nosso canal de imagens no Flickr com fotos dos nossos mais recentes eventos em todo o Brasil.
COPYRIGHT © 2003-2017 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044