Edificações mais seguras
PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - sábado, novembro 18, 2017
Consulte nossos conteúdos
Edificações mais seguras
Saiba quais são os principais itens que devem compor um laudo de vistoria de vizinhança

Segurança nas construções sem dúvida é um dos temas de maior repercussão entre especialistas do setor, como arquitetos e engenheiros, construtoras, incorporadoras, facilities managers e, claro, o público final. Muito se discute sobre métodos preventivos e normas de segurança, mas nem sempre os procedimentos são abordados de forma simples e esclarecedora.

Segundo a diretora do IBAPE/SP (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo), engenheira civil Rejane Saute Berezovsky, o principal documento que assegura as condições de um imóvel é o laudo de vistoria de vizinhança, procedimento realizado por profissionais qualificados. "Através da vistoria, o profissional verifica a existência ou não de falhas e/ou anomalias, além de constatar o estado de conservação e de manutenção em geral, padrão construtivo e posição do imóvel em relação à obra pretendida", explica Rejane.

Segundo ela, o laudo de vistoria de vizinhança expõe a real situação construtiva dos imóveis que já existem ao redor da futura construção. Ele é essencial para a atribuição da responsabilidade dos reparos, no momento do surgimento de um dano em algum imóvel lindeiro.

Rejane complementa a explicação e detalha os principais itens para compor um laudo de vistoria de vizinhança. "Além de estudos, análises e levantamentos técnicos feitos pelo profissional habilitado e capacitado, é preciso registrar fotos que auxiliem na comprovação do estado de conservação do imóvel. É um registro minucioso e requer muito cuidado na elaboração do conteúdo", diz.

O documento é requerido com intuito de definir tecnicamente as possíveis anomalias e gerar comparações futuras, caso seja necessário. Todas as patologias visuais/aparentes são detalhadamente observadas na vistoria e descritas no laudo, registrando o "status quo" do imóvel.

Juridicamente o laudo de vistoria de vizinhança é a garantia caso alguma das partes se sinta lesada e leve o caso à esfera judicial. Além de ser um processo lento e burocrático, pode ocasionar o embargo da obra e atrasos no cronograma físico. "Chamo a atenção para que os laudos sejam assinados e supervisionados por profissionais qualificados. Isso resguarda o pós-obra e respalda casos levados à justiça", pontua ela.


PUBLICIDADE

LÍDERES DE AUDIÊNCIA

Conteúdos que historicamente tiveram um grande número de visualizações. Confira abaixo alguns deles.

EDITORIAS DE MERCADO

Os conteúdos líderes de audiência que foram publicados em nossas revistas impressas ao longo da história da revista

CONGRESSO INFRA

Acesse o site de eventos e saiba mais sobre os próximos encontros da Revista Infra em todo o Brasil.

INFRA IMAGENS

Acesse o Infra Imagens - Nosso canal de imagens no Flickr com fotos dos nossos mais recentes eventos em todo o Brasil.
COPYRIGHT © 2003-2017 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044