Flexibilidade na Era Digital
PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - quarta-feira, agosto 23, 2017
Consulte nossos conteúdos
Flexibilidade na Era Digital
O trabalho remoto, seus ganhos e desafios para as organizações

Temos ouvido muito no meio corporativo sobre a urgência da integração da vida pessoal e profissional, a partir das comunicações unificadas. Muitas pessoas são a favor desta união, com ressalvas, e outras são contra. Diante do mundo dinâmico atual é preciso atingir um equilíbrio e contar com as ferramentas de trabalho remoto para realizar as atividades profissionais de onde, como e quando quiser. Oferecer flexibilidade aos funcionários significa ter profissionais mais satisfeitos e mais produtivos.

A presença das comunicações unificadas nas empresas é algo que tem se tornado um dos principais temas de discussões entre os cargos de liderança a fim de proporcionar maior agilidade às tarefas diárias, aumentar a satisfação dos funcionários e seus rendimentos. As transformações no ambiente corporativo em torno do trabalho remoto já começaram nos últimos anos e estão ganhando cada vez mais força. Estudos feitos pela nossa empresa indicaram algumas das tendências importantes em comunicações unificadas. Entre elas, estão a preferência pelo trabalho remoto, o crescimento das plataformas de colaboração e aplicações, o aumento da produtividade, e a perda de importância por parte dos locais físicos para as operações dos negócios.

Essas mudanças estão modificando a maneira como os colaboradores interagem, como a liderança administra os projetos e os sistemas corporativos e quais aspectos ganham força e valor nesse novo ambiente que se constitui. As ferramentas de trabalho remoto permitem uma tomada de decisão mais ágil, realização de reuniões em tempo instantâneo e a partir de qualquer local. Tudo isso reflete em rapidez no negócio e transforma a visão das pessoas diante do trabalho. Inclusive, por meio do trabalho remoto, muitas delas conseguem enxergar a maneira ideal de fazer suas atividades pessoais e corporativas, com equilíbrio, e trabalhar mais felizes e satisfeitas.

Colaboradores mais felizes com o trabalho remoto refletem em menos gastos para as empresas. Eles poderão fazer todo o trabalho de casa em regiões com baixo custo de vida e economizando em deslocamentos, gerando menores impactos no orçamento corporativo. Ao oferecer flexibilidade no trabalho, a empresa consegue fidelizar o colaborador, gerando benefícios para os dois lados. A companhia poderá contar com os serviços do profissional, que estará satisfeito sem o stress do trânsito, das horas perdidas. Ele aproveita mais o tempo de acordo com suas necessidades: seja pessoalmente ou realizando atividades paralelas que desenvolverão sua carreira.

Levantamentos indicam ainda que as reuniões serão muito mais produtivas, já que o diálogo é maior a partir de vários dispositivos móveis. As pessoas têm um grande interesse em abordar mais tópicos, devido à distância, e promover ideias - evitando o monólogo nos encontros presenciais.

A questão da flexibilidade também tem tudo a ver com a geração Y, jovens que preferem um horário de trabalho ajustável e um ambiente remoto. Eles já nascem "conectados" e, para essa geração, as atividades profissionais ou realização de projetos contam muito mais que estar atrelado a um espaço físico.

Dentro de todo esse cenário, a integração da vida pessoal e profissional ocupa um grande espaço já que depende do trabalho remoto e da mobilidade para proporcionar maior praticidade aos colaboradores e qualidade a suas tarefas. Esse movimento também está ligado à flexibilidade, que possibilita se adequar às demandas de diferentes setores da vida. São características interligadas diante das mudanças constantes promovidas pela tecnologia nos dias atuais, sendo assim, colaboradores e líderes devem se adaptar e promover melhorias na gestão e informatização que, certamente, refletirão nas atividades e no rendimento da equipe.

*Patricia Menezes é VP Sênior de Recursos Humanos para a América Latina da Atos e Unify

COMENTÁRIOS de usuários do site


Rogerio Araujo - Postou em 13/04/2017
PILAR DO SUL - SP | curso2704@gmail.com

Anos atrás ouvíamos falar em convergência digital e pensavamos que isso se registringiria somente a TV se encontrar com a Internet mas o desdobramento foi imenso... A onda IP mudou como nos comunicamos, nos divertimos e por incrível que pareça... a forma como trabalhamos. Muito além de responder um email pelo celular hoje o foco está dirigido a entrega do capital intelectual das pessoas de forma remota e que por muitas vezes favorece a produtividade pela possibilidade do trabalhador poder focar em certas atividades com mais efetividade do que se estivesse na sede da empresa.


PUBLICIDADE

LÍDERES DE AUDIÊNCIA

Conteúdos que historicamente tiveram um grande número de visualizações. Confira abaixo alguns deles.

EDITORIAS DE MERCADO

Os conteúdos líderes de audiência que foram publicados em nossas revistas impressas ao longo da história da revista

CONGRESSO INFRA

Acesse o site de eventos e saiba mais sobre os próximos encontros da Revista Infra em todo o Brasil.

INFRA IMAGENS

Acesse o Infra Imagens - Nosso canal de imagens no Flickr com fotos dos nossos mais recentes eventos em todo o Brasil.
COPYRIGHT © 2003-2017 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044