Desapegar deste escritório não será tão fácil
PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - segunda-feira, outubro 16, 2017
Consulte nossos conteúdos
Desapegar deste escritório não será tão fácil
Nova sede da OLX no Rio de Janeiro conta com andar inteiro de convivência para os funcionários e até escorregador

Por Léa Lobo

Cada vez mais é possível constatar o quanto os ambientes de trabalho interferem no conforto e bem-estar das pessoas e nos resultados dos negócios. O IWBI (International Well Building Institute) - instituto certificador focado na saúde e bem-estar das pessoas - acredita que os edifícios não devem ser melhores apenas para o planeta, mas também para as pessoas que o habitam, aproveitando o ambiente construído como um veículo de melhoria da saúde humana, bem-estar e conforto, a fim de elevar os padrões de qualidade de vida e, consequentemente, o desempenho dos ocupantes.

Um case que traduz muito bem esse conceito é a nova sede da OLX no Rio de Janeiro. Presente em mais de 60 países, ela é uma das empresas de tecnologia que mais cresce no Brasil ao estimular uma nova cultura de consumo, conectando pessoas para que elas possam comprar e vender de forma fácil e rápida.

O desejo de investir em um novo ambiente de trabalho na capital fluminense surgiu exatamente da necessidade de abrigar o crescimento da OLX, atender às necessidades de seus colaboradores e dispor de um espaço capaz de refletir o seu core business, que tem tudo a ver com conexão. A estratégia foi unificar os colaboradores que antes se dividiam em dois endereços no bairro de Botafogo e um no Centro.

A nova sede é fruto de um investimento de R$ 5 milhões e está localizada no novíssimo Flamengo Tower Empresarial, na Rua do Catete. Seus 2.600 m² abrigam 350 funcionários e estão distribuídos em três andares interligados por escorregadores e escadas, com vão aberto com vista para o Largo do Machado. O projeto é de autoria do Arquiteto Sergio Camargo, do SCAA Arquitetura, e obra turnkey implantada pela Informov Engenharia + Arquitetura.

"Decidimos desapegar do modelo antigo de escritório e criar um lugar que motivasse a inovação e a criatividade. Estamos crescendo rápido e precisávamos de mais espaço, mais inspiração. Aqui na OLX temos um clima muito bom, somos muito preocupados com o bem-estar e a felicidade de todos", enfatiza Simone Grossmann, recente aquisição da companhia para o cargo de CHRO (Chief Human Resources Officer), cujo objetivo é fazer com que a empresa seja um lugar cada vez melhor para se trabalhar. Para ressaltar a preocupação da empresa com seus funcionários, foi criado um comitê de mudança, liderado pelo Coordenador de Facilities, Lucas Iak e a Gerente de Desenvolvimento de RH, Mariana Zao, e contou com apoio de todas as áreas da empresa nas tomadas de decisões, possibilitando, por exemplo, que os colaboradores contribuíssem sobre como gostariam que fosse o novo escritório.

"Somos líderes em praticamente todas as categorias; em vendas, audiência e número de anúncios. São meio milhão de novos anúncios por dia. Para dar conta de tudo isso, o projeto foi pensado em como integrar o dia a dia de trabalho com o jeito pessoal de quem trabalha aqui. O maior exemplo é o andar central do escritório, que não tem estações de trabalho, somente espaços de convivência para jogos, copa, cozinha, sala de vídeo game e TV, redes e salas de reunião", explica Grossmann.

Projeto com o DNA do cliente

O conceito do novo escritório se baseia em um ambiente integrador, divertido e aberto para ser referência nesse mercado. Com vasta experiência no desenvolvimento de projetos corporativos e, sobretudo, em buscar soluções diferenciadas que exprimam a cultura da empresa, a SCAA Arquitetos conseguiu captar as necessidades da empresa e ir além.

"O briefing foi passado de maneira muito clara e objetiva. Tínhamos três andares para implantar os cerca de 450 postos, pensar em uma forma de integrar os pavimentos e os departamentos, e criar áreas de reuniões, convivência e copa. Tudo isso com uma solução espacial e estética própria da OLX. Como partido, concentramos todas as áreas de recepção, copa, sala da Vovó (descompressão, jogos etc.), além das salas de reunião para clientes e de trabalho interno no andar intermediário; postos operacionais ficaram nos demais pavimentos", explica o Arquiteto Sergio Camargo, que teve na equipe Sarah Girotto e Daniel Chun.

Um dos principais pontos do briefing, segundo ele, é o espaço completamente democrático e igualitário. Ninguém tem sala fechada, o que norteou criar um espaço fluido onde foram inseridos elementos surpresa aqui e ali. São recantos onde as atividades de reuniões informais podem acontecer a qualquer momento. "O interessante é que isto foi automaticamente identificado e apropriado pelos usuários. Chegamos ao escritório às 14h do dia da inauguração e todos os espaços já estavam sendo utilizados conforme o uso que imaginamos para cada um", comemora.

Entre os desafios, ele cita quatro, que foram assim solucionados:

 Pé-direito reduzido: a saída foi implantar instalações aparentes e uso mínimo de forros. O tratamento cromático das nervuras (em preto) das cubetas das lajes (em subtons das cores da OLX) conferiu uma nova dimensão espacial, que aliado à iluminação imprimiu uma volumetria e estética própria já definindo a "temática" do espaço. Isso, inclusive, é perceptível do lado externo do edifício, e foi uma intenção desde o início.

 Integração entre os pavimentos e pessoas a fim de criar um espaço sinérgico e agradável: foi aproveitada uma porção em curva da planta que liga os dois salões do pavimento-tipo, de onde se origina a entrada principal e uma interligação vertical entre os três pavimentos. Ao abrir duas lajes de piso neste pé-direito duplo, foi possível desenhar um conjunto de escadas e escorregadores com referência ao logotipo: escada em "O" roxa, e escorregadores em "L" verde e em "X" laranja. Vale mencionar que o "X" se completa pelo grande pufe laranja no pavimento inferior - uma maneira lúdica de conectar a piscina de bolinhas na chegada do último escorregador.

 Necessidade de muitas salas de reunião e espaços para encontros informais: o conjunto de salas "soltas" dentro do espaço do pavimento foi inserido de maneira que os espaços residuais entre elas e os caixilhos resultassem em um grande número de pequenos cantos de tamanhos variados. Em cada um deles é possível reuniões informais ou mesmo isolá-lo para uma atividade que exija mais concentração. Já a praça central oferece uma "Sala Palco" para possíveis apresentações dos funcionários, projeções e shows nas festas de confraternização.

"Nosso objetivo foi criar um ambiente com soluções simples, mas com grande impacto estético dentro das expectativas do cliente. Temos certeza que vai contribuir para que eles alcancem seus objetivos", ressalta Sergio Camargo.

Desafios da implantação

Para que o projeto pudesse brilhar em sua plenitude, o papel da Informov Engenharia + Arquitetura na construção foi muito importante, a começar pelo prazo exíguo de 75 dias. "Para se ter uma ideia, a aprovação do condomínio para a abertura da laje e construção da escada ocorreu com 30 dias do início da obra. Mesmo assim foi possível manter o prazo inicial", enfatiza o Diretor Murilo Toporcov.

Outro desafio foi implantar de maneira fiel e com qualidade de acabamentos as soluções propostas no projeto. O tobogã é um desses exemplos. Em fibra de vidro, foi construído em módulos e ajustado in loco. Já a escada curva que forma a letra "O" de OLX foi customizada através de longarinas calandradas obedecendo ao projeto. Tudo foi pré-montado para garantir a perfeita instalação quando fosse definitivamente para o andar; as estruturas foram içadas pela fachada devido ao peso e tamanho das peças.

Para as áreas abertas, que têm laje aparente sem forro, a pintura das cubetas em degradê necessitou atenção especial por parte da equipe de engenharia da Informov, pois isso foge de qualquer padrão de ambiente corporativo.

Toda a infraestrutura predial, referente à climatização, sistema de proteção contra incêndio, acústica, divisórias, iluminação, sonorização e audiovisual também ficou a cargo da Informov. Estamos falando dos forros acústicos responsáveis por garantir maior privacidades nas salas de reuniões fechadas, implantação da iluminação 100% LED, aproximadamente mil pontos de cabeamento Furukawa categoria 6 e distribuição do ar condicionado por dutos cilíndricos aparentes com pintura automotiva preto fosco, além da pintura das tubulações de sprinklers aparentes, para melhor resultado visual.

"O novo escritório conta ainda com paredes curvas construídas em drywall com lã de rocha e as frentes das salas, em divisórias em vidro. Para as salas componíveis, foram instaladas divisórias retráteis. E nas salas de reuniões: persianas automatizadas. O revestimento do piso foi feito com carpete de alta performance em uso e manutenção, em cores diversas de acordo com o conceito desenvolvido pelo Arquiteto. No palco, nossa atenção ficou principalmente para o sistema de sonorização (oito alto-falantes, microfones, amplificador, projetor e telão) para atender diversas finalidades: tanto de trabalho como de lazer. O escritório é coberto por 24 câmeras IP e todos os acessos do escritório e CPD são controlados por cartão e biometria", pontua Toporcov. Ou seja: um trabalho turnkey (chave na mão), em que o cliente tem a facilidade e a garantia de mudar para um escritório 100% funcionando.

Segundo a CHRO Simone Grossmann, a parceria da OLX com a SCAA e a Informov funcionou muito bem, pelos detalhes e profissionalismo das empresas. Vai ser muito difícil desapegar desse novo ambiente de trabalho!

Clique aqui para conferir a versão digital e mais imagens.

PUBLICIDADE

LÍDERES DE AUDIÊNCIA

Conteúdos que historicamente tiveram um grande número de visualizações. Confira abaixo alguns deles.

EDITORIAS DE MERCADO

Os conteúdos líderes de audiência que foram publicados em nossas revistas impressas ao longo da história da revista

CONGRESSO INFRA

Acesse o site de eventos e saiba mais sobre os próximos encontros da Revista Infra em todo o Brasil.

INFRA IMAGENS

Acesse o Infra Imagens - Nosso canal de imagens no Flickr com fotos dos nossos mais recentes eventos em todo o Brasil.
COPYRIGHT © 2003-2017 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044