Trabalhe mais vivendo melhor
PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - segunda-feira, junho 18, 2018
Consulte nossos conteúdos
Trabalhe mais vivendo melhor
Comunicação colaborativa melhora qualidade de vida do colaborador

Por Luis Kazuo*

Apesar do uso de ferramentas de comunicação remota não ser novidade no mercado, as atuais evoluções no setor colocam este tipo de tecnologia novamente em alta, oferecendo soluções em nuvem que proporcionam mobilidade e segurança aos usuários. A aceitação das ferramentas por parte dos colaboradores e os benefícios gerados para as empresas que trabalham com este tipo de tecnologia são fatores que impulsionam a adoção de tecnologias colaborativas. Economia em passagens aéreas, hospedagem, redução de horas extras e pagamentos de deslocamento são exemplos de como se comunicar remotamente traz benefícios para grandes corporações.

Porém, é necessário ver além, enxergar um cenário em que este tipo de tecnologia vem para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores. Segundo a IBM, a empresa foi capaz de reduzir em 13% o número de horas de viagens de seus colaboradores utilizando serviços remotos. Economia de dinheiro? Certamente, porém não só isso. Com tantos funcionários ao redor do mundo, a quantidade de horas de vida economizada nesse percentual da empresa pode chamar mais a atenção que o valor em dinheiro. Para um colaborador é sempre importante economizar verbas da companhia, mas ao ver a quantidade de horas que ele pode aproveitar em sua rotina diária por evitar deslocamentos desnecessários, ele percebe um ganho real e consolida a importância de sua vida pessoal para a corporação em que trabalha. Com essa prática, tanto a companhia quanto funcionário ficam satisfeitos com os resultados, estreitando o laço profissional existente.

Os ganhos na qualidade de vida do colaborador não são poucos: Redução de desgaste com viagens, maior independência na gestão de tempo, mais conforto e disposição ao escolher o seu próprio local de trabalho, entre outros. Para as empresas, como já falado, incluímos economia de capital e melhor produtividade de seus funcionários. Vale lembrar que apesar de todos esses benefícios, empresa e colaborador precisam estar em sintonia fina ao usar este tipo de tecnologia, para assim extrair o melhor resultado. Estabelecer uma plataforma de confiança, que proporcione segurança e mobilidade ao funcionário é um pré-requisito fundamental. Além disso, gestores de pessoas precisam ficar atentos à organização do tempo de seus funcionários, procurando interferir o mínimo possível na rotina do colaborador, estabelecendo horários fixos para a comunicação entre a equipe. Com uma estratégia bem alinhada, a adoção de um serviço de comunicação remota é garantia de sucesso. Segundo uma pesquisa global da IDC Internacional, 70% dos gerentes que usam comunicações colaborativas em sua equipe afirmam que houve uma melhora de produtividade, além de 47% dos colaboradores afirmarem trabalhar mais em casa do que no local de trabalho, pois querem “mostrar mais serviço”.

Por fim, vale o conselho: As novas gerações chegam ao mercado de trabalho não mais buscando posições bem remuneradas e cargos executivos, os novos talentos buscam oportunidades que sejam uma união entre reconhecimento profissional e seu estilo de vida, em que a flexibilidade é palavra-chave para empresas, diretores e líderes que pretendem contar com pessoas de destaque em suas equipes.

 *Luis Kazuo é Country Manager da Arkadin do Brasil


PUBLICIDADE

LÍDERES DE AUDIÊNCIA

Conteúdos que historicamente tiveram um grande número de visualizações. Confira abaixo alguns deles.

EDITORIAS DE MERCADO

Os conteúdos líderes de audiência que foram publicados em nossas revistas impressas ao longo da história da revista

CONGRESSO INFRA

Acesse o site de eventos e saiba mais sobre os próximos encontros da Revista Infra em todo o Brasil.

INFRA IMAGENS

Acesse o Infra Imagens - Nosso canal de imagens no Flickr com fotos dos nossos mais recentes eventos em todo o Brasil.
COPYRIGHT © 2003-2018 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044