Com o conjunto da obra dos Parques Sabesp Butantã, Cangaíba e Mooca, o escritório Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana acaba de ser eleito vencedor do Prêmio APCA 2015, na categoria ARQUITETURA - Espaços Públicos. “Os vencedores deste ano refletem a agilidade da criação artística ao longo do ano nas suas mais variadas formas”, afirma José Henrique Fabre Rolim, presidente da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), em ocasião do anúncio da premiação na noite da última quarta-feira, 2 de dezembro.
Fotos Parques Sabesp Butantã, Cangaíba e Mooca (crédito: Ana Mello)
Concebida de modo integrado, a obra dos Parques Sabesp Butantã, Cangaíba e Mooca visa transformar áreas até então limitadas a cumprir a função técnica de reservação e distribuição de águas pela Sabesp em espaços de uso público, dedicados a estimular a conscientização ambiental, convivência social, lazer, prática de esportes, educação ambiental e cultura.
A obra é constituída por três projetos desenvolvidos de modo integrado para a Sabesp com o objetivo principal de transformar áreas até então limitadas a cumprir a função de reservatórios de água (armazenamento e distribuição) em espaços de uso público, dedicados a estimular a conscientização ambiental, convivência social, lazer, prática de esportes, educação ambiental e cultura.
A intervenção urbanística de qualificação das três áreas localizadas no Butantã, Cangaíba e Mooca contempla a criação de "Museus Abertos da Água" para a aproximação com a comunidade, por meio de rotas lúdicas sobre o ciclo das águas.
Os projetos do escritório Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana para os Parques Sabesp Butantã, Cangaíba e Mooca valorizam o fluxo de pedestres, a fruição, a integração com o entorno e a acessibilidade, criando conexões entre os caminhos internos e os respectivos acessos às vias, convidando a um percurso interativo entre os espaços de lazer e convivência.
Além da preservação da vegetação existente, está prevista a intensificação da arborização e diversidade de espécies nativas, resultando em melhora da qualidade ambiental e do conforto termo acústico.
Entre os sistemas construtivos e materiais escolhidos seguindo premissas sustentáveis, figuram sistemas pré-fabricados para uma obra limpa e seca, racionalização de recursos e minimização de resíduos. E ainda, sistema de piso elevado com captação de água pluvial aplicado sobre o reservatório da Mooca e piso monolítico drenante para aumentar índices de permeabilidade do solo nas três áreas, incluindo os passeios públicos.
Saiba mais sobre o Prêmio APCA 2015 e a obra dos Parques Sabesp Butantã, Cangaíba e Mooca: http://on.fb.me/1NJfrs6