Existe relação da qualidade do ar em ambientes climatizados
PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - quarta-feira, setembro 26, 2018
Consulte nossos conteúdos
Existe relação da qualidade do ar em ambientes climatizados
E a produtividade no trabalho?

Com o uso do ar-condicionado, cada vez mais necessário, em inúmeros estabelecimentos para manter a salubridade dos ambientes, a atenção com a qualidade do ar ganhou espaço, não se limitando a possibilidade de proliferação de vírus e bactérias, mas também na temperatura e na grande concentração de CO2 em ambientes fechados, como escritórios e prédios comerciais. Por isso é fundamental manter um bom nível de qualidade do ar para que a concentração e a atenção das pessoas não sejam impactadas.

Atualmente, existem normas como a NBR 16401 parte 3, e portarias do Ministério da Saúde e do Ministério do Trabalho que regulamentam o processo de higienização dos sistemas de ar-condicionado e a variação de temperatura (entre 19ºC a 23ºC), este é um dos fatores cruciais para determinar a produtividade das pessoas no ambiente de trabalho. Em um ambiente muito frio ou o oposto, muito quente, o indivíduo automaticamente desvia sua atenção para manter o nível de temperatura corporal ideal, comprometendo a capacidade de concentração.

Paralelamente às pesquisas e normas, as tecnologias empregadas nos sistemas de ar-condicionado avançam exponencialmente, a LG Electronics desenvolve evaporadoras com filtro G3 (equivalente a MERV 6 norte americana, que é exigida na normal LEED), para melhorar a qualidade do ar, sendo a única empresa a possibilitar o uso desses filtros em unidades do tipo Hi Wall. Além dessas unidades, as evaporadoras do tipo Cassete de 4 vias e do tipo duto de alta pressão, possuem também filtros G3 desenvolvidos. “A LG possibilita também, o uso de unidades do tipo AHU, que sendo projetadas de acordo com as necessidades do cliente, permitem o uso de filtragens finas e também absolutas, na evaporadora totalmente integrada ao sistema Multi V”, explica Daniel Fraianeli, especialista de ar-condicionado comercial da LG Electronics do Brasil.

Outro aspecto importante é a ligação de unidades para renovação de ar, totalmente integradas ao sistema VRF da LG, as unidades podem ser do tipo dutadas 100% ar externo, com trocador de calor entálpico para recuperação de calor (ECO-V) e também uma versão que une os dois tipos em uma única máquina (ECO-V DX). Para eliminar as bactérias os sistemas já contam com tecnologias como, filtros com substancias bactericidas adicionadas na superfície e o filtro de plasma que equipa opcionalmente unidades como a Cassete de 4 vias.

Em meio a tanta tecnologia nos sistemas de ar-condicionado, a manutenção e higienização são fundamentais para manter essa qualidade do ar e, consequentemente, a produtividade das pessoas no trabalho, evitando falta de concentração, doenças respiratórias e alergias. O procedimento mais importante é a troca dos filtros descartáveis ou a limpeza dos filtros com frequência, já a higienização dos dutos não pode ser negligenciada, pois neles podem acumular sujeira e fungos que prejudicam a qualidade do ar interno.

“O ambiente interior deve proporcionar condições de conforto, isentas de riscos para a saúde das pessoas, com uma economia cada vez mais competitiva e exigente, todos os fatores que envolvem ganho de produtividade devem ser levados em consideração”, reforça Fraianeli.


PUBLICIDADE

LÍDERES DE AUDIÊNCIA

Conteúdos que historicamente tiveram um grande número de visualizações. Confira abaixo alguns deles.

EDITORIAS DE MERCADO

Os conteúdos líderes de audiência que foram publicados em nossas revistas impressas ao longo da história da revista

CONGRESSO INFRA

Acesse o site de eventos e saiba mais sobre os próximos encontros da Revista Infra em todo o Brasil.

INFRA IMAGENS

Acesse o Infra Imagens - Nosso canal de imagens no Flickr com fotos dos nossos mais recentes eventos em todo o Brasil.
COPYRIGHT © 2003-2018 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044