Estapar investe em estacionamento robotizado no Brasil
PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - segunda-feira, dezembro 17, 2018
Consulte nossos conteúdos
Estapar investe em estacionamento robotizado no Brasil
Pioneiro no país, o empreendimento envolve tecnologia de ponta

A Estapar, empresa líder no setor de estacionamentos na América Latina, lança por meio da iPark Catedral, sua controlada, o mais inovador empreendimento na área de mobilidade urbana no Brasil. Trata-se do primeiro edifício-garagem robotizado do país. Localizado no centro de Florianópolis, em um terreno de 1,3 mil metros quadrados e oito andares ao lado da Catedral Metropolitana, o estacionamento agrega tecnologia de ponta e os mais avançados equipamentos do mercado. 

São 256 vagas operadas por 19 robôs e quatro elevadores inteligentes que recebem, armazenam e entregam os veículos. O sistema consegue guardar até três carros ao mesmo tempo e não leva mais do que quatro minutos para acomodar cada automóvel. 

O estacionamento robotizado elimina as chances de batidas ou avarias. Também tem como benefícios o melhor aproveitamento do espaço urbano e redução de ruído. “A Estapar tem como foco aperfeiçoar o serviço de estacionamentos de forma a torná-lo um instrumento para a melhoria da mobilidade urbana na capital catarinense. Por isso, o investimento em inovação”, afirma André Iasi, CEO da Estapar.

A praticidade é a principal característica do funcionamento do novo edifício-garagem. Logo na entrada do estacionamento, três cabines estarão à disposição do usuário. Basta encostar seu carro em uma delas, desligar o motor, puxar o freio de mão, sair e levar as chaves. Não há interação entre os funcionários e os veículos. Ao sair do carro, o motorista dirige-se a uma máquina que emitirá seu tíquete de estacionamento. No retorno, o usuário paga a tarifa, insere seu tíquete na máquina e terá seu carro entregue em no máximo quatro minutos. 

O local contará também com três colaboradores e dois técnicos especializados em robótica. O início da operação será assistida e parcial em dois andares. Até o fim de 2015 o estacionamento funcionará com sua capacidade máxima. A inauguração do edifício-garagem robotizado faz parte do plano de expansão da Estapar, que está investindo em 2015 cerca de R$ 200 milhões.


COPYRIGHT © 2003-2018 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044