Município mineiro reduz custos de iluminação pública
PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - sábado, abril 20, 2019
Consulte nossos conteúdos
Município mineiro reduz custos de iluminação pública
Usando tecnologia de empresa paranaense, São João Del Rei chega a economizar 40%

Após normativa da ANEEL que repassou para as prefeituras a responsabilidade dos ativos da iluminação pública, ter um bom software de gestão e uso da tecnologia em campo está reduzindo o tempo de atendimento das solicitações da população, propiciando ainda uma cidade mais iluminada.

Em São João Del Rei, cidade histórica de Minas Gerais, o tempo médio de reparo de uma lâmpada queimada, por exemplo, é em média 24 horas. Desde junho deste ano, o controle do parque com quase 11 mil pontos é gerenciado pela Prefeitura. A Exati Tecnologia é a responsável pelo software de gerenciamento e call center do setor no município.

De acordo com o superintendente de articulação comunitária, Cláudio Márcio Silva, nesses poucos meses a população e os próprios gestores já sentiram a diferença na qualidade de prestação do serviço. “Nem se compara”, resume ele. “Enquanto os municípios acreditavam que a absorção dos ativos pudesse ser um ônus, acredito ser exatamente o contrário. Entendo que é um bônus para o município”, acrescenta.

A análise mais apurada também no processo resultou em uma economia de 40% sobre o valor pago em cada ponto de iluminação da cidade. Enquanto a Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) orientava as prefeituras a adquirirem serviços por uma média de R$8, São João Del Rei paga atualmente pouco mais de R$5 pela manutenção de cada ponto.

Além do software de gestão, tablets auxiliam no trabalho de campo das equipes contratadas. Um portal na internet também recebe as demandas enviadas pelo morador. Segundo o diretor da Exati Tecnologia, Denis Weiss Naressi, as ferramentas aumentam o poder de fiscalização dos gestores. “A empresa responsável pela manutenção acessa o sistema, verificando as demandas e direciona às suas equipes em campo. Depois registra no sistema os atendimentos, mantendo o cadastramento dos pontos sempre atualizado”, explica.

Com 93 mil habitantes e uma grande extensão territorial, o georreferenciamento foi outra tecnologia que facilitou o trabalho, conforme ressalta Silva, no mapeamento de toda área e implantação da tecnologia.

Enquanto o município não adquire novas tecnologias que proporcionem mais economia aos cofres públicos, como o sistema de telegestão que automatiza a detecção de defeitos e programa o ligamento e desligamento dos postes, por exemplo, o superintendente de articulação comunitária de São João Del Rei afirma que o desafio atual da Prefeitura está em conscientizar e aumentar a participação popular no monitoramento, criando um vínculo maior com o cidadão.

“É ele que anda pelas ruas. A iluminação pública é de responsabilidade de todos. Mas é claro que o led é o futuro mais próximo de tecnológica aplicável”, adianta ele, acrescentando que no próximo ano o município deve iniciar com um projeto piloto de utilização de luminárias led em uma das principais avenidas da localidade.

Contratação - Alguns cuidados nos editais de licitação, orienta o diretor da Exati Tecnologia, devem ser tomados para evitar a participação de empresas despreparadas no processo de gestão da iluminação pública.

As dicas são, por exemplo, saber analisar a qualidade dos sistemas que existem no mercado e dos que estão sendo oferecidos pelas empresas licitantes, bem como exigir experiências anteriores para não haver aquisição de produtos e serviços que podem, mais adiante, render dor de cabeça ao invés de boa solução. “O processo de gestão envolve uma série de atividades complexas, tais como a elaboração de projetos luminotécnicos, compras de suprimentos com alto grau de diversidade e especificação, garantia de segurança nos trabalhos em altura e redes energizadas, contratação de mão de obra qualificada e gestão do processo organizacional com call center e sistemas de informação", explica Naressi.


PUBLICIDADE

LÍDERES DE AUDIÊNCIA

Conteúdos que historicamente tiveram um grande número de visualizações. Confira abaixo alguns deles.

EDITORIAS DE MERCADO

Os conteúdos líderes de audiência que foram publicados em nossas revistas impressas ao longo da história da revista

CONGRESSO INFRA

Acesse o site de eventos e saiba mais sobre os próximos encontros da Revista Infra em todo o Brasil.

INFRA IMAGENS

Acesse o Infra Imagens - Nosso canal de imagens no Flickr com fotos dos nossos mais recentes eventos em todo o Brasil.
COPYRIGHT © 2003-2019 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044