Estúdio 41 vence concurso da operação urbana Água Branca
PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - segunda-feira, novembro 12, 2018
Consulte nossos conteúdos
Estúdio 41 vence concurso da operação urbana Água Branca
Concurso contou com a participação de 26 escritórios de todo o País

O escritório Estúdio 41 foi anunciado na quarta-feira (27/5) como o vencedor do Concurso para Plano de Urbanização do Subsetor A1 da Operação Urbana Consorciada Água Branca, promovido pela São Paulo Urbanismo e organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil, seção São Paulo (IAB/SP).

A comissão julgadora composta pelos arquitetos Eugênio Fernandes Queiroga, José Rollemberg de Mello, Milton Braga, Renata Semin e Vladir Bartalini selecionou o projeto pela clareza em sua proposição urbanística, destacando as duas frentes equilibradas para ocupação mista, uma para a Avenida Marquês de São Vicente e outra diante dos espaços públicos de maior porte, um CEU e um Parque.

 

A proposta vencedora do escritório curitibano se baseou em cinco diretrizes: (1) estabelecer a estratégia de faseamento do projeto, permitindo assim que as edificações atuais possam ser desmobilizadas sem comprometer a primeira fase de empreendimento; (2) desenhar os sistemas de espaços livres da intervenção, ou seja, parques, praças, boulevares, ruas e pátios, de maneira a privilegiar o pedestre e também o ciclista; (3) reduzir a presença do automóvel no interior da intervenção e restringir o seu percurso ao mínimo necessário; (4) conectar os sistemas de mobilidade da intervenção às comunidades do entorno imediato e (5) equilibrar densidade e verticalização, propondo uma morfologia urbana que resulte numa escala condizente com a qualidade de vida esperada no nível da rua.

O plano para a urbanização do subsetor A1 da Operação Urbana Consorciada Água Branca tornou-se uma oportunidade para refletir sobre a cidade de São Paulo, sobre o desenho desejável para as metrópoles e sobre como podem ser construídos espaços para as pessoas viverem, habitarem, trabalharem e usufruírem.

O resultado completo pode ser conferido a partir do link http://iabsp.org.br/?concursos=concurso-publico-nacional-de-estudo-preliminar-para-o-plano-de-urbanizacao-do-subsetor-a1-no-perimetro-da-operacao-urbana-consorciada-agua-branca-lei-no-15-8932013.

FICHA TÉCNICA

Autor: Eron Danilo Costin (Estúdio 41)

Coautores: Emerson José Vidigal, Fabio Henrique Faria, João Gabriel de Moura Rosa Cordeiro e Martin Kaufer Goic (Estúdio 41).

Colaboradores: Marcelo Miotto e Felipe Santos Gomes;

Consultores: Alessandro Filla Rosanelli (Paisagismo), Eduardo Ribeiro dos Santos (Infraestrutura), Rafael Milani Medeiros (Mobilidade) e Luiz Henrique Felipe Olavo (Geotecnia).


PUBLICIDADE

LÍDERES DE AUDIÊNCIA

Conteúdos que historicamente tiveram um grande número de visualizações. Confira abaixo alguns deles.

EDITORIAS DE MERCADO

Os conteúdos líderes de audiência que foram publicados em nossas revistas impressas ao longo da história da revista

CONGRESSO INFRA

Acesse o site de eventos e saiba mais sobre os próximos encontros da Revista Infra em todo o Brasil.

INFRA IMAGENS

Acesse o Infra Imagens - Nosso canal de imagens no Flickr com fotos dos nossos mais recentes eventos em todo o Brasil.
COPYRIGHT © 2003-2018 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044