Gestão de pleitos para o equilíbrio financeiro de contratos
PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - sexta-feira, abril 28, 2017
Consulte nossos conteúdos
Gestão de pleitos para o equilíbrio financeiro de contratos
Gerenciamento contratual eficiente é a melhor maneira de identificar e solucionar problemas

Cerca de 38% das empresas acreditam que profissionais ligados à gestão de projetos trazem grandes benefícios para o sucesso dos empreendimentos, de acordo com uma pesquisa do Project Management Institute (PMI). A chegada de megaeventos ao Brasil e o contínuo esforço do mercado de obras para se manter aquecido num ano de crise aumentam a importância deste profissional, principalmente, no que se refere à gestão de pleitos. Com foco nisso, a FTI Consulting, Inc. (NYSE:FCN), consultoria empresarial global dedicada a auxiliar organizações a proteger e aumentar os seus valores, encontrou oportunidades de novos negócios para os clientes do ramos das grandes construções.

No universo de gerenciamento de projetos, a dinamicidade é uma constante que obriga gestores a lidarem com prazos apertados e tomadas de decisão urgentes. Com isso, o projeto acaba tomando rumos diferentes dos orquestrados no início. Tais mudanças acabam impactando o plano financeiro e nem sempre podem ser colocados no custo da construtora contratada. Quando se é preciso direcionar o valor para o cliente, a gestão de pleitos se faz necessária para garantir uma explicação, com base em evidências, de que o desvio ocorrido não estava previsto no contrato e foi ocasionado por fatores externos à execução.

"Em linhas gerais, os pleitos são reivindicações que devem ter alguma base contratual com o intuito de se evitar perdas”, afirmou César Barboza, Senior Director da FTI Consulting, baseado no Rio de Janeiro, Brasil. “Contamos com profissionais com alto conhecimento em questões contratuais, regulatórias e técnicas capazes de ao mesmo tempo levar em consideração as obrigações entre as partes e assegurar o equilíbrio econômico-financeiro da obra".

Atualmente, é comum entre empresas de construção a formação de uma equipe especialmente destinada à elaboração de pleitos, principalmente, entre as que costumam realizar serviços para o governo. Existem companhias mais estruturadas que iniciam o projeto com uma equipe de Administração Contratual (ADC), agindo com objetivos bem específicos como ganhos, recuperação financeira e/ou defesa de penalidades contratuais.

"Pesquisas recentes demonstraram que a comunicação é uma das maiores preocupações em projetos", diz César Barboza. “Com uma administração contratual eficiente, muitos pleitos podem ser evitados e terem suas situações de origem identificadas e solucionadas sem desgastes excessivos entre contratado e contratante”.

Com o objetivo de discutir os paradigmas do setor de construção e a complexidade da gestão de pleitos, a FTI Consulting marcará presença na 2ª edição especial de 2015 do evento Gestão de Pleitos - Bases Jurídicas e Montagem de Pleitos Traduzidos em Melhores Práticas. O evento será realizado no dia 29 outubro no Hotel Slaviero, em São Paulo.

Para outros detalhes sobre o seminário Gestão de Pleitos - Bases Jurídicas e Montagem de Pleitos Traduzidos em Melhores Práticas entrar em contato com Mayara Franco pelo e-mail: Mayara.Franco@fticonsulting.com.

PUBLICIDADE

LÍDERES DE AUDIÊNCIA

Conteúdos que historicamente tiveram um grande número de visualizações. Confira abaixo alguns deles.

EDITORIAS DE MERCADO

Os conteúdos líderes de audiência que foram publicados em nossas revistas impressas ao longo da história da revista

CONGRESSO INFRA

Acesse o site de eventos e saiba mais sobre os próximos encontros da Revista Infra em todo o Brasil.

INFRA IMAGENS

Acesse o Infra Imagens - Nosso canal de imagens no Flickr com fotos dos nossos mais recentes eventos em todo o Brasil.
COPYRIGHT © 2003-2017 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044