A falta de esperança no Brasil
PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - quarta-feira, outubro 17, 2018
Consulte nossos conteúdos
A falta de esperança no Brasil
E suas últimas crises

Gustavo Nicolau é Doutor em Direito Civil*
 
Há aproximadamente quatro anos, conversei com um sábio Professor de Economia. Numa conversa profunda sobre a situação do Brasil, ele mostrou números, fundamentos econômicos e argumentos bastante razoáveis e concluiu com uma frase que até hoje ecoa em minha cabeça: “morar no exterior hoje é uma ótima ideia, daqui a cinco anos será necessário e daqui a dez, proibido”.

Nem o mais pessimista dos analistas, contudo, teria a capacidade de prever uma crise tão aguda quanto a que estamos vivendo atualmente. A chamada “tempestade perfeita” se concretizou quando ocorreu a soma de alguns fatores que – se isolados – já seriam suficientes para gerar um verdadeiro pesadelo social.

O primeiro desses fatores foi a completa falência de um sistema econômico obviamente fadado ao insucesso e que assim foi sentenciado desde o momento de seu lançamento. O obsessivo incentivo ao crédito para consumo não foi acompanhado nem do incentivo à melhoria de infraestrutura (terrivelmente obsoleta) nem da produção. A inflação e o endividamento eram resultados inevitáveis desse cenário. O segundo foi a absoluta carência de liderança e estadistas. Nós simplesmente não temos líderes a altura da crise que vivemos, para lidar com ela de forma austera, serena, razoável e – principalmente – coerente. Um estadista pensa mais nos benefícios a longo prazo do que na próxima eleição e na perpetuação do poder.

O terceiro foi a crise política que se instalou no país. Os seis PMDB’s (não é mais possível chamar isso de um partido só) digladiam entre si e também com os quatro PT’s (idem). A Fundação Perseu Abramo (braço acadêmico do PT) criticou duramente as medidas de austeridade fiscais propostos pela Presidente e pediu a volta do padrão econômico anterior, aquele mesmo que a Presidente Dilma disse - com surpreendente honestidade perante a Assembleia Geral da ONU - ter se esgotado. O quarto foi a escalada da violência no país. Qualquer manual de economia ou sociologia associa o desemprego com o aumento na violência urbana. Não se pode mais sair às ruas de cidades grandes ou pequenas de forma tranquila e feliz. Vinte homicídios numa noite em Osasco, nove homicídios noutra noite na sede de uma torcida organizada e nós vamos nos acostumando com o absurdo e com os números de uma guerra civil.

O quinto foi o aumento de impostos. Além de ressuscitar a CPMF, já houve aumento de diversas alíquotas e a redução de diversas isenções as quais não dependem do Congresso. Sufocados por ter de pagar por coisas que já paga com seu tributo (educação, saúde, segurança, estrutura), o cidadão brasileiro simplesmente não aguenta mais.
Nesse cenário todo, volta à minha mente a frase daquele professor e vemos a saída do país como uma solução viável e que pode trazer esperança e dignidade para nós e – principalmente – para nossos filhos. Como fazer isso de forma legal, planejada, estruturada e sustentável é o que discutiremos no evento “Doing Business with Central Florida”, organizado pela competente “CFBACC – Central Florida Brazilian American Chamber”. 

* Gustavo Nicolau é Mestre e Doutor em Direito pela USP. Palestrante do evento “Doing Business with Central Florida” explanará sobre “A estrutura legal familiar diante da dissolução que ocorre fora do Brasil”.

Sobre o evento:
O evento “Doing Business with Central Florida” tem como foco mostrar o potencial de negócios no ambiente corporativo da Flórida para os brasileiros, de real estate à área de saúde, entre outros. Realizado pelo governo do Estado, por meio da CFBACC (Câmara de Comércio Brasil Central Flórida), o evento reunirá 16 palestrantes que irão falar sobre oportunidades de investimentos na região e esmiuçar questões técnicas como remessas de valores, processos necessários e imigração. - http://www.cfbacc.com/missionbrazil/


PUBLICIDADE

LÍDERES DE AUDIÊNCIA

Conteúdos que historicamente tiveram um grande número de visualizações. Confira abaixo alguns deles.

EDITORIAS DE MERCADO

Os conteúdos líderes de audiência que foram publicados em nossas revistas impressas ao longo da história da revista

CONGRESSO INFRA

Acesse o site de eventos e saiba mais sobre os próximos encontros da Revista Infra em todo o Brasil.

INFRA IMAGENS

Acesse o Infra Imagens - Nosso canal de imagens no Flickr com fotos dos nossos mais recentes eventos em todo o Brasil.
COPYRIGHT © 2003-2018 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044