Estudo sobre instalações elétricas em construção autogerida
PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - sexta-feira, abril 28, 2017
Consulte nossos conteúdos
Estudo sobre instalações elétricas em construção autogerida
Estimula Procobre na criação do Programa Eletricista Consciente

Em 2014, 1122 pessoas sofreram acidentes elétricos no Brasil, das quais 627 perderam a vida. Entre as vítimas fatais, 109 eram profissionais do setor da construção, incluindo eletricistas. Estes números alarmantes constam no último levantamento da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel). Segundo o diretor executivo da associação, Edson Martinho, um das causas do número elevado de acidentes é a falta de mão de obra capacitada na área, o que, consequentemente, gera instalações elétricas que não seguem normas básicas de segurança.

Abaixo segue gráfico por regiões:

O Instituto Brasileiro do Cobre (Procobre) encomendou estudo que entre outras informações, apresenta dados sobre a participação de engenheiros elétricos em construções. A situação mais critica é a das construções autogeridas. “O estudo nos revelou que 90% não contam com participação de mão de obra capacitada para serviços elétricos, e que 75% não dispõem de projetos elétricos, uma prova de que ainda existe muita informalidade no setor,” conta o diretor executivo do Procobre, Antonio Maschietto Jr. “Essa situação aumenta os riscos na instalação elétrica, apresentando problemas que vão da divisão inadequada dos circuitos, até a falta de dispositivos de proteção. É preocupante, principalmente porque a autoconstrução representa a maior parte das construções residenciais no país,” completa.

Eletricista consciente = casa segura

O Procobre conta com dois importantes programas voltados para profissionais eletricistas e também para o consumidor final.

O primeiro criado foi batizado de Programa Casa Segura – www.programacasasegura.org. Este tem foco no consumidor final. Trata-se de um projeto de conscientização e orientação sobre os riscos de acidentes causados por instalações elétricas inadequadas e o impacto destas instalações no consumo excessivo de energia, na desvalorização das edificações e na segurança dos imóveis.

Em meados de 2005, o Programa Casa Segura inspecionou edifícios residenciais da cidade de São Paulo com mais de 20 anos. Os resultados chocaram. Abaixo seguem algumas das informações que constam no relatório:

• 98% dos imóveis não tinham condutor de proteção;

• 98% não tinham o dispositivo de proteção residual – DR (aquele que desliga todo circuito elétrico ao detectar fuga de corrente nas instalações);

• 100% não contavam com dispositivo contra sobretensão;

Cuidados básicos que são ignorados por boa parte do mercado informal:

• Respeito as normas da ABNT, NBR 5410 Instalações Elétricas de Baixa Tensão;

• Instalação do DR – dispositivo de proteção a corrente diferencial-residual) em áreas como lavanderias, cozinhas e banheiros;

• O não uso de gambiarras;

• Aterramento nos circuitos elétricos.

O segundo programa é lançado este mês - outubro de 2015, quando é comemorado o dia do eletricista (17) - é o Programa Eletricista Consciente, uma iniciativa do Procobre, da Abracopel e da revista Potência. Trata-se de uma série de ações que têm como objetivo principal levar conteúdo e informação de qualidade aos eletricistas, além de incentivá-lo a procurar cursos de capacitação e reciclagem.

Pelo site do programa, o eletricista tem acesso gratuito a:

• Conteúdos como vídeos técnicos, seminários de aperfeiçoamento, dicas, artigos técnicos, sugestões e informações recentes sobre normas e novidades do setor;

• Incentivos para o contínuo crescimento do participante e aperfeiçoamento profissional;

• Rede de compartilhamento de experiências na qual participando das atividades do programa, o usuário acumula pontos que poderão ser trocados por diversos prêmios.

Certificados de cursos, por exemplo, valem pontos. “Com mais acesso às informações, o eletricista terá a oportunidade de se tornar um profissional mais completo, um benefício para a carreira dele e também para o seu cliente. Acidentes poderão ser reduzidos e vidas poderão ser salvas,” finaliza Maschietto.

O programa já está disponível. Basta acessar o endereço www.eletricistaconsciente.com.br para ter acesso aos benefícios.

PUBLICIDADE

LÍDERES DE AUDIÊNCIA

Conteúdos que historicamente tiveram um grande número de visualizações. Confira abaixo alguns deles.

EDITORIAS DE MERCADO

Os conteúdos líderes de audiência que foram publicados em nossas revistas impressas ao longo da história da revista

CONGRESSO INFRA

Acesse o site de eventos e saiba mais sobre os próximos encontros da Revista Infra em todo o Brasil.

INFRA IMAGENS

Acesse o Infra Imagens - Nosso canal de imagens no Flickr com fotos dos nossos mais recentes eventos em todo o Brasil.
COPYRIGHT © 2003-2017 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044