1º conjunto nacional de indicadores do mercado imobiliário
PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - terça-feira, agosto 21, 2018
Consulte nossos conteúdos
1º conjunto nacional de indicadores do mercado imobiliário
Dados são obtidos com empresas associadas à ABRAINC que atuam em todo o Brasil

A Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) lançam nesta quarta-feira os Indicadores ABRAINC-Fipe para medir e analisar a evolução do mercado imobiliário com visão nacional. O estudo, que vem sendo construído pela Fipe desde janeiro de 2014, é o primeiro conjunto de indicadores obtidos nacionalmente com empresas associadas à ABRAINC que atuam em todo o país.

Para a composição dos Indicadores são consideradas informações sobre lançamentos, vendas, entregas, oferta final e inadimplência do mercado primário de imóveis residenciais e comerciais. Os números são referentes ao último trimestre consolidado (abril/junho) e serão divulgados mensalmente.

“Lançamos hoje os Indicadores ABRAINC-Fipe com o objetivo de suprir uma necessidade do setor por números consolidados de empresas com abrangência nacional. Após construir uma metodologia sólida em parceria com a Fipe e reunir uma série histórica, podemos apresentar um material robusto que estará mensalmente à disposição do mercado”, afirmou Renato Ventura, vice-presidente executivo da ABRAINC.

Os dados que compõem os Indicadores são fornecidos à Fipe mensalmente pelas empresas associadas à Abrainc. Após compilar os dados, é feita cuidadosa verificação para garantir a consistência das informações e, se for o caso, as empresas são contatadas para eventuais ajustes ou validação. Em seguida, com os dados validados, os Indicadores Abrainc-Fipe são calculados e, posteriormente, disponibilizados.

"Compradores, vendedores e construtores mais bem informados fazem com que o mercado imobiliário funcione melhor porque todos têm mais condições para tomar suas decisões. E isso é uma contribuição enorme para a economia brasileira", disse Eduardo Zylberstajn, economista da Fipe.

De acordo com o estudo, o volume de vendas no acumulado do segundo trimestre de 2015 (25.692 unidades) é 76% maior que o volume de unidades lançadas (14.601).  As unidades vendidas no 2º trimestre apresentaram queda de 17% com relação ao observado no mesmo período de 2014.

O estudo mostra também que foram entregues 31,6 mil unidades entre abril e junho deste ano, aumento de 5% com relação ao observado no mesmo período do ano passado. A oferta final de imóveis atingiu 99 mil unidades em junho de 2015, contra 101,9 mil em junho de 2014. Considerando a Venda Sobre Oferta (VSO) trimestral atual, esse volume se esgotaria em 13,2 meses.

O estudo mostra ainda que, no segundo trimestre de 2015, os lançamentos foram de 14,6 mil unidades, o que representa queda de 16% na comparação com o mesmo período do ano anterior, mas um crescimento de 20% em comparação com o período de três meses encerrado em maio de 2015. No balanço do primeiro semestre de 2015, em comparação com a primeira metade de 2014, observou-se queda de 20% nas unidades lançadas e de 14% nas vendas e do período.

Por fim, a Fipe e a Abrainc também medem a taxa de inadimplência potencial nos empreendimentos, que aumentou em 1,2 ponto percentual na comparação com o trimestre encerrado em junho de 2014, e se manteve estável no trimestre encerrado em junho de 2015, se comparado ao trimestre encerrado em maio.

Clique aqui para conferir a pesquisa completa.


PUBLICIDADE

LÍDERES DE AUDIÊNCIA

Conteúdos que historicamente tiveram um grande número de visualizações. Confira abaixo alguns deles.

EDITORIAS DE MERCADO

Os conteúdos líderes de audiência que foram publicados em nossas revistas impressas ao longo da história da revista

CONGRESSO INFRA

Acesse o site de eventos e saiba mais sobre os próximos encontros da Revista Infra em todo o Brasil.

INFRA IMAGENS

Acesse o Infra Imagens - Nosso canal de imagens no Flickr com fotos dos nossos mais recentes eventos em todo o Brasil.
COPYRIGHT © 2003-2018 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044