Edição 2015 do “Ranking Ibevar
PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - sábado, novembro 17, 2018
Consulte nossos conteúdos
Edição 2015 do “Ranking Ibevar"
Ranking das 120 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro apresenta as maiores empresas do setor

A edição 2015 do “Ranking IBEVAR – 120 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro” está com novidades este ano. Além da identificação das maiores empresas por faturamento, o estudo inclui duas novas dimensões: o Ranking de Eficiência Produtiva e o Ranking Imagético.

As 120 empresas relacionadas pesam 30% no total do consumo de bens no Brasil. Tais organizações foram classificadas também segundo a forma de operação: 53% atuam em mais de um canal (lojas físicas, virtuais, etc); 46% em multiformato (diferentes formatos e tamanhos de lojas) e 43% multibandeiras (redes distintas). As cinco maiores empresas do Varejo brasileiro, pela ordem, foram as seguintes:

1 – Grupo Pão de Açúcar

2 – Grupo Carrefour

3 – Grupo Wal Mart

4 – Lojas Americanas

5 – Magazine Luiza

Comparando o grupo das cinco maiores com o total das 120, observa-se um aumento de um ponto percentual da concentração. Em 2013, as cinco maiores eram responsáveis por 40% do faturamento total das 120. Já em 2014, esse percentual subiu para 41%.

Uma das novidades deste ano, o Ranking de Eficiência Produtiva, considera, exclusivamente, fatores como a produção, o número de empregados e o número de lojas (dados disponíveis para todas as empresas). Com base em um método matemático, pôde-se apurar as empresas mais eficientes para cada segmento do varejo.

Foram elas (todas com o mesmo grau de eficiência máxima relativamente ao conjunto):

Supermercados – Grupo Pão de Açúcar / Grupo Carrefour / Makro / Formosa Supermercado / Atakarejo

Eletroeletrônicos e Móveis – Lojas Americanas / Fast Shop / Fujioka / Tok&Stok / Lojas Koerich

Drogaria e Perfumarias – O Boticário / Raia Drogasil / Drogarias DPSP / Dimed / Drogaria Catarinense

Moda e Esporte – Casas Pernambucanas / C&A / Renner / Grupo Guararapes / Havan /  Arezzo / Lojas Avenida

Já o Ranking Imagético foi elaborado a partir de um processo de levantamento nas redes digitais (Big Data e Data Mining), com aplicação de processos estatísticos de amostragem, com base em opiniões dos consumidores sobre trinta das maiores varejistas brasileiras. As manifestações foram examinadas por meio do Método Linguístico Apropriado (Natural Language Processing). As cinco mais bem posicionadas, pela ordem, foram:

 1 – Magazine Luiza

2 – Leo Madeiras

3 – O Boticário

4 – C&C

5 – Telha Norte

Confira o resultado completo do ranking clicando aqui:

- Maiores empresas por faturamento;

- Estudo com as dimensões do Ranking de Eficiência Produtiva e o Ranking Imagético.

 


PUBLICIDADE

LÍDERES DE AUDIÊNCIA

Conteúdos que historicamente tiveram um grande número de visualizações. Confira abaixo alguns deles.

EDITORIAS DE MERCADO

Os conteúdos líderes de audiência que foram publicados em nossas revistas impressas ao longo da história da revista

CONGRESSO INFRA

Acesse o site de eventos e saiba mais sobre os próximos encontros da Revista Infra em todo o Brasil.

INFRA IMAGENS

Acesse o Infra Imagens - Nosso canal de imagens no Flickr com fotos dos nossos mais recentes eventos em todo o Brasil.
COPYRIGHT © 2003-2018 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044