ONU e RICS lançam guia mundial de práticas socioambientais
PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - domingo, outubro 22, 2017
Consulte nossos conteúdos
ONU e RICS lançam guia mundial de práticas socioambientais
Documento visa a promoção de negócios imobiliários responsáveis e sustentáveis

O Pacto Global das Nações Unidas e a RICS (Royal Institution of Chartered Surveyors) lançaram mundialmente, em 24/6, o documento "Promovendo Negócios Responsáveis no Uso e Investimentos em Terras/Terrenos, Construção e Imóveis". O objetivo é que as empresas do setor de desenvolvimento urbano, imobiliário e construção civil, e suas contratadas, assumam um papel de liderança nos esforços globais para a adoção de práticas empresariais responsáveis e sustentáveis.

O guia examina o impacto do setor nos quatro eixos do Pacto Global da ONU: Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Combate à Corrupção. O Secovi-SP realizou, em abril, um workshop com empresários do mercado imobiliário, acadêmicos e representantes de instituições e entidades de classe do qual foram extraídas contribuições do setor imobiliário brasileiro para o guia.

O documento identifica, ainda, alguns dos problemas mais urgentes enfrentados pelo setor, divididos em três fases principais do ciclo de vida imobiliário - Desenvolvimento, Utilização e Recuperação - e propõe as ações necessárias para a adoção de modelos empresariais responsáveis, acompanhadas por estudos de caso de boas práticas existentes no mundo.

O setor de desenvolvimento urbano, imobiliário e construção representa até 70% da riqueza mundial, contribuindo anualmente com cerca de um décimo do PIB global e respondendo por 7% do total de empregos. O setor também gera impactos significativos no desenvolvimento urbano, na utilização de recursos e geração de resíduos.

O documento aborda questões relacionadas a direitos humanos e trabalhistas durante o desenvolvimento e construção de empreendimentos. Por exemplo, o ambiente construído é responsável aproximadamente por 40% do uso global de energia e um terço do total das emissões de gases de efeito de estufa. Embora várias empresas do setor adotem estratégias e políticas de sustentabilidade corporativa, o desafio para muitas delas é traduzir essas políticas em ações exequíveis e que possam ser replicadas para além de fronteiras organizacionais e geográficas.

"O setor imobiliário tem a grande oportunidade de se tornar uma força motriz para criar um sistema financeiro, econômico, social e ambiental mais sustentável, por meio da colaboração mútua e da ação coletiva", afirmou Georg Kell, diretor executivo do Pacto Global da ONU.

"A ação responsável deve se tornar algo corriqueiro nos mercados imobiliários globais, gerando prosperidade, inovação, investimentos e, também, ajudando a formar mercados vibrantes e transparentes, economias prósperas, inclusão social e um planeta mais verde e saudável", disse Sean Tompkins, CEO da RICS, durante o lançamento do documento, que serve de guia para orientar vários tipos de organizações na tomada de decisão em todo o ciclo de vida imobiliário: do comissionamento, planejamento, projeto e construção à operação, restauração e descarte de resíduos.

O guia é resultado de colaboração de dois anos entre o Pacto Global da ONU e RICS, entidade de classe global que atua no ramo imobiliário com mais de 100 mil membros em 146 países, e fruto de intenso diálogo e consulta com diversas partes interessadas, incluindo empresas privadas, Nações Unidas, organizações do setor público e da sociedade civil. Esta é uma das primeiras iniciativas do Pacto Global para a promoção de negócios responsáveis com foco exclusivo em um setor econômico.

"O setor de desenvolvimento urbano, imobiliário e construção tem um enorme impacto sobre as economias globais, o meio ambiente e o cotidiano das pessoas. Com esse documento, queremos mostrar às empresas como operar de forma responsável e sustentável, gerando significativo valor social, ambiental e relacionado à reputação, bem como sucesso financeiro de longo prazo", completou Sean Tompkins.

As contribuições para a elaboração do documento também vieram do Centro Imobiliário do Instituto de Tecnologia de Karlsruhe (KIT), de representantes do Grupo de Coordenação das organizações participantes do Pacto Global e da sociedade civil em geral, incluindo o Secovi-SP e a Fiabci-Brasil.

O documento foi elaborado a partir de oficinas presenciais e consultas online com um grupo dedicado de membros da RICS e de inúmeras outras partes interessadas em todo o mundo. "Esta publicação é o resultado de trabalho intenso dos representantes das organizações internacionais envolvidas, que incorporaram tanto aspectos globalmente adotados, como as especificidades regionais, originadas de diversos workshops realizados pelo mundo, um destes organizado pelo Secovi-SP, que contribuiu com dezenas de sugestões formuladas pelas entidades setoriais brasileiras presentes", disse Hamilton de França Leite Junior, diretor de Sustentabilidade do Sindicato. "A publicação marca o início da fase mais complexa e importante do projeto, que é a implementação, nas empresas do setor, dos princípios de responsabilidade socioambiental nela contidos", ressaltou.

O documento em inglês já está disponível para download gratuito no site do Pacto Global. O Secovi-SP iniciará estudos no sentido de traduzir o documento para o português. Para outras informações sobre este trabalho, acesse www.unglobalcompact.org ou www.rics.org/responsiblebusiness.

PUBLICIDADE

LÍDERES DE AUDIÊNCIA

Conteúdos que historicamente tiveram um grande número de visualizações. Confira abaixo alguns deles.

EDITORIAS DE MERCADO

Os conteúdos líderes de audiência que foram publicados em nossas revistas impressas ao longo da história da revista

CONGRESSO INFRA

Acesse o site de eventos e saiba mais sobre os próximos encontros da Revista Infra em todo o Brasil.

INFRA IMAGENS

Acesse o Infra Imagens - Nosso canal de imagens no Flickr com fotos dos nossos mais recentes eventos em todo o Brasil.
COPYRIGHT © 2003-2017 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044