Recuperação das fachadas do Edifício Manhattan
PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - sexta-feira, abril 19, 2019
Consulte nossos conteúdos
Recuperação das fachadas do Edifício Manhattan
Projeto da Kiir trouxe modernidade e proporcionou mais de 40% de economia de eletricidade

Os ganhos em sustentabilidade e economia de energia estão entre as principais vantagens de investir em projetos de reforma de fachadas com a utilização do sistema retrofit. Partindo do conceito de “colocar o antigo em forma” (do latim, retro significa “movimentar-se para trás”, e fit, em inglês, quer dizer adaptação, ajuste), o método, além de preservar as construções já existentes e adequá-las às exigências atuais, também contribui para estender a sua vida útil.

Normalmente, quando o sistema é executado, são realizadas intervenções técnicas para melhorar o conforto térmico e reduzir os ruídos externos. O processo também é visto com bons olhos pelo lado da sustentabilidade, não só pela reciclagem e reutilização de materiais que ocorre durante as obras, mas também pelo uso de tecnologias sustentáveis e pela economia de energia proporcionada às edificações – que pode ultrapassar 40%.  

Esse foi o caso do Edifício Manhattan, localizado na Rua Tabapuã, no Itaim Bibi, em São Paulo. Quando decidiu reformar toda a parte externa das duas torres do condomínio, o síndico Guilherme Infante do Nascimento, a partir da consultoria da Kiir, maior empresa de retrofit de fachadas do país, escolheu a aplicação do sistema retrofit básico de fachada, com aplicação de película prata 3M internamente, nas janelas, e vinil externo na frente de laje/peitoral. 

De acordo com o síndico, depois do sistema retrofit o edifício passou a contar com um ótimo isolamento acústico e térmico. A questão da economia de energia, que foi determinante na escolha do método, contribuiu ainda mais para a alta satisfação do síndico em relação aos resultados da reforma.  “Além da recuperação da fachada, que trouxe modernidade ao visual dos prédios, o sistema retrofit teve consequências diretas nas contas de energia dos conjuntos do condomínio Manhattan. Comparando os dados de maio de 2011 em relação a 2012, o histórico de consumo de energia diminuiu 320 kWh - (45,07%) em um dos conjuntos, e mais de 195 kWh - (37,93%) em outro conjunto”, declarou Nascimento.

Para o síndico, o prédio não estava no padrão que os clientes mereciam: alta qualidade e modernidade. Por isso, ele resolveu procurar uma empresa que atendesse às expectativas dos condôminos. Foi através da indicação de um dos condôminos, que ele chegou até a Kiir. “A escolha foi acertada. Gostei muito do serviço e da qualidade do atendimento. Tive fácil acesso aos diretores, o que, para mim, é um diferencial”, frisa.


PUBLICIDADE

LÍDERES DE AUDIÊNCIA

Conteúdos que historicamente tiveram um grande número de visualizações. Confira abaixo alguns deles.

EDITORIAS DE MERCADO

Os conteúdos líderes de audiência que foram publicados em nossas revistas impressas ao longo da história da revista

CONGRESSO INFRA

Acesse o site de eventos e saiba mais sobre os próximos encontros da Revista Infra em todo o Brasil.

INFRA IMAGENS

Acesse o Infra Imagens - Nosso canal de imagens no Flickr com fotos dos nossos mais recentes eventos em todo o Brasil.
COPYRIGHT © 2003-2019 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044