aflalo
PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - segunda-feira, dezembro 10, 2018
Consulte nossos conteúdos
aflalo/gasperini lança o conjunto de uso misto FL4300
Conjunto de uso residencial e comercial tem segunda e terceira torres finalizadas

Em um terreno com mais de 13 mil m², a aflalo/gasperini apostou em um conjunto de uso misto (residencial e comercial) de condição urbanística única em São Paulo, o FL 4300, constituído por três torres implantadas em formato de ‘U’ no terreno.

O vazio gerado pelo conceito de implantação adotado permitiu a criação de um vazio urbano, que se transformou em uma praça densamente arborizada, a FL Square, garantindo um espaço singular de moradia, trabalho e convivência, e abriga uma grande área de uso público. A massa arbórea, de mais de 1.280 m², foi criada para dar continuidade à praça do empreendimento existente em frente ao terreno, formando num amplo espaço agradável, com paisagismo de Gil Fialho.

No intuito de criar um ambiente de quadra aberta, sem gradil, neste espaço foi pensada a integração de um restaurante aberto ao público, já em funcionamento, garantindo movimento e segurança dia e noite à região, trazendo uma vitalidade urbana ao bairro.

O terreno do conjunto é aberto para três vias, sendo a mais importante delas a Av. Faria Lima, na Vila Olímpia, em São Paulo. Nela, encontra-se a torre corporativa, o FL Corporate, edifício mais emblemático do conjunto, com uma linguagem angulada em sua forma, garantindo à praça e a todo o conjunto visibilidade e acesso para esta importante via. Esse DNA contagiou e se propagou por todo o complexo, criando um partido arquitetônico de volumes prismáticos e cartesianos cortados por diagonais.

O projeto prevê dois volumes corporativos: o primeiro a ficar pronto se encontra no edifício frontal, com lajes que variam entre 860m² a 1075m²; o central, com um volume mais baixo, é destinado a pequenos conjuntos comerciais de 58m² a 94m². Já a torre residencial está disposta paralelamente à corporativa, com apartamentos de 1 dormitório de 35m² a 64m², com diversos serviços.

EMPREENDIMENTOS DE USO MISTO, UM MOVIMENTO CRESCENTE NO BRASIL

Movimento crescente no espaço urbano, as construções de Uso Misto (que envolve o uso residencial e o não residencial em um mesmo empreendimento) estão em sintonia com uma tendência mundial. O Brasil, por sua vez, ainda guarda resquícios de um urbanismo pautado pela separação dos bairros e espaços em núcleos isolados. Ou seja, sob a lógica do ‘onde se mora, não se trabalha’. Ou então não há espaços de lazer ou serviços.

Somado a isso, Plano Diretor Estratégico da cidade de São Paulo, aprovado em 2014, traz uma nova Lei de Incentivo ao Uso Misto. Neste projeto de lei de revisão do PDE (PL 688/13) foram definidas estratégias para fomentar o uso misto no mesmo lote, especialmente a convivência do uso habitacional com outros usos, como serviços, comércio, institucional e serviços públicos, de modo a proporcionar a maximização e racionalidade da utilização dos serviços urbanos, especialmente o transporte público coletivo de passageiros. Tal proposta vai de encontro aos outros parâmetros urbanísticos propostos, como a fachada ativa e a fruição pública, que visam, na escala local, potencializar a vida urbana nos espaços e passeios públicos e, na escala urbana, equilibrar a oferta de habitação e emprego.

No portfólio da aflalo/gasperini, além do FL 4300, outros projetos já são de uso misto. Entre eles, o Rochaverá, no Morumbi, que conta com laboratórios, banco e outras facilidades; o Multiplan, uma torre corporativa com praça de alimentação elevada (no topo) com sete restaurantes, e a Torre Matarazzo, na Paulista, que traz o Shopping Cidade São Paulo, que será inaugurado em breve. Conta ainda com empreendimentos residenciais de uso misto, tal qual o Habitarte, no Brooklyn, que conta com um supermercado no térreo.

COMENTÁRIOS de usuários do site


WLADEMIR ARAUJO - Postou em 13/10/2017
SÃO PAULO - SP | wlademir.araujo@petha.com.br

Parabéns pelo empreendimento , sem duvida vai valorizar muito mais a Av. Brig. Faria Lima. Wlademir Araujo



PUBLICIDADE

LÍDERES DE AUDIÊNCIA

Conteúdos que historicamente tiveram um grande número de visualizações. Confira abaixo alguns deles.

EDITORIAS DE MERCADO

Os conteúdos líderes de audiência que foram publicados em nossas revistas impressas ao longo da história da revista

CONGRESSO INFRA

Acesse o site de eventos e saiba mais sobre os próximos encontros da Revista Infra em todo o Brasil.

INFRA IMAGENS

Acesse o Infra Imagens - Nosso canal de imagens no Flickr com fotos dos nossos mais recentes eventos em todo o Brasil.
COPYRIGHT © 2003-2018 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044