25anos de parceria entre designers de mobiliário corporativo
PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - quarta-feira, junho 20, 2018
Consulte nossos conteúdos
25anos de parceria entre designers de mobiliário corporativo
Criatividade e inovação marcam parceria entre Herman Miller e George Nelson

Sofá Marshmallow, cadeira Coconut Lounge e banco Platform: algumas das mais importantes criações de George Nelson para a Herman Miller

A criatividade é, desde a fundação da Herman Miller em 1923, uma de suas principais virtudes. Baseada nela, a empresa se tornou uma das maiores e mais importantes no mercado de mobiliário corporativo do mundo, reconhecida como a ‘marca do bom design’. E um homem teve grande participação nisso: George Nelson.

Arquiteto de formação, o americano mudou-se na década de 30 para Roma, na Itália. Uma vez na Europa, aproveitou para viajar e conhecer os principais arquitetos modernos do continente. A ideia era voltar para os Estados Unidos e publicar alguns artigos sobre as novidades. Dito e feito: virou editor da revista Architectural Forum e, a partir de seus textos, desenvolveu conceitos que mudariam a relação do homem com o ambiente. Em 1942, quando trabalhava em mais uma produção, George Nelson olhava para fotos aéreas de cidades destruídas quando criou a ideia de calçadões com lojas.

Em 1945, sua trajetória se juntou à da Herman Miller. George Nelson encantou D.J. De Pree, fundador da multinacional, com um artigo sobre mais uma de suas criações - Storagewall, o primeiro sistema de armazenamento modular e um precursor dos sistemas de móveis. A admiração resultou em um convite para o cargo de Diretor de Design e, a partir de então, em uma sequência de criações que se tornariam ícones do mobiliário.

Foram 25 anos de parceria em que a Herman Miller e a George Nelson & Associates conduziram o design à era moderna. De 1947 a 1972, Nelson dirigiu nomes como Ray e Charles Eames, Richard Schultz, Donald Knorr e Isamu Noguchi, num período que deu origem a peças históricas: Eames Lounge Chair & Ottoman, Noguchi Table e a Nelson Pedestal Stool.

Durante esse período, George Nelson & Associates também criou muitos marcos do design de produtos, showrooms, e exposições para uma variedade de empresas e organizações. Nelson fez isso como poucos são capazes, e com a ajuda de ideias criativas ajudou a definir o design moderno e humano.

Entre seus marcos estão o sofá Marshmallow, a cadeira Coconut Lounge e banco Platform, criados entre as décadas de 40 e 50. Seja pela simplicidade do Platform, pela excentricidade do Marshmallow ou pela ousadia da Coconut, as peças representam o olhar moderno de George Nelson. O designer tem peças em coleções permantes do Museum of Modern Art (MoMA), Brooklyn Museum of Art e Philadelphia Museum of Art.


PUBLICIDADE

LÍDERES DE AUDIÊNCIA

Conteúdos que historicamente tiveram um grande número de visualizações. Confira abaixo alguns deles.

EDITORIAS DE MERCADO

Os conteúdos líderes de audiência que foram publicados em nossas revistas impressas ao longo da história da revista

CONGRESSO INFRA

Acesse o site de eventos e saiba mais sobre os próximos encontros da Revista Infra em todo o Brasil.

INFRA IMAGENS

Acesse o Infra Imagens - Nosso canal de imagens no Flickr com fotos dos nossos mais recentes eventos em todo o Brasil.
COPYRIGHT © 2003-2018 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044