Parcerias de longo prazo
PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - segunda-feira, novembro 19, 2018
Consulte nossos conteúdos
Parcerias de longo prazo
Em gestão de facilities

*Philippe Enaud é presidente da Vivante

As parcerias de negócios são importantes em todos os setores da economia. A relação de qualidade entre cliente e fornecedor, que compartilham objetivos e  metas, trazem benefícios não apenas a quem contrata, mas também ao contratante. Além de benefícios tangíveis, como engajamento das equipes e visualização do todo da operação, trazem ainda vantagens intangíveis, como o aumento da responsabilidade pelo trabalho e o desafio de manter elevado o padrão de qualidade dos serviços prestados.

Da mesma forma acontece no setor de gestão de facilities e serviços de de infraestrutura. Assumir, com transferência de riscos e responsabilidades, toda a operação de infraestrutura do cliente, liberando-o para que foque exclusivamente em seu core business, é uma tarefa, que por si só, demanda comprometimento e foco. Quando este trabalho ainda tem por objetivo padronizar os serviços, de forma a criar uma identidade às operações, e ainda gerar conforto e satisfação ao cliente deste cliente, esta responsabilidade é ampliada. Neste caso, as parcerias de longo prazo são mais do que importantes, são essenciais.

Um dos maiores benefícios da parceria de longo prazo, para o cliente, é o comprometimento das equipes de facilities management. Equipes e colaboradores recebem maior qualificação, especializando-se ainda mais na área técnica e no negócio do cliente. Isso acontece quando o fornecedor está confiante com relação à parceria que mantém e sabe que não será substituído no curto prazo. Da mesma forma, a equipe realiza de forma mais substancial o período de integração à unidade, atingindo mais rapidamente o pleno rendimento.

Mesmo com estas vantagens, é comum no mercado de facilities parcerias de curtíssimo prazo, com contratos de dois ou três anos, por exemplo. Porém,  tendo em vista a especificidade do trabalho e a necessidade de tempo para alinhamento de valores e objetivos de equipe, desenvolver um trabalho de qualidade com prazos tão pequenos é bastante desafiador, para não dizer traumático. Éfundamental que fornecedor de facilities investa constantemente em treinamento e em infraestrutura, o que significa que a previsibilidade de receitas é fundamental.

Uma substituição de fornecedor, a princípio uma questão comum entre as empresas que requerem o serviço, pode colocar a perder um bom trabalho em andamento e recomeçá-lo do zero. Desta forma, quem mais perde é o próprio contratante, que dá um passo atrás na operação e manutenção de suas unidades. A cada novo fornecedor, todo o trabalho de análise de infraestrutura, planejamento de rotinas, treinamento de equipes dedicadas e detalhamento de execuções, com base em normas de segurança, precisa ser refeito, ocasionando perda de tempo e, por que não, de investimentos.

Assim, é importante que a empresa tenha como foco a avaliação criteriosa do fornecedor antes de assinatura de contrato. É importante ressaltar que o tempo investido em visitas e vistorias às instalações, antes do início da parceria, é bastante importante. Não só o fornecedor deve visitar o cliente, a fim de compor sua proposta, mas também o cliente deve se preocupar em visitar unidades já atendidas por este possível parceiro, visualizar relatórios operacionais e avaliar a organização de back office técnico e administrativo, na busca por validar sua escolha.

Outro ponto importante é que, após o início da parceria e a partir dos primeiros resultados, a empresa considere estender a operação contratada a todas as unidades que possui. Este tipo de relacionamento com o fornecedor, contemplando o conjunto de sites do cliente, traz homogeneidade às operações, com a efetiva criação de uma identidade das instalações, além de uniformização da cultura empresarial, que facilita a criação de benchmarks e a otimização do trabalho. Ainda, pode permitir a redução de custos totais com infraestrutura.

É preciso lembrar que todo o tempo investido em planejamento e organização aumenta a eficiência e a produtividade do trabalho, ainda mais no período que antecede um contrato que, idealmente, deveria prever ao menos 10 ou 15 anos. É importante definir, antecipadamente, os aspectos financeiros, técnicos e humanos necessários à operação. Assim, será mais fácil avaliar e selecionar um parceiro que possa entregar o que foi planejado.


PUBLICIDADE

LÍDERES DE AUDIÊNCIA

Conteúdos que historicamente tiveram um grande número de visualizações. Confira abaixo alguns deles.

EDITORIAS DE MERCADO

Os conteúdos líderes de audiência que foram publicados em nossas revistas impressas ao longo da história da revista

CONGRESSO INFRA

Acesse o site de eventos e saiba mais sobre os próximos encontros da Revista Infra em todo o Brasil.

INFRA IMAGENS

Acesse o Infra Imagens - Nosso canal de imagens no Flickr com fotos dos nossos mais recentes eventos em todo o Brasil.
COPYRIGHT © 2003-2018 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044