*Philippe Enaud é presidente da Vivante
As parcerias de negócios são importantes em todos os setores da economia. A relação de qualidade entre cliente e fornecedor, que compartilham objetivos e metas, trazem benefícios não apenas a quem contrata, mas também ao contratante. Além de benefícios tangíveis, como engajamento das equipes e visualização do todo da operação, trazem ainda vantagens intangíveis, como o aumento da responsabilidade pelo trabalho e o desafio de manter elevado o padrão de qualidade dos serviços prestados.
Da mesma forma acontece no setor de gestão de facilities e serviços de de infraestrutura. Assumir, com transferência de riscos e responsabilidades, toda a operação de infraestrutura do cliente, liberando-o para que foque exclusivamente em seu core business, é uma tarefa, que por si só, demanda comprometimento e foco. Quando este trabalho ainda tem por objetivo padronizar os serviços, de forma a criar uma identidade às operações, e ainda gerar conforto e satisfação ao cliente deste cliente, esta responsabilidade é ampliada. Neste caso, as parcerias de longo prazo são mais do que importantes, são essenciais.
Um dos maiores benefícios da parceria de longo prazo, para o cliente, é o comprometimento das equipes de facilities management. Equipes e colaboradores recebem maior qualificação, especializando-se ainda mais na área técnica e no negócio do cliente. Isso acontece quando o fornecedor está confiante com relação à parceria que mantém e sabe que não será substituído no curto prazo. Da mesma forma, a equipe realiza de forma mais substancial o período de integração à unidade, atingindo mais rapidamente o pleno rendimento.
Mesmo com estas vantagens, é comum no mercado de facilities parcerias de curtíssimo prazo, com contratos de dois ou três anos, por exemplo. Porém, tendo em vista a especificidade do trabalho e a necessidade de tempo para alinhamento de valores e objetivos de equipe, desenvolver um trabalho de qualidade com prazos tão pequenos é bastante desafiador, para não dizer traumático. Éfundamental que fornecedor de facilities investa constantemente em treinamento e em infraestrutura, o que significa que a previsibilidade de receitas é fundamental.
Uma substituição de fornecedor, a princípio uma questão comum entre as empresas que requerem o serviço, pode colocar a perder um bom trabalho em andamento e recomeçá-lo do zero. Desta forma, quem mais perde é o próprio contratante, que dá um passo atrás na operação e manutenção de suas unidades. A cada novo fornecedor, todo o trabalho de análise de infraestrutura, planejamento de rotinas, treinamento de equipes dedicadas e detalhamento de execuções, com base em normas de segurança, precisa ser refeito, ocasionando perda de tempo e, por que não, de investimentos.
Assim, é importante que a empresa tenha como foco a avaliação criteriosa do fornecedor antes de assinatura de contrato. É importante ressaltar que o tempo investido em visitas e vistorias às instalações, antes do início da parceria, é bastante importante. Não só o fornecedor deve visitar o cliente, a fim de compor sua proposta, mas também o cliente deve se preocupar em visitar unidades já atendidas por este possível parceiro, visualizar relatórios operacionais e avaliar a organização de back office técnico e administrativo, na busca por validar sua escolha.
Outro ponto importante é que, após o início da parceria e a partir dos primeiros resultados, a empresa considere estender a operação contratada a todas as unidades que possui. Este tipo de relacionamento com o fornecedor, contemplando o conjunto de sites do cliente, traz homogeneidade às operações, com a efetiva criação de uma identidade das instalações, além de uniformização da cultura empresarial, que facilita a criação de benchmarks e a otimização do trabalho. Ainda, pode permitir a redução de custos totais com infraestrutura.
É preciso lembrar que todo o tempo investido em planejamento e organização aumenta a eficiência e a produtividade do trabalho, ainda mais no período que antecede um contrato que, idealmente, deveria prever ao menos 10 ou 15 anos. É importante definir, antecipadamente, os aspectos financeiros, técnicos e humanos necessários à operação. Assim, será mais fácil avaliar e selecionar um parceiro que possa entregar o que foi planejado.