Comportamento do consumidor em período de crise energética
PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - terça-feira, outubro 16, 2018
Consulte nossos conteúdos
Comportamento do consumidor em período de crise energética
Brasileiro aposta em lâmpadas de LED para a redução do consumo de energia

A economia de energia volta à pauta. A crise hídrica, o elevado custo da energia elétrica e o temor de um racionamento já vêm estimulando a mudança de comportamento do consumidor e tem acelerado o consumo de produtos LED. Segundo avaliação da Lâmpadas Golden, de agosto até o começo deste ano as vendas de LED quadruplicaram e a indústria aposta nesta tendência com a expectativa de obter crescimento ainda maior em 2015.

“O LED vem reduzindo o preço comparado às tecnologias conhecidas, e o aumento de venda se apresenta como tendência, ao contrário do que a indústria imaginava”, afirma o presidente da Lâmpadas Golden, Álvaro Diniz. O crescimento de venda da lâmpada eletrônica também foi realidade em 2014.

Esta migração de tecnologia em iluminação vem ocorrendo desde julho de 2013, quando teve início a retirada das incandescentes de baixa performance  do mercado nacional. Este processo, que será concluído em 2017, foi o primeiro a influenciar na mudança de comportamento do consumidor.

Na opinião de Diniz, este acontecimento teve um duplo efeito. Enquanto uma parcela da população tem mudado para a fluorescente compacta, conhecida como lâmpada econômica por sua durabilidade 8 vezes maior e com menor consumo de energia frente à incandescente; outra parcela tem encontrado no LED uma alternativa mais eficiente em termos de iluminação. “As camadas de baixa renda, forçadas a fazer a migração de tecnologia com a retirada das incandescentes do mercado, buscam a alternativa mais barata disponível, no caso a lâmpada fria (fluorescente). Já outra parcela tem migrado diretamente para o LED, porque está interessada em novidades tecnológicas”, afirma o executivo.

Com aumento da tarifa de energia, em torno de 40%, e a necessidade de reduzir seu impacto no bolso, o fluxo de pessoas buscando mais informações sobre o LED tem aumentado. “O brasileiro começa a romper a barreira do impacto do preço do LED e busca entender as vantagens deste investimento. E as contas não deixam dúvida que apesar de custar mais o benefício em economia de energia é compensador”, avalia Diniz.  

A lâmpada LED consome um décimo da energia de uma incandescente e dura cerca de 33 vezes mais. Um LED de 10W A60 substitui uma incandescente de 60W, o que significa uma economia de 50W por ponto.  Como a média dos lares brasileiros de baixa renda possui 6 pontos, a economia ao final de um ano seria em torno R$ 337,32. 

 


PUBLICIDADE

LÍDERES DE AUDIÊNCIA

Conteúdos que historicamente tiveram um grande número de visualizações. Confira abaixo alguns deles.

EDITORIAS DE MERCADO

Os conteúdos líderes de audiência que foram publicados em nossas revistas impressas ao longo da história da revista

CONGRESSO INFRA

Acesse o site de eventos e saiba mais sobre os próximos encontros da Revista Infra em todo o Brasil.

INFRA IMAGENS

Acesse o Infra Imagens - Nosso canal de imagens no Flickr com fotos dos nossos mais recentes eventos em todo o Brasil.
COPYRIGHT © 2003-2018 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044