Tishman Speyer e Caparaó firmam parceria
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Portal Revista Infra - segunda-feira, dezembro 18, 2017
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Tishman Speyer e Caparaó firmam parceria
Para novo projeto imobiliário em Belo Horizonte

A Tishman Speyer, operadora, desenvolvedora e gestora de fundos de imóveis de alto padrão no mundo, e a Construtora Caparaó, empresa tradicional do setor imobiliário de Minas Gerais e com atuação em várias cidades, firmaram parceria para o desenvolvimento de um empreendimento corporativo de alto padrão na cidade de Belo Horizonte.

Denominado Concórdia Corporate, o projeto marca a entrada da Tishman Speyer no mercado da capital mineira, após um histórico de quase 20 anos no Brasil e atuação nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

O Concórdia Corporate receberá investimentos da ordem de R$ 350 milhões e será construído em um terreno de 7,6 mil metros quadrados, na Alameda da Serra - 132, no bairro Vale do Sereno. Com esta localização, o edifício será erguido em um dos vetores de maior visibilidade e crescimento da grande Belo Horizonte, permitindo fácil acesso aos principais bairros da capital, a rodovias federais e estaduais e aos aeroportos Internacional Tancredo Neves (Confins) e Carlos Drummond de Andrade (Pampulha).

“Analisamos o mercado de Belo Horizonte há muitos anos. Temos certeza de que a oportunidade criada com este projeto e a parceria com a Caparaó tornarão o Concórdia um grande marco na cidade, trazendo ao mercado mineiro uma nova referência, a exemplo do que já fizemos em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília”, afirma Daniel Cherman, presidente da Tishman Speyer.

Para a Vice-presidente da Caparaó – Maria Cristina Valle, “o Concórdia Corporate é um empreendimento à altura dos melhores do mundo. Ele é o resultado de uma parceria que enche a Caparaó de orgulho, pelos valores e princípios que compartilhamos com a Tishman Speyer, e vem para reafirmar o nosso compromisso com a paisagem urbana”.

O projeto

O Concórdia Corporate será a torre mais alta da região de Nova Lima e contará com um total de 59.217,53 metros quadrados de área construída. O empreendimento será composto por 30 pavimentos tipo, divididos em duas zonas: 1.) Zona Baixa, do 2.º ao 14.º andar, com lajes de 840 metros quadrados, de área locável, em média; e 2.) Zona Alta, do 15.º ao 31.º pavimento, com lajes de 890 metros quadrados, de área locável, em média. Todo o edifício é dotado com o que há de mais moderno em termos de tecnologia construtiva e de instalações, além de todos os requisitos que o caracterizam como um empreendimento sustentável.

Um dos diferenciais do empreendimento será a integração entre suas diversas áreas localizadas no térreo. Para isso, o projeto paisagístico, desenvolvido pelo escritório Burle Marx, será constituído por um belo jardim na majestosa entrada da torre, integrando o seu imponente lobby de pé-direito triplo com as lojas e os diversos acessos. Será também, parte integrante do empreendimento, a sede da mais nova unidade do Restaurante Chalezinho, um dos mais tradicionais de Belo Horizonte.

A fachada totalmente em pele de vidro sobre estrutura mista, de concreto e aço, favorece a luminosidade natural dos pavimentos e permite uma vista panorâmica de 360º para o entorno. Visando total flexibilidade, os pavimentos foram projetados com as respectivas áreas técnicas e banheiros junto ao core – núcleo central do empreendimento - o que possibilita ao locatário maior liberdade na escolha do layout da sua empresa.

Do total de 15 elevadores, o empreendimento contará com 10 elevadores sociais, 01 elevador de serviço e 01 elevador privativo que atenderão à torre. Todos eles serão comandados por um sistema de gerenciamento de chamada antecipada, o qual reduz o consumo de energia e aumenta o desempenho dos equipamentos em até 30%. Os elevadores sociais estarão divididos conforme cálculo de tráfego, dos quais 06 servirão à Zona Alta e 04 servirão à Zona Baixa. Existem ainda, 03 elevadores exclusivos para acesso aos subsolos e estacionamento. 

O subsolo terá cinco níveis de garagem com um total de 783 vagas para estacionamento – e um sexto pavimento destinado exclusivamente para depósito das unidades. Também foi prevista uma área de docas e expedição isoladas, destinadas exclusivamente para carga e descarga de materiais e outras funcionalidades, com entrada independente pela Rua das Acácias.


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