O Padr��o QWERTY
PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - domingo, novembro 19, 2017
Consulte nossos conteúdos
O Padrão QWERTY
E o Facilities no Brasil

Com o intuito de organizar as teclas aproximando os pares de letras mais usados na língua inglesa, Christopher Scholes, criou o teclado QWERTY, como padrão para as máquinas de escrever, em 1868.

Na década de 1970, a metodologia de imprimir através de teclas, que quando premidas e impactadas por um elemento metálico, estampavam os caracteres no papel, após 100 anos, ainda era o padrão utilizado nos escritórios.

Nos anos 80, os computadores introduziram uma mudança radical na forma como o conhecimento era processado e através da contribuição da tecnologia moderna, ao longo dos tempos, podemos contar com o aprimoramento destes equipamentos até atingirmos a cultura do trabalho móvel da atualidade.

De acordo com um estudo realizado pelo Centre for Economic and Business Research (Centro de Pesquisa Econômica e de Negócios), esta evolução proporcionou a cada profissional, produzir quase cinco vezes mais do que nos anos 1970.

Desktops, notebooks, smartphones e tablets, após 150 anos, ainda utilizam o padrão da aproximação dos pares de letras instituída por Scholes, o teclado QWERT.

Da mesma forma que esta combinação se perpetuou ao longo dos séculos, a gestão de facilidades deve ser considerada como o QWERTY de uma organização, que se utiliza da expansão tecnológica, aprimora-se em metodologias e processos, solidificando-se  na mesma ideologia: aproximar os pares.

A conexão entre a otimização de esforços e a integração de pessoas de múltiplas disciplinas, objetivando a funcionalidade do ambiente construído, com o perdão do neologismo, “qwertiza” o ato de auxiliar e tornar mais fácil alguma ação.

No entanto, apesar da proliferação da gestão de facilidades e da disseminação da sua necessidade, as corporações brasileiras que atuam como prestadores de serviços de Facilities, ainda persistem em se manterem segmentadas.

A departamentalização das estruturas organizacionais e a consequente verticalização voltada à necessidade de se manter o controle sobre os negócios decorrem na segregação entre as atividades operacionais, administrativas e financeiras, resultando na descontinuidade dos processos e perda da eficácia.

A comparação entre o padrão QWERTY e o segmento de Facilities, tem por objetivo orientar os profissionais, e, principalmente as empresas, que tem crescido nos últimos anos em decorrência da proliferação do setor nas instituições, de que uma Gestão de Facilidades eficaz, além da obrigatoriedade de acompanhar a evolução tecnológica e de buscar melhorias contínuas em suas metodologias e rotinas, para se manterem e acenderem no mercado, necessitam, invariavelmente, que suas equipes e diferentes disciplinas, simultaneamente, compreendam todas as etapas de cada processo e que, sobretudo, tenham como meta uma interação constante.

Somente desta forma, ou seja, através da integração plena de todos os departamentos, conseguiremos atingir a magnitude do conceito de facilitadores, tornar a atividade mais fácil.

 

Mayb Ferreira
Diretora de Facilities da WGPS – Property Management

maybbbf@hotmail.com

COMENTÁRIOS de usuários do site


Daniel Emidio - Postou em 05/01/2015
Brasilia - DF | daniel_emidio@hotmail.com

Não achei uma boa comparação. Teclado QWERTY foi criado e desenvolvido para resolver problemas mecânicos de máquinas de escrever quando se digita em inglês. Veja o teclado BR nativo. Foi desenvolvido pensando nas pessoas que escrevem em Português do Brasil. Então comparar QWERTY com facilities no Brasil, significa: Ter um sistema que resolve problemas do passado de um pais diferente. BR Nativo tem muito comparações com facilities: 1 Desenvolvido para pessoas que escrevem em PT_BR, aumentando produtividade e diminui esforço e lesões. E compartilham as mesmas angustias: Não é amplamente difundido, não tem mercado comprador e sofrem resistência a mudanças. Mas grato por me fazer pensar no assunto! Um abraço.



PUBLICIDADE

LÍDERES DE AUDIÊNCIA

Conteúdos que historicamente tiveram um grande número de visualizações. Confira abaixo alguns deles.

EDITORIAS DE MERCADO

Os conteúdos líderes de audiência que foram publicados em nossas revistas impressas ao longo da história da revista

CONGRESSO INFRA

Acesse o site de eventos e saiba mais sobre os próximos encontros da Revista Infra em todo o Brasil.

INFRA IMAGENS

Acesse o Infra Imagens - Nosso canal de imagens no Flickr com fotos dos nossos mais recentes eventos em todo o Brasil.
COPYRIGHT © 2003-2017 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044